quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A história do lápis

               


A história do lápis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando.
Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las,
será sempre uma pessoa em paz com o mundo. 

"Primeira qualidade:
Você pode fazer grandes coisas,
mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos.
Esta mão nós chamamos de Deus,
e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade". 

"Segunda qualidade:
De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo,
e usar o apontador.
Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final,
ele está mais afiado.
Portanto, saiba suportar algumas dores,
porque elas o farão ser uma pessoa melhor." 

"Terceira qualidade:
O lápis sempre permite que usemos uma borracha
para apagar aquilo que estava errado.
Entenda que corrigir uma coisa que fizemos
não é necessariamente algo mau, mas algo importante
para nos manter no caminho da justiça". 

"Quarta qualidade:
O que realmente importa no lápis não é a madeira
ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.
Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você." 

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis:
Ele sempre deixa uma marca.
Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, 

irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".           

                                                      Paulo Coelho

31 comentários:

  1. Eu entendi que o texto trata sobre a nossa vida, que temos que ser como um lápis passar por difilculdades, mas estar sempre pronto para outras e nunca desistir. Maycon Venicio Da Silva Cunha 8anoB

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que o texto fala de um menino que no futuro ele seria um lipis , e um texto inteligete e interesante e muito educativo.
    Marlon Julio dos santos de mirenda
    6º ano C

    ResponderExcluir
  3. a historia do lapis a historia fala de uma vó que escrevia historia com um lapis e eu acho que essa historia é parecida com a nossa porque o lapis tambem passa por sofrimento . ALUNO=JOÃO VITOR 8B

    ResponderExcluir
  4. Temos que pensar e aceitar que tudo o que fizemos,foi Deus que quis assim e que sem a vontade dele não fazemos nada que queremos.As vezes temos que sentirmos varias dores para que os nossos objetivos sejam alcançados.Devemos admitir nossos erros e tentar não repeti-los.Não julgue as pessoas pelo que ela aparenta ser mais sim pelo seu caráter.Temos que pensar antes de colocar nossos planos em ação,e ver se isso não vai te prejudicar e principalmente não magoar alguém.Aluna; Thábata Cristina Farchetti,8°ano ''b''.

    ResponderExcluir
  5. Todos nós temos que se contentar com o que a vida passa, se esta doente não pode pensar só no lado ruim mas sim no lado bom. Tudo que nós for fazer temos pensar porque as vezes pode no começo dar tudo certo mas no fim não.
    Aluna: Karine Mayara Dos Santos Assis.
    Série: 7º ano A

    ResponderExcluir
  6. Eu entedi que esse texto fala sobre um menino que olhava avo escrevendo um carta ai o menino perguntou pra avo porque voce esta escrevendo esta carta avo parou riu . Nome vanessa silvestre

    ResponderExcluir
  7. Eu conclui que nós seres humanos,temos inúmeras eventualidades na vida mais passamos por elas sem sequer perceber,por exemplo o significado de um lápis.
    aluna: Èllen Eduarda Rosa Santos
    série: 7º ano ''C''.

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi oque a avò iria diser è que não se olha a feição e sim o comteudo. Fabricio Ferreira Farias 6 ano "A"

    ResponderExcluir
  9. Jessé Cardoso da Silva.3 de novembro de 2014 às 14:29

    eu entendi que avo do menino tinha um lapis especiae tambem mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos.
    Esta mão nós chamamos de Deus.

    6º ano B

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que podemos fazer grandes coisas, mas nunca devemos esquecer que tem uma mão que nos guia, e tudo que nós fazer na vida ira deixar uma marca.
    Aluna: Leticia Da Silva Oliveira.
    Série: 7º ano A

    ResponderExcluir
  11. eu entendi que a gente pode faze grandes coisas com a nossa mao que guia nossos passo e ai que nos fazemos nossas criatividades aluna.. angélica da costa almeida serie 6 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tatiele de almeida solza12 de novembro de 2014 às 11:38

      eu entendi que devemos amar ao proximo

      Excluir
    2. Eu entendi que devemos amar ao proximo para receber amor
      Talison ian serie 7 Ano

      Excluir
    3. eu entendi que devemos ajudar ao proximo mesmo sendo nosso inimigo Talison ian 7 anob

      Excluir
  12. eu entendi que nos devemos amar ao outros e nao olhar os defeitos Elisangela 7b

    ResponderExcluir
  13. NOOOSSA!!!COMESSOU COMO UMA HISTORIA NORMAU E TERMINOU COMO UMAS PALAVRAS PARA AS PESSOAS REFLETIREN NO SEU DIA A DIA. DAIANE 7ANO B

    ResponderExcluir
  14. jaqueline.m.i.de mello.7 b13 de novembro de 2014 às 10:02

    a gente sempre recebe amor dos pais,dos amigos, nós recebemos amor de todos.a história é para todos refletiren.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente tem que amar um ao outro , sendo o nosso inimigo ou não .jaqueline m.i.de mello . 7 b

      Excluir
  15. Muitos tratam um lápis como um simples objeto, mas como foi mostrado no texto o lápis é um ótimo exemplo de vida, como a avó do garoto falou mas importante que a história é o lápis.

    Letícia Éllen - 7º C

    ResponderExcluir
  16. Muitos tratam um lápis como um simples objeto, mas como foi mostrado no texto o lápis é um ótimo exemplo de vida, como a avó do garoto falou mas importante que a história é o lápis.

    Letícia Éllen - 7º C

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi, que só porque um lápis é um objeto não é especial. Mas muito pelo contrario, um lápis pode deixar lembranças que jamais podemos esperar.

    Tainara Pavezi Gregório - 7º C

    ResponderExcluir