sexta-feira, 26 de julho de 2013

A ESCOLA DOS MEUS SONHOS



 
 
A ESCOLA DOS MEUS SONHOS

Lá no fundo dos meus sonhos existe uma escola com amplas portas sempre abertas, onde encontram-se os professores, no início do turno, recebendo seus alunos com um caloroso abraço e um sorriso sincero de boas-vindas.
Na escola dos meus sonhos, que fica lá no fundo da minha mente e num cantinho todo especial do meu coração, existe um amplo jardim, onde crianças e jovens interagem com a natureza amando-a, respeitando-a e preservando-a de uma forma tão sólida que se reflete em seus lares voluntária e naturalmente... Lá não se vê nenhum papel no chão e todo o lixo é reciclado...
Nesta escola situada lá nos confins do meu cérebro utópico e bem no meio do meu coração apaixonado pela educação, cada professor tem a sua sala personalizada e a cada troca de turma, vai esperar, na porta, aqueles que são a razão de seu trabalho, cumprimentando-os novamente com um sorriso sincero estampado em seu rosto... Lá os professores e funcionários não se importam em “perder” parte do tempo com o relacionamento humano... Na minha “escolinha”, o professor torce e luta pelo crescimento pessoal dos seus alunos que ocupam o lugar reservado a grandes amigos em seu coração e não se importa de fugir do conteúdo e aconselhá-los de vez em quando, de uma forma despretensiosa e sincera... No educandário dos meus sonhos só se aceita professores que tenham, além da formação acadêmica, o amor ao próximo no seu currículo...
Na escola dos meus sonhos não existe livro-ponto, pois as pessoas que lá trabalham, amam o que fazem, nunca faltam e quando precisam ausentar-se por motivos inevitáveis, sentem uma grande angústia por estarem longe da sua paixão... Nesta escola, o professor é valorizado e respeitado, trabalha com uma estrutura completa, sabe fazer uso de todas as tecnologias e nunca se cansa de aprender...
Na minha escola, escondida no meio das minhas utopias, tem uma biblioteca ampla, arejada, mobiliada e (principalmente) cheia de livros, onde o aluno encontra-se com seus mestres, pois é lá que eles estão na tal “hora atividade”.
Na escola dos meus pensamentos grandiosos, não se usa mais o divã da sala dos professores, aliás nem existe tal lugar, somente um ambiente altamente agradável onde professores, alunos e funcionários passam o mesmo recreio, comem o mesmo lanche e participam das mesmas conversas... Lá no fundo da minha mente e bem no meio do meu coração, tem uma escola onde todos lutam pelos mesmos ideais, caminham na mesma estrada, rumo ao conhecimento que não se importa com a quantidade de dias letivos, acessível a todos de forma eclética e dinâmica...
De repente minha mente pára, meu coração retoma o compasso monótono, volto para a realidade e percebo que parte da escola dos meus sonhos já existe... Só a casca... Ainda está verde... E as intempéries não a deixam amadurecer como deveria.

Rubem Alves

43 comentários:

  1. eu entendi que no fundo dos sonhos deles existem uma escola situada que la no confins dos meu cerebro que ela sente uma grande angusta longe da sua paixao qeu deveria.

    weslei santos de souza
    seria=7ºanoA

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que nos sonhos deles na escola tenque respeitar a natureza,não pode jogar nenhum papel no chão e todo o lixo reciclado.
    Douglas Jacob serie 9anoB.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei esse texto muito legal porque fala de um sonho de uma criança de como ela querria de ser sua escola do coração tudo belo tudo lipo tudo com perfeito uso tudo com o quele sonhou ele já tinha a metade só que ele não tinha consequido enxergar como a vida dele era bela. Alexandre '9'ano 'B'

    ResponderExcluir
  4. Esse texto fala sobre uma criança que tem um de estudar ne uma escola onde exista rampas,sempre portas abertas e onde eles reciclem mais tudo isso está na sua mente e coração.AURILENE DA SILVA SANTOS 6c

    ResponderExcluir
  5. eu em tendi que sonho pode ser realisa pelo seu coracao

    7ºa
    ,
    roberte

    turma-a

    ResponderExcluir
  6. Eu entend que este texto fala soble uma criança que ser uma escola que todo isso esta na sua mente eo seu coraçao

    Leonardo Fonceca Lovo 7ano (a)

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que o texto fala sobre a escola de todos os sonhos das pessoas. Eu também percebi que todos nóis temos uma escola dentro de nóis, que sonhamos com uma escola limpa e saúdavel para todos. Maycon Venicio Da Silva Cunha. 7ano(A).

