quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DE SER VOCÊ MESMO!





Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o Samurai sentiu-se repentinamente inferior. Ele então disse ao Mestre:
- "Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por que estou me sentindo assustado agora?"
O Mestre falou:
- "Espere. Quando todos tiverem partido, responderei."
Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o Samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o Samurai perguntou novamente:
- "Agora o senhor pode me responder por que me sinto inferior?"
O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:
- "Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: 'Por que me sinto inferior diante de você?' Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso."
O Samurai então argumentou:
- "Isto se dá porque elas não podem se comparar."
E o Mestre replicou:
- "Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer. Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença. Tudo é expressão igual de vida!"

(Autor desconhecido

70 comentários:

  1. eu entendi que todos sã diferente
    enã inportaa porisso porque somos todoss espesiais nã pressisa ficar con vergonha
    cada um tem sua perssonalidade.
    aluna;gislaine 7ºc

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que um guerreiro muito orgulhoso foi visitar um Mestre zen,quando chegou lá ao ver o mestre ele estava se sentindo inferior.
    Então ele perguntou ao mestre porque ele estava se sentindo inferior.O mestre disse que quando todos partissem ele o falaria.
    Quando todos foram embora o guerreiro perguntou novamente,e o mestre levou ele para fora e,mandou ele olhar para as duas arvores.E ele continuou:Eu nunca escutei a arvore pequena perguntar para a grande porque ela se sente inferior.E o guerreiro falou que isso dava porque não dava para elas se comparar.Entao,o mestre falou para o guerreiro que ele então saberia da resposta.
    Aluna:Angélica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano “B”

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei deste texto porque ele fala que nunca podemos pensar que existe o inferior eo superior voçe só tem qu ser voçe mesmo não tem a diferensa entre o grande eo pequeno o rico eo pobre para Deus é todos iquaumente. Alexandre 8º ano 'B'

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que tem duas árvores,a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado.Elas ficaram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema.Douglas 8º b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que nos , nao é diverente de ninguem, quando alquem singa voce de feio, gordo, baixo, e outras coisas é mentira porque voce nao é diverente de ninguem, voce é uma pessoa igual a todo mundo gilmar 8º b

      Excluir
  5. e isso mesmo que acontece as vezes a gente se sente inferior as pessoas ou ate mesmo maior do elas!ninguem pode ser superior ou inferior,maior ou menor.BRUNA RAASCH COIMBRA.
    7 ANO B

    ResponderExcluir
  6. Tava falando que E ele continuou:Eu nunca escutei a arvore pequena perguntar para a grande porque ela se sente inferior.E o guerreiro falou que isso dava porque não dava para elas se comparar

    aluno: jeferson ramos de abreu série 8ºa

    ResponderExcluir
  7. eu entendi que todos sã diferente
    enã inportaa porisso porque somos todoss espesiais nã pressisa ficar con vergonha
    cada um tem sua perssonalidade.
    Eric 8º"A"

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que um guerreiro muito orgulhoso foi visitar um Mestre zen,quando chegou lá ao ver o mestre ele estava se sentindo inferior.
    Ariquel 8º"A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que nos não podemos ser outra pessoa por que nos samo nos més momo e nada tira o geito da gente;Marcos Antonio:8anoA

      Excluir
    2. eu gostei muito porque e muito ler e aprender e entendi tudo eu amei o texto parece um sonho maid nao era mais eu queria que seja um sonho nome ludimila idade14 7ºanoc

      Excluir
    3. Bom!! Marcos - 8º A
      Bom!! Ludimilila - 7 º C

      Excluir
  9. eu entwndi que nunca podemos nos achar mais ou menos que as outras pessoas pois todos temos os mesmos direitos e deveres diante de Deus,temos que ser nós mesmos e não mudar pela opiniao dos outros pois o importante é se sentir bemmmm.....




    Maria Gabriely Posse,8º ano"b"..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que ninguém é melhor do que ninguém somos todos iguais!!
      Temos que pegar esse texto como um grande exemplo daquelas duas árvores para nós, por que não existe diferença entre o menor e o maior !
      Nem do rico e o pobre!
      Nem do branco e o negro ! ,
      Temos que ser nós mesmos e não mudar pela opiniao dos outros pois o importante é se sentir bem e não desprezar aqueles que não seja de seu nível ou estrutura física.....

