quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MENSAGEM DO VELHO AO MOÇO



Você já foi criança um dia... Mas os anos se dobraram e fizeram de você um jovem, quase um adulto...
E agora você me olha com certo desprezo só porque muitos anos se dobraram para mim e hoje eu sou um velho...
Você observa minhas mãos trêmulas e encarquilhadas e se esquece que foram as primeiras a acariciar as suas, inseguras na infância.
Critica os meus passos lentos, vacilantes, esquecendo-se de que foram eles que orientaram seus primeiros passos.
Reclama quando lhe peço para ler uma palavra que meus olhos já não conseguem vislumbrar com precisão, esquecido das várias palavras que eu repeti inúmeras vezes para que você aprendesse a falar.
Fala da lentidão das minhas decisões, esquecendo-se de que suas primeiras decisões foram por elas balizadas.
Diz que eu sou um velho desatualizado, mas eu confesso que pensei muito pouco em mim, para fazer de você um homem de bem.
Reclama da minha saúde debilitada, mas creia, muito trabalho foi preciso para garantir a sua.
Ri quando não pronuncio corretamente uma palavra, mas eu lhe afirmo que esqueci de mim mesmo, para que você pudesse cursar uma Universidade.
Diz que não possuo argumentos convincentes em nossos raros diálogos, todavia, muitas foram as vezes que advoguei em seu favor nas situações difíceis em que se envolvia.
Hoje você cresceu...
É um moço robusto e a juventude lhe empolga as horas...
Esqueceu sua infância, seus primeiros passos, suas primeiras palavras, seus primeiros sorrisos...
Mas acredite, tudo isso está bem vivo na memória deste velho cansado, em cujo peito ainda pulsa o mesmo coração amoroso de outrora...
É verdade que o tempo passou, mas eu nem me dei conta...
Só notei naquele dia... Naquele dia em que você me chamou de velho pela primeira vez, e eu olhei no espelho...
Lá estava um velho de cabelos brancos, vincos profundos na face e um certo ar de sabedoria que na imagem de ontem não existia.
Por isso eu lhe digo, meu jovem, que o tempo é implacável, e um dia você também contemplará o espelho e perceberá que a imagem nele refletida não é mais a que hoje você admira...
Mas você sentirá que em seu peito o coração ainda pulsa no mesmo compasso...
Que o afeto que você cultivou não se desvaneceu...
Que as emoções vividas ainda podem ser sentidas como nos velhos tempos...
Que as palavras amargas ainda lhe ferem com a mesma intensidade...
E que apesar dos longos invernos suportados, você não ficou frio diante da indiferença dos seres que embalou na infância...
Por isso que eu lhe aconselho, meu filho:
Não ria nem blasfeme do estado em que eu estou, eu já fui o que você é, e você será o que eu sou...
Aquele que despreza seus velhos, é como galho que deixa o tronco que o sustenta tombar sem apoio.
A ingratidão para com os que nos sustentaram na infância é semente de amargura lançada no solo, para colheita futura.
Assim, façamos aos nossos velhos o que gostaríamos que nos fizessem quando a nossa idade já estiver bastante avançada.
Pensemos nisso!

(autor desconhecido)

69 comentários:

  1. Este texto é interesante e muito bonito por que ele fala da nossa infañcia que um dia nós vamos ficar velho não adianta chorar porque é o nosso destino nacer viver morrer com os animais e plata .NOME; Marcos dos reis.SÉRIE;8º ANO B´.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que nos devemos, tratar bem as pessoas de idade, porque um dia voce vai ser uma tambem, entõa é melhor ajudar as pessoas para que seja ajudada no futuro //gilmar 8b//

      Excluir
    2. Bom!! Para Marcos - 8ºB
      Bom!! Para Gilmar - 8ºB

      Excluir
  2. E se texto A imagem so velho ao moço e um texto bei interesante e muito inportante para pessoas que fican tirando sarro da indade das pessoas isso nao é legal porque casa um denos tanbei vamos pasar por ese tempo eu gostei muito dese texto foi muito bei escrito ....lucas ponsoni.
    8ºb

    ResponderExcluir
  3. Este texto é interesante e muito bonito por que ele fala da nossa infãcia que um dia nós vamos ficar velho não adianta chorar porque é o nosso destino nacer viver morrer com os animais e plantas.
    Eric 8 º "A"

    ResponderExcluir
  4. Este texto relata que quado era jovem era de um forma juvenil era mais contradimento por todos quando ficou velho ficou mais de presada por todos.Marcos Antonio:8anoA

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que a gente deve tratar as pessoas de idade bem porque eles sao mais de idade e a gente tem que tratar com carinho e a amor
    a gente nao pode tirar sarro das pessoas de idade
    porque um dia nois tambem vai ficar velho um dia
    Eu gostei muito do texto
    Aluna;cristina
    Serie;7ºc

    ResponderExcluir
  6. este texto fala que nao devemos abandona nossos pais que ficam velhos porquer um dia nos tabem vamos ficar velhos e teremos que depender de alguem nao abandone alguem que ja ta idosos porque um dia pode te acontcer isso... aluna michele dos reis cardim , serie 7ºc

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que as pessoa idosa sesente mal guando as pessoa falam que eles são velho e eu tambem sesentiria malse uma pessoa falase que eu so velha e muito ruim .Ludimila serie 7 ano C.