    ResponderExcluir
  8. gabriele spina de oliveira5 de agosto de 2013 às 18:26

    bom o texto fala sobre a escola do sonhos poque todos pensam ne uma escola, muito boa com muito conforto e tudo mais, e esse texto fala, sobre iso fala sobre a escola dos sonhos, etc

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que o texto fala de um sonho que muitos de nos temos ter uma escola diferente que não tenha nenhum tipo de racismo que todos os alunos respeitem os professores esse é um sonho que tem dentro de todos alunos que realmente que estudar.Aluno:Fagner Dos Santos 9°Ano"B"

    ResponderExcluir
  10. ME IDENTIFIQUEI MUITO COM ESTE TEXTO, POIS TODOS SONHAMOS COM UMA ESCOLA ASSIM, E TAMBÉM COM MAIS RESPEITO AOS NOSSOS PROFESSORES E A NOS MESMOS ALUNOS, QUANDO DIGO RESPEITO ENTRA TAMBÉM A VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES, NA MELHORIA DO SALÁRIO, NOSSOS GOVERNANTES TERIAM QUE MUDAR MUITO PARA QUE ESSA ESCOLA UM DIA EXISTA, É COMO FALA NO TEXTO, ELA JÁ EXISTE MAS AINDA ESTÁ VERDE.
    LEANDRO AUGUSTO DE SOUZA FRANÇA
    6º ANO A

    ResponderExcluir
  11. eu entendi que e sempre bom termos sonhos porque aos poucos com a ajuda de deus sonhos virão realidade e que seria muito bom termos uma escola de tão bom valor quanto nos sonhos do menino seria bem agradável todos sermos amigos professores e alunos
    Amanda cristiny 9 ano b

    ResponderExcluir
  12. EU entendi que a escola dos meus sonhos tem professores ótimos e alunos que sempre tem uma boa educação os pais sempre ajuda no que pode ajudar a educação dos alunos sempre tem um ótimo comportamento as continua dando os materiais escolares para a educação física os alunos voltam para a casa super com tente por tedo aprendido algo de bom

    ALUNA;joyci melry S.Q.6 ANO A

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi que a escola dos sonhos não é igual a da realidade por que tem muitas melhorias a fazer na escola dos sonhos é fruto da imaginação e na escola da realidade é muito difícil de enfrentar a realidade Eloina macedo da silva

    ResponderExcluir
  14. eu entendi que a escola dos sonhos é muito diferente da realidade por que é muito melhor da realidade dos sonhos é fruto da imaginação e na realidade é muito difícil encarar a realidade. 6:A ALUNO: Vinicius Neves Teixeira.

    ResponderExcluir
  15. eu em tendi que o sonho de uma pessoa porde ser re alisar onde vc quer ir


    ALUNO=WILLIANS

    N 30


    SERIE=7º A

    ResponderExcluir
  16. Eu entendi que as escolas precisam melhorar muito, nao tendo diferença de pessoas, nao jogar lixos no chao, tendo mais enterece em aprendizagem e leituras.etc.

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que o sonho dos professores é trabalhar em uma escola que os alunos se enteréson mais em aprender. Walisson Gabriel de Oliveira Nunes serie 7 ano a

    ResponderExcluir
  18. eu entendi que na escola dos meus sonhos,tudo é maravilhoso e limpo,os professores e os funcionários sempre alegres para receber seus alunos,todos comem o mesmo lanche sem restrição nenhuma e sempre mantendo a escola limpa.

    ISABELA PAVEZI DE OLIVEIRA MOREIRA

    7º ANO "A'

    ResponderExcluir
  19. eu entendi que na escala dos meus sonhos é maravilhosa todos se amão um as outros não são melhor que os outros todos comem a mesma comida não a pessoa melhor que o outro nem aluno mais inteligente nem mais burra se todos estão para aprender na escola e todos são mesmo tanto educada nem menos nem mais que o outro . Raian Dois Reis De Oliveira 6º A

    ResponderExcluir
  20. eu ententi que a escola dos os alunos seojudan umsasotro melhore que nigue dodos são tratados ingaIS OS ALUNOS SÃO INTILIGEIMTE E BURROS TODOS VEIN PARRA A ESCOLA PAESTUDAR


    WESLEN RODRIGUES SILVA
    7 ANO B

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi que esse texto, fala de uma pessoa q sonha enter uma escola
    na qual seja muito melhor, para todos
    so q essa escola, so é capaz de ser feita com a ajuda de todos.
    Professores, alunos, diretores, funcionarios....
    ANDRESSA ALVES 7ª A

    ResponderExcluir
  22. Eu entendi que este texto, fala de um sonho que uma criança tinha pra sua escola ser melhor.Mas isso só esitia no seus pensamentos. FERNANDA RASA DA SILVA.6c

    ResponderExcluir
  23. eu entendi que todos o sonho das pessoas poden se realizar..

    Camila de souza 7º Ano A

    ResponderExcluir
  24. Esse texto fala sobre uma criança que tem bom gosto de estudar em uma escola onde exista rampas,sempre de portas abertas, onde eles reciclam, mais tudo isso está na sua mente e em seu coração.ALISSON NEVES TEIXEIRA 6ºA

    ResponderExcluir