      Lucas Carneiro da Silva
      8° ano " A" n° 16

      Excluir
    2. Eu entendi que nós não devemos nos mais feia ou mas ruim do que outras pessoa por que ninguem é melhor do que nimguem .Rodrigo 8ªAnoB

      Excluir
    3. Parabéns! LUCAS -8A
      Bom!.Rodrigo 8ªAnoB

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. eu entendi que nos não somos perfeitos para julgarmos os erros dos outros e também não podemos nos compararmos os outros porque nos possamos ser pior ou melhor do que eles.
    Aluno:Fagner dos santos.sere 8°Ano"B"

    ResponderExcluir
  12. Eu entendi que devemos sre nós mesmos nunca imita os outros nunca dizer que voçe é melhor que os outros,todos são iguais nunca fica comparendo os outros pelo que é ou pela sua aparencia.7 c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que não devemos julgar as pessoas antes de consertar nossos própios erros por isso vamos reparar primeiro em nós e depois nas pessoas.Aluna: leticia.Ano :7 ano B

      Excluir
    2. Não devemos julgar as pessoas sem conhecelas porque as vezes sem conhecelas ajulgamos.Daniella 7º ano 'B'.

      Excluir
    3. Bom!Olha a ortografia. Sirléia - 7C
      Bom! Letícia - 7B
      Bom!Olha a ortografia.Daniela- 7B

      Excluir
  13. EU ENTENDI QUE NÓS DEVEMOS SER QUEM SOMOS E NÃO O QUE OS OUTROS QUEREM QUE A GENTE SEJA.E QUE NINGUÉM É INFERIOR O SUPERIOR DO QUE OS OUTROS E NÃO EXISTE NINGUÉM PEQUENO E NINGUÉM GRANDE TODOS SÃO IGUAIS NA VIDAS.MILENE 7 ANO 'B'

    ResponderExcluir
  14. Ana Paula Viera Marques 8°B20 de setembro de 2012 às 14:41

    ameei o texto
    porque fala da realidade da nossa vida,muitas vezes nos se achamos inferiores perto de algumas pessoas e quando isso acontece estamos muitos errados porque Deus so mudou cada um por fora mas por dentro somos todos iguais pra Deus nunca devemos reclamar por ser-mos diferente as vezes por que conserteza Deus sabe ele fez!

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei do texto porque ele fala sobre as pessoas q tem pessoas q se sente inferior as outras mais ela pode ser igual ou diferente mais ela nunca vai ser inferior porque deus ve as pessoas iguais não diferente com a aparencia mais sim com o que tem dentro :D

    ResponderExcluir
  16. EU EMTEMDI QUE NIGUE È IGUAU A NIGUE DEUS FES CADA PESOA DO SEUO GEITO ALAN HENRIQUE 7ANO B

    ResponderExcluir
  17. Tem pessoas q acha ser melhor do q DEUS mas si naum fosse por ele essa pessoa naum existia
    E o homem desipsionar deus.
    DEUS num estralar de dedo o mundo se acaba

    ALUNO:Kauê Alves Braga 7 ano B

    ResponderExcluir
  18. MARIA GABRIELE SPINA DE OLIVEIRA 8 ANO B21 de setembro de 2012 às 15:30

    Não podemos se sentir superior a niguem, porque nos samos todos imguais, o homem foi feito a semelhança de Deus, e tambem não somos inferiores a nimguem, devemos tratar todo mundo ingual.

    ResponderExcluir
  19. o texto fala sobre como as vezes nos sentimos inferior as pessoas isso e uma de nossas falhas não podemos sentir assim não importa ser rico pobre feio ou bonito bem vestido ou mal vestido Deus te fez para vencer pois o que importa e o que você tem dentro não fora
    Amanda Cristiny da silva 8 ano b

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. eu entendi que todos somos importante não importa as diferenças e não é por isso q somos inferiores a ninguem pois diferença pode ser uma virtude...