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi q devemos respeitar os mais velhos assim como gostariamos que fossemos respeitados no dia de amanhã;e que eles tambem um dia ja foram crianças.SÉRIE;7ºANO C Ana Paula

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que o texto nos fala que não devemos rir das pessoas mais velhas,pois,um dia a gente vai ser velho e as vezes quando alguém rir da gente nos não vamos gostar.
    Então,não devemos desprezar os mais velhos só porque eles não sabe ler porque,quando eles era jovens eles as vezes não podia freqüentar a escola mas pense bem como é rui quando as pessoas soam da cara da gente.Devemos respeitar e ajudar os mais velhos, porque um dia nos também seremos velhos e nos,não vamos querer que os outros tirem sarro de nos.
    Aluna:Angélica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano “B”

    ResponderExcluir
  10. Temos que amar uns aos outros assima de tudo, mais o que o texto passa pra jente e que as pessoas mais velhas ezige um serto tipo de atençao maior, elas necessita de carinho e de principalmenti amor,nao devemos maltratalas e sim dar amor e ser solidario pois elas ja viveram bastanti e sao consideradas, exemplos de vida pra nois mais novos.
    Aluno:Cleverson Cassimiro Pereira 7ºano

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que devemos aproveita nosso tempo de crianças.E DEVEMOS AMA OS OUTROS DE CORAÇAÕ RESPEITA OS VELHOS.NUNCA DIZER COISAS SEM NOÇAÕ SENDO QUE VOÇE VAI SER VELHO UM DIA.LEMBRE SE DISSO..7 C;

    ResponderExcluir
  12. eu entendi que devemos respeitar os mais velhos alem de tudo não e porque eles não conseguem ler algo ou andar rápido que são inválidos pois viveram muitas travessuras da vida e tem para nos ensinar que a vida não e fácil.
    Amanda Cristiny 8 ano b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que as pessoas quando são mais jovens as outras pessoas respeitam mais e quando envelhecemos as pessoas não respeitam,mais quando formos respeitar as pessoas devemos tratar tudo igual.Aluna:LETICIA.ANO :7 ANO B

      Excluir
    2. Eu entendi que as pessoas quando são mais jovens as outras pessoas respeitam mais e quando envelhecemos as pessoas não respeitam,mais quando formos respeitar as pessoas devemos tratar tudo igual.Aluna:LETICIA.ANO :7 ANO B

      Excluir
    3. Ótimo! Amanda Cristiny 8B
      Ótimo! Leticia 7B

      Excluir
  13. o texto fala sobre os idosos,que um dia foi criança também e quer ser respeitado e amado por todos principalmente pelos filhos e netos .
    GEIZIANE 7° B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE TEXTO É MUITO SIGNIFICATIVO PARA NOS PORQUE QUANDO VOCE É CRINÇA VC TEM QUE RESPEITAR A SUA MAE E QUANDO VOCE FOR PAI OU MAE SEU FILHO VAI TE QUE TE RESPEITAR ENTAO A VIDA É ASSIM UMA HORA VOCE RESPEITA E OUTRA VAI SE RESPEITADO.

      JORGE A.
      7 ANO B

      Excluir
    2. Bom!!Olha a ortografia.Geiziane - 7B
      Bom!!Olha a ortografia.Jorge - 7B

      Excluir
  14. O texto nos dis que não devemos desrrespeitar os mais velhos porque um dia também vamos emvelhecer.É isto também é fauta de educação.Daniella 7º ANO 'B'.

