quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UM ABRAÇO




Um Abraço

Sentir o nosso coração ao mesmo tempo que o de alguém a quem damos um abraço faz-nos de tal maneira bem à saúde, traz-nos uma tal paz, que até existe uma forma de tratamento chamada Terapia do Abraço.
Um bom abraço ajuda-nos a sentir as muitas dimensões do amor: a facilidade para receber e dar, a sensibilidade para o sofrimento, a disponibilidade para a alegria de se divertir e a profundidade da ternura.
Abraçar alguém é como dizer-lhe: "Olha, aqui estou para o que quiseres, de coração aberto para ti". O que implica aceitar ser rejeitado. Mal interpretado. Correr esse risco.
No entanto, só se a atitude interior, o pano de fundo a partir do qual nos relacionamos com os outros, for de lhes estender os braços e de os tocar, poderemos descobrir o valor da partilha.
Não são só as pessoas solitárias, infelizes, inseguras, que precisam ser abraçadas. Abraçar bem dá-nos saúde. Mas não se trata de abraços sociais, de conveniência, em que duas pessoas se tocam apenas por fora – portanto não se tocam -, nem de abraços de dois amantes apaixonados que um ao outro se agarram.
São abraços que acontecem porque saem cá de dentro sem que os travemos. Como expressão de um amor incondicional que nos habita – e de que não temos medo, porque o olhamos como algo que verdadeiramente nos liberta.
A intimidade que um abraço sincero oferece é a da compreensão. Da atenção. Da solidariedade. Da amizade que existe para lá da exaltação dos sentidos, apenas por ter a consistência daquilo que brota do fundo de nós mesmos e que se mantém quer faça sol quer chova.
Abraços são uma espécie de foguetes capazes de fazer despertar moribundos ou fazer levantar da cama preguiçosos. Explosões de vida. Há quem goste de os dar para reafirmar um vínculo de amizade ou qualquer outro sentimento. E são uma das melhores festas gratuitas a que toda a gente tem acesso. São abraços do fundo do coração, frequentes entre duas pessoas que, por nada pedirem uma à outra, de cada vez que se encontram recebem sempre muito – e apenas por isso são levadas a celebrá-lo.
Quando um coração se abre para outro coração, há quase sempre uma qualquer maravilha que pode acontecer. Ou, quanto mais não seja, uma sensação de paz possível, neste mundo cheio de guerras em que vivemos.
Adaptado do texto "Venha daí um bom abraço!",
Mais e Melhor, Maria José Costa Félix

31 comentários:

  1. interessante porque dependemos das pessoas para sobreviver sem elas somos apenas uma pessoa no mundo sem fazer nenhum sentido o abraço nos mostra asinceridade de cada pessoa sempre precisamos de uma pessoa ou seja de um abraço
    amanda cristiny 8 ano "b"

    ResponderExcluir
  2. Este texto fala o quanto é bom ter um amigo ou uma namorada para abraçar faz as pessoas ficarem muito mais felises os namorados ficam mais apaixonados aluno:Douglas 8ano A

    ResponderExcluir
  3. O abraço é um jeito de você se expressar os sentimentos das pessoas demonstrarem o seu amor e sua tristeza e também se apaixonar e agradecer. aluno:Marcos Antonio 8ano A

    ResponderExcluir
  4. Gostei esse texto nos fala que um abraço e muito bom para a nossa vida.
    Pois quando alguém nos abraça parece que a tristeza vai embora.
    Adorei o texto.
    Aluna:Angélica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano B

    ResponderExcluir
  5. o abraço é tipo uma sinceridade de compaixão ao próximo e saber o quanto a vida é boa com sinceridade e copaixão!!!
    marciel abdias 9°ano A

    ResponderExcluir
  6. Um abraço,sinsero vale mais doque muitos abraços que algumas pessoas nos dao....A energia de um abraço sinsero e totalmente diferente de um abraço para mostrar para o amigo que o conheçe que tem intimidad,mas quando alguem esta precisando de um abraço de conforto e amizado,Deus manda alguem la sem a pessoa saber do problema da outra pessoa ,mas o carinho de um abraço ninguem nega porque e muito bom e gostoso tambem...aluna:Jamilly Kemilly ano:9A

    ResponderExcluir
  7. um abraço verdadeiro,divide a alegria,ampara a tristeza,abraços sao pequenas oraçoes, De fé,De força,De energia.
    anne karine 8 ano "b"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È esse texto retrata sobre um abraço verdadeiro,um abraço que dar sincero,vale mais apena do que esses abraços que nos recebemos por algumas pessoas que não vale a pena.
      Vanessa Bergamo Dos Santos 9 ano"A"

      Excluir
  8. Esse texto fala sobre a expressão do abraço que é um ato de carinho de amor . que as vezes podem ser sentidos por dentro e por fora ,por entro quando namorados se agarran e por fora apenas um ato de abraçar. mateus posse 7 ano B

    ResponderExcluir
  9. O texto espreasa um abraso que e um ato de carinho amor e paz

    ResponderExcluir
  10. eu achei muito interessante quando fala que sentir o nosso coração ao mesmo tempo que o de alguém a quem damos um abraço traz-nos tal paz, que te existe uma forma de tratamento chamado terapia do abraço.
    aluna:LOEIDY PAULA
    série:8 ANO "A"

    ResponderExcluir
  11. E são um dos merores fétas gratuitas que tuda gente tem processo abraços do fudo do coração, paz possivel, nete mundo cheio de gerras em que viveremos.
    ALUNA:ARIÉLA MORAIS
    SÉRIE: 8 ANO "A".

