quarta-feira, 2 de maio de 2012


Quando perguntam como é que eu consegui sair com a Carla, eu respondo que foi por causa do Aldemir Martins. O pintor famoso. 

Eu estava, tranqüilo, estudando. Juro. Lá pelas 3 da tarde o telefone tocou. Era ela, a vizinha da casa 3.

A mãe morreu há uns quatro anos. O pai é superciumento, não a deixa satir de casa nunca.

- Oi, Rodrigo... Você tem um gato grande, malhado?

- Tenho. O nome dele é Sorvete.

- Sorvete?

- Quando a gente encosta a mão, ele se derrete todo.

- Ele briga com a minha gata, a Tati. Já aconteceu várias vezes. Acho que é ciúme.

- De outro gato?

- Não. De um quadro. Uma pintura. Do Aldemir Martins.

Dez minutos depois eu estava na sala da casa dela. Só nós dois.

- Você vai ver - ela disse.

- É sempre na mesma hora. Já ouviu falar do Aldemir Martins?

- Já. É um pintor famoso pra caramba. Mora aqui em São Paulo.

- Morava. Morreu há pouco tempo. Minha mãe era apaixonada pela pintura dele. Ele ilustrava livros, revistas, jornais... Pintava cangaceiros, galos, passarinhos, peixes...

- Tô sabendo. Desenhava até rótulos de maionese, de vinho...

- Minha mãe comprava tudo que podia. A gente comia em pratos desenhados por ele, tinha lençóis, tapetes, cortina de banheiro...

Carla me levou pra um canto da sala. Em cima de uma imitação de lareira, havia uma tela do Aldemir Martins, pequena, com o desenho de um gato. Um gato gordo, vermelho e azul, um focinho enorme, mostrando as garras, sedutor, os olhos verdes calmos, hipnóticos.

- Minha mãe adorava esse quadro.

Então ela me puxou pra trás de uma cortina pesada, que cobria a vidraça que dava pro jardim.

Tati entrou na sala. Pulou pro beiral da falsa lareira e parou em frente ao quadro, olhando pro gato pintado. Ficamos assim uns 20 minutos, escondidos, calados. Até que ele apareceu. O velho Sorvete. O gato mais descolado do pedaço. Veio gingando, passou entre os móveis, parou na frente da lareira, olhou pro alto e não gostou nada do que viu.

Carla segurou no meu braço.

Sorvete pulou pro beiral.

Briga de gato é mais rápido que videogame. Tati pulou, atravessou uma janela aberta e fugiu pro jardim, com o Sorvete atrás.

- Minha mãe dizia que um artista é capaz de recriar a vida. Se Deus existe, com certeza é um artista. Mas acho que você vai ter de trancar o Sorvete em casa, Rodrigo. Não gostei daquilo.

- Não, Carla. A gente encontra outro jeito. Pra mim as pessoas, os bichos, qualquer coisa que se mexa... têm de ter liberdade. Têm de ter uma janela aberta.

- Mas o Sorvete é meio selvagem...

- Isso. É assim que eu gosto dele. Eu também sou meio selvagem. Sabe o que eu faço? Eu como o tomate inteiro. Eu não fico esperando a minha mãe partir e colocar na salada!

Ela riu. Não sei de onde eu tirei essa história do tomate. Aí me empolguei, e ia dar mais exemplos de como eu era selvagem, mas a cortina se abriu de repente e o pai dela apareceu.

O cara ficou nervoso, quase chamou a polícia, mas depois a gente explicou, ele se arrependeu e acabou até deixando a filha sair comigo.

Eu e a Carla estamos namorando. Juro.

                                                                Conto de Ivan Jaf, ilustrado por Andrea Ebert


13 comentários:

  1. AMEI ESSE TEXTO DE UMA NOVA FORMA DE DESCOBRIR O VERDADEIRO AMOR ASSIME UMA HISTÓRIA PARA O NOVO MILENIO LER E SE APAIXONAR........................NÚBIA......8°ANO A

    ResponderExcluir
  2. Esse texto fala de um menino que nunca pensava de sair com a sua vizinha ai ela chamou ele para ir ate sua casa para ver como o gato do menino era selvagem,então eles se esconderam atras da cortina para ficar espionando e então o gato do menino foi e correu atras do gatinho da menina.
    Então a o pai da menina que morria de ciumes da filha,quis ate chamar a polia mais os meninos explicou.
    E eles começaram a namorar.
    Aluna:Angélica Almeida Ambrósio.
    Série:7 ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ADOREI ESSA HISTORIA POR QUE CONTOU A HISTORIA DE AMOR DO GATO E DE SEU DONO O GATO TINHA CIUME DO OUTRO GATO PINTADO NO QUADRO .
      ALUNA= JULIANA GUIMARAES LIMA
      SERIE=8ºANO A

      Excluir
    2. ALINE MENDES SOARES29 de maio de 2012 às 06:05

      Eu achei esse texto muito legal fala de uma pintura que o gato tinha ciúme de um menino que gostava da garota sua vizinha mas o pai dela não deixava ela sair pra lugar nenhum então ela foi reclamar do gato e os dois acabou saindo.Eu acho que os pais sempre são uma fera por isso as vezes nem deixa as filhas sairem nem com as amigas mas eu tenho certeza do que eles querem e só nosso bem mas tem parar de ser careta um pouco né.
      aluna: ALINE MENDES SOARES.
      série:8 ANO "B".

      Excluir
    3. Ótimo!! Angélica Ameida - 7B
      BOM!! Juliana - 8A
      Ótimo!! Aline - 8 B

      Excluir
  3. Este texto retrata sobre de um garoto que tinha seu gato selvagem,a mãe da manina não deixava ela sair de casa então ela morreu e a menina chamou sua vizinha para sair de casa com ela...Vanessa Bergamo dos Santos 9 ano "A"

    ResponderExcluir
  4. eu gostei desse texto por que mostra que as vezes as pessoa são muito mais legal do que a gente a pensa e descobrimos coisa novas atreves de boas conversas e também retrata sobre o amor que muita vezes as pessoas tem pela arte e que todo mundo tem liberdade de se expressar de viver a vida como ela e
    Amanda Cristiny da Silva 8 ANO "B"

    ResponderExcluir
  5. eu gostei desse texto porque relata o que a pessoa é de verdade as vesse pensanmos mal de uma pessoa boa mas também sabemos coisas novas atraves de conversas que temos que ter com éla não debemos pesar,gulgar sem saber o que éssa pessoa é de verdade,mas também fala sober o amor que temos por arte por esporte e que temos que falar para todos o realmente sabemos fazer de verdade.
    Aluno:fagner dos santos sére 8 ano B

    ResponderExcluir
  6. EU gostei muito desse texto,por que fala que a gente pode encontra uma boa pessoa por causa de simples coicidencia ou por causa de coisas que tem em comum um com o outro.......ALUNA=JULIANA 9 ANO A

    ResponderExcluir
  7. EU GOSTEI DESSE TEXTO FALA DE DOIS GATOS QUE ENCONTROU SUA FELICIDADE NOS TAMBEM PODEMOS ENCONTRAR A FELICIDADE MAS TEMOS QUE TER MOMENTOS DIFICES POIS SE NAO,NAO DARIAMOS VALOR A FELICIDADE. ALUNA DAIANE 8 ANO A

    ResponderExcluir