    ResponderExcluir
  15. O texto fala que não devemos desprezar os velhos,pois no futuro seremos velhos também.E quando a gente ficar velho vamos querer ser respeitado.milene 7 ano 'B'

    ResponderExcluir
  16. Eu em temdi que nos a juvemtude um dia vai passar,e quando vc menos espera vai acorda e perseber que là se foi a sua juvemtude que vc chamo de velho è o seu precomseitu Alan henrique 7ano B

    ResponderExcluir
  17. Nós devemos respeitar os mais velhos poque si naum fosse eles o nosso futuro naumn seria nada agente naum teria a nossa famosa tecnologia

    Aluno:Kauê Alves Braga 7 ano B

    ResponderExcluir
  18. EU EMTEMDI QUE DEVENOS RESPEITAR OS MAIS VELHOS ALEX DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  19. MARIA GABRIELE SPINA DE OLIVEIRA 8 ANO B21 de setembro de 2012 às 15:49

    Devemos tratar os mais velhos, com muito respeito, e com muito carinho, eles podem ate ser mais velho, mas eles comtinuam sendo a mesma pessoa, so que mudou de fase, assim como a jente muda de criança para adolesente, deposi para jovem, depois para adulto e depois a fase da velise, e temos que saber que vamos passar por todas essas fases,

    ResponderExcluir
  20. Ana Paula Viera Marques 8°B22 de setembro de 2012 às 14:13

    é muitas vezes esse fato acontece...
    As vezes achamos que só por que estamos com tudo em cima né bunitão estamos bem por fora ou bem de Saude, muitas vezes um idoso esta mais em forma do que nos jovens e adolescentes mesmo! por que hoje agente senta numa cadeira de computador e ficamos la atarde inteira sem praticar nenhum exercicio!
    e discriminar um idoso é um preconceito porque como se diz por ai (velho é o seu preconseito):D

    ResponderExcluir
  21. Eu achei legal por que fala que devemos respeitar os mais velhos por que um dia eu serei um velho tambem e por isso eu respeito eles.

    nome:kaique caldato

    série:7 Ano B

    ResponderExcluir
  22. velho não é uma coisa um lixo, mas sim uma pessoas como noz devemos respeitar eles?
    Sim os velhos devemos respeitar porque são velhos já viveram mas que a gente sabem mais que a gente, velho não é coisa que se jogue fora mais sim que respeite com amor.
    eu tenho 2 avos por parte de pai e 2 avos por parte de mãe os meu avos por parte de mãe morreram só vejo eles em fotos porque eles já faleceram, meus avos 2 por parte de pai eu respeito porque eles são mais velhos se eu vejo eles eu abraço falo bença eu respeito os 2avos meus por isso só porque eles são velhos não devemos respeitar assim como eles são velhos você jovem também vai ser assim como você é jovem o velho já foi ,Respeite os velhos

    Fabricio 8º Ano B

    ResponderExcluir
  23. A idade pode estar passada, os dias podem estar contados, mais nos temos consciencia
    de que as crianças dentro daqueles velhinhos estão ali relembrando o passado.
    Nos devemos ter respeito, eles 'são crianças como nós' .

    SUELEN MARGONARI - 8ºano'B'

    ResponderExcluir
  24. A idade pode estar ultrapassada mas devemos pensar que e graças a eles que estamos aqui hoje por isso nao devemos nunca dar as costas para os velhinhos da nossa vida e respeitar todas as pessoas de cabelo branco pois um dia tamben iremos ficar velhos.

    ALUNO;WELLINGTON
    7 ANO B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei esse texto muito interressante por que fala de nossas vidas quando a gente e novo mas o tempo passa tudo passa tudo tem fim. Fala que devemos tratar todos bens não ser egoista com as pessoas mais velhas que cuidou de nós mas sim ajuda-las ,mas se a pessoa que cuidou de nós for egoista ela vai merece o que as outras pessoas vão fazer. mas na vida tudo é assim cada passo cada momento cada lembraça cada tudo cada nada.cada você simplismente a vida nos leva.
      aluna: ALINE MENDES SOARES.
      SÉRIE: 8 ANO 'B".

      Excluir
    2. Bom!Olha a ortografia.Wellington - 7B
      Parabéns! Aline - 8B

      Excluir
  25. Eu intendi que nao devemos escluir os velhos por que eles tambem ja foram crianca, adolececente,jovem e quem nao respeita os velho vai ser velho e nao vai telo por que tudo nessa vida tem un preso por isso temos que viver,amar e respeitar.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. eu adorei esse texto porque fala sobre um novo que jesta sendo velho.eu me impolquei mais naquela parte que ele disse:assim não iria nem bastante do estado que eu estou eu já fui oque voce é e voce será oque eu sou. eu amai esse pedacinho,mas afinal gostei muito desse texto porque ele bastante explicativo. Atividades e Leituras

    aluna:beatriz maria
    8 ano b

    ResponderExcluir
  28. Amanda da silva correia24 de setembro de 2012 às 05:21

    Então este texto é muito importante ele fala sobre a historia de um velho que as pessoas que ele pedia para fazer algum favor ia com mau vontade então quando alguma pessoa de idade pedir um favor pra você faça com boa vontade porque você vai precisar da ajuda de alguém mais tarde.
    Aluna=Amanda da silva correia.
    Série=8 ano A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostei muito desse texto por que fala de como devemos respeitar as pessoas mais velhos,ter educação,não é por que que eles seja mais velhos do que nois que eles não podem se divertir,dar risada,no fundo no fundo eles tambem são como um jovem,nois tambem um dia vamos ficar igual a eles. aluna:Daiane da silva série:8 ano "B"