    ResponderExcluir
  12. Abraços são uma especie de fuguimentos capazes de fazer despertar movimentos ou fazer levantar da cama preguisossas. explossões de vida.
    Há quem goste para reafirmar em vinculo de amizade ou qualquer outro sentimento.
    aluna:Shelida jardim.
    série:8 ano "A".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraçar alguêm é muito bom porque é igual a parte que fala no texto é tipo o amor vem de dentro do coração das pessoas as vezes as pessoas está tão triste talves um grande abraço na quela pessoa que você gosta pode te alegrar.
      aluna:AMANDA DA SILVA CORREIA
      série:8ANO"B"

      Excluir
    2. Este texto quer nos dizer, que devemos sempre estar ao lado de nossos amigos, famiĺiares não so nas horas felises mas também nas horas tristes, nos apuros, sempre.Mesmo se para a gente não, segnificar nada para uma, pessoa que esta triste pode ser muito.Daniella 7º Ano B

      Excluir
  13. Eu entendi que sentir o nosso coração ao mesmo tempo que o de uma pessoa que damos um abraço voce tera uma sensasão diferente. Milene 7° ano B.

    ResponderExcluir
  14. O texto fala de um ato de carinho como um arbraço que as vez a gente sente por dento. com os namorados se agaram por dento a um ato de amor mas por fora e um simples abraco.

    Wilgner Andreassa da silva 7 ano B

    ResponderExcluir
  15. ESSE TEXTO NOS INFORMA, A IMPORTANCIA QUE TEM UM ABRACO NOS FAZ SENTIRMOS MAIS ALEGRES,FELIZES,ESPANTA A TRISTEZA DAQUELES QUE NAO SABE ONDE ENCONTRA A ALEGRIA.UM ABRACO NÃO E APENAS PARA AQUELES QUE ACHAM QUE TEM TUDO,MAS SIM PARA TODOS NÃO IMPORTA A COR, O QUE TEM E O QUE NÃO TEM,O QUE IMPORTA É QUE ELE EXISTE PARA SER SENTIDO POR TODOS NÓS.NOME=LUCILENI 7 ANO B

    ResponderExcluir
  16. Um abraço e aquele que
    nos fas se sentir bem
    um abraço de um amigo.
    Esse texto fala de como devemos
    reagir a solidariedade das
    pessoas que nos oferesse
    esse carinho em nossa vida.
    Gleidson 9°Ano B

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito desse texto pois ele fala que as vezes na vida seja por qual problema que for um simples abraço pode mudar tudo..

    ALUNA:MILENA ROSA DE SOUZA FRONTELLI
    9 ANO "A"

    ResponderExcluir
  18. Esse texto e muito interessante pois fala que um simples abraço pode mudar muita coisa na vida de uma pessoa.

    ALUNO:WASCOLLES
    9 ANO A

    ResponderExcluir
  19. Este texto é muito interesante por que ele fala sobre oabraço um abraço com carinho pode fazer apessoa más feliz mas seguramas o que não pode é voçÊdar um abraço falso por que apessoa que reseber este abraço vai se sentir segura mas na verdade não vai estar não.MARCOS DOS REIS JUSTINO. SÉRIE 8ºANO B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer pessoa no mundo precisa de abraçar e ser abraçado,O abraço é praticamente uma ciência revolucionária que apartir de um abraço é capaz de mudar totalmente a vida de uma pessoa por exemplo um abraço rápido é totalmente um abraço insinsero,mas um abraço apertado e demorado é com serteza um abraço sinsero de conforto e amizade...................Todos presisamos de abraço,abraço de verdade,abraço de amizade.........Não perca mais tempo abrace mas independentemente de qualquer coisa abrace com sinseridade!!!!!!!!!!!!!
      LEIDISLAINE
      8°ANO "A"

      Excluir
  20. ESSE TEXTO E MUITO LEGAL POIS UM ABRAÇO PODE MUDAR TUDO UM ABRAÇO DE CARINHO E MUITO BOM E PODE FAZER MUITA DIFERENÇA NA NOSSA VIDA.
    ALUNA:CLEYCIANE
    9 ANO A

    ResponderExcluir
  21. TODAS AS PESSOAS PRECISAM DE UM ABRAÇO PARA PODER MELHORAR O SEU DIA SEJA UM ABRAÇO DE AMIZADE, CONSOLAÇÃO OU SEJA QUAL FOR UM ABRAÇO PODE MUDAR MUITA COISA..

    ALUNO:CLEVERSON CASSIMIRO
    7 ANO B

    ResponderExcluir