      Excluir
    2. eu gostei muito desse texto por que fala de como devemos respeitar as pessoas mais velhos,ter educação,não é por que que eles seja mais velhos do que nois que eles não podem se divertir,dar risada,no fundo no fundo eles tambem são como um jovem,nois tambem um dia vamos ficar igual a eles. aluna:Daiane da silva série:8 ano "B"

      Excluir
    3. Bom!Olha a ortografia.Amanda Silva - 8 B
      Bom!Olha a ortografia.Daiane da silva série:8 ano "B"

      Excluir
  29. Eu amei esse texto tudo o que esse sabio senhor diz é tudo verdade por que a gente nunca pode zombar de um senhor que esta na numa situação dificil por que no futuro pode acontecer algo pior.
    Aluna= SOLANGE
    Série: 8º ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU em temdi que a mao idosa fica tremendo e também eu emtemdi tava escrito cada passo de andar era uma alegria todo mundo ficava alegre foi isto que eu emtemdi. IVAN JUNIOR 7 ANO B

      Excluir
    2. Bom!Olha a ortografia.Solange - 8A
      Bom!Olha a ortografia.Ivan-7B

      Excluir
  30. eu entendi que devemos respeitar, os mais velhos
    e dar valor a eles por que eles tantos fez , por nos por que se maltratar eles, quando nos ficarmos velhos, os nossos filhos fazeram omesmo com nos .
    aluna juliana guimaraes lima
    serie 8º ano "A"

    ResponderExcluir
  31. O TEXTO FALA DE VELHO, UM VELHO QUE FALA PARA UM GAROTO OQUE JÁ VIU DA VIDA, E QUE DEVE RESPEITA OS MAIS VELHOS,

    ResponderExcluir
  32. NOS OS MAIS NOVOS DEVEMOS RESPEITAR OS MAIS VELHOS PQ ELES E QUEM MANDAN E PORICO QUE DEVEMOS RESPEITALOS COM MUITA EDUCAÇAO ISSOFOI OQ EU ENTENDI
    SHELIDA
    SERIE8°ANO"A"

    ResponderExcluir
  33. Esse texto nos ensina que não devemos maltratar os idosos e nen rir e se desfazer deles porque um dia a gente vai ficar igual a eles um dia a gente vai envelhecer e também morrer quando nos ver um idoso precisando de ajuda ou querendo alguma coisa devemos ajudar para que quando nos ficarmos velhos os outros faça o mesmo por nos.
    Aluna: LOEIDY PAULA
    Série: 8° ano "A"

    ResponderExcluir
  34. Muito interessante esse texto, ele traz um ensinamento grande em nossa vida, porque nós nunca vamos esquecer o passado.


    Aluno:Michael Douglas

    8ºano A

    ResponderExcluir
  35. Eu entendi que devemos respeitar os mais velhos pois um dia também seremos velhos e é com eles que devemos ter o exemplo de lever uma vida feliz e longo igual a de muitos deles.A maioria deles são maltratados e assim podemos ser quando envelhecermos um dia,então por isso coloque-se no lugar deles e veja como eles se sentem quando é maltratado e lembre-se de que um dia vc tbm será velho...

    ♥Maria Gabriely Posse♥8°"B"

    ResponderExcluir
  36. EU ACHEI QUE ESSE TEXTO É AREALIDADE DE MUITA GENTE POR AI E QUE RESPEITAR OS IDOSOS TINHA QUE SER CULTURA EUM APRENDIZADO PARA TODOS....NÚBIA 8 ANO A

    ResponderExcluir
  37. eu entendi assim que a gente não deve desfazer das pessoas idosas pois um dia elas foram crianças como a gente, e um dia a gente vai ficar velho iguais a elas, devemos tratar com carinho as pessoas de idade pois elas só querem nosso bem.

    ResponderExcluir
  38. eu entendi assim que a gente não deve desfazer das pessoas idosas pois um dia elas foram crianças como a gente, e um dia a gente vai ficar velho iguais a elas, devemos tratar com carinho as pessoas de idade pois elas só querem nosso bem.
    aluno: wellington peisino pereira 7 ano B

    ResponderExcluir
  39. Eu entendi que não deve sombar dos mais velhos porque eles ja foram creança um dia como nós somos hoje, nós vamos ficar velhos tambem um dia.Josias 8°ano b

    ResponderExcluir