    NOME: KAIQUE CALDATO
    SÉRIE: 7 ANO B

    ResponderExcluir
  22. eu entendi que todos noz somos diferentes um dos outros rico pobre,loiro ruivo,moreno preto, você precisa ser você mesmo e não se sentir inferior perto de outra pessoal não importa classe social, não importa a altura você não é inferior e nem superior a ninguém todos somos diferentes ou iguais ? difícil saber não é.
    nessa vida você tem que ser oque você é realmente e não querer ser outra pessoal e sim você tem que ser você mesmo

    Fabricio 8º Ano Bª

    ResponderExcluir
  23. Isto é uma lição, porque não podemos querer parecer o que não somos, sendo nos mesmos conquistaremos muito na vida, porque o que vale não pe aparecia e sim caracter

    SUELEN MARGONARI - 8ºano'B'

    ResponderExcluir
  24. Devemos sempre ser nos mesmos porque nao tem ninguen igual ao outro por essa diferença devemos fazer valer para mostrar o que de melhor temos.


    ALUNO;WELLINGTOM
    7ANO B

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto é muito interressante por que fala que a gente é único não existe ninguém igual a nós mesmo.As vezes você se pergunta por que eu sou diferente dele a gente é igual , na minha opinião somos iguais e diferentes de todos eu sou única você é única nós somos únicos. para min não existe ninguém maior que ninguém mas sim todos somos iguais. mas só você tem o seu jeito de ser.
      aluna:ALINE MENDES SOARES.
      série: 8 ANO 'B".

      Excluir
  26. AMANDA DA SILVA CORREIA.24 de setembro de 2012 às 05:36

    Eu achei esse texto muito legal por que fala que a gente não é igual a ninguém somos diferentes somos iguais só na aparência mas no jeito de ser de agir de ser você somos exatamentes diferentes.Mas tudo é assim mesmo a vida é assim somos assim.
    aluna:AMANDA DA SILVA CORREIA.
    série: 8 ANO "B".

    ResponderExcluir
  27. Eu etendi que nao devemos se sentir superior a inferior a ninque devemos ser nos mesmos seja em qual situacão estiver.

    ResponderExcluir
  28. Amanda da silva correia24 de setembro de 2012 às 05:39

    Então esse texto éle é muito bom lendo ele eu persebi que ninguem é melhor que ninguém então pra que querer se achar sendo que deus criou um igual o outro.
    Aluna=Amanda da silva correia
    Série=8 ano A

    ResponderExcluir
  29. na minha opiniao nimguem é melhor do que nimguem porque todo mundo é igual nimguem é inferior e nimquem é superior ex:eu sou unica e autentica isso é tudo que nós precisamos para saber que nós não somos melhor e nem pior do que nimquem.
    aluna:beatriz maria
    8 ano b

    ResponderExcluir
  30. geovana carvalho dos santos24 de setembro de 2012 às 07:02

    eu gostei desse texto ele ensina a importância

    da gente ser a gente mesmo se a gente for querer

    ser o que os outros são a vida naõ vai ter graça

    todos serem iguais devemos ser a gente mesmo

    apesar de outras pessoas serem melhores de

    situações do que a gente merecemos a vida que

    DEUS nos deu mais para frente veremos se a

    gente vamos mudar a nossa situação de vida.

    aluna:geovana carvalho dos santos
    série:8º ANO B

    ResponderExcluir
  31. geovana carvalho dos santos24 de setembro de 2012 às 07:09

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. geovana carvalho dos santos24 de setembro de 2012 às 07:11

    na minha opinião eu acho que todos tem que ser

    diferentes pois niguem tem que ser igual um com

    os outros se DEUS quis que nós fossemos

    deferentes vamos seguir a vontade dele é claro.

    aluna:geovana carvalho dos santos

    ResponderExcluir
  33. eui entendi que nao devemos nos sentir maior que ningue e nem menor que ninguem por que todos e devemos respeitar todos igualmente com sicerridade e verdade.
    aluna=juliana
    serie 8º"A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto quer dizer que nao a ninguem maior que ningue somos todoa iguais um acopia do outro nao fisica mas memtau

      Aluno:wilgner andreassa da silva

      7°"B"

      Excluir
    2. Bom!Olha a ortografia.Juliana - 8ºA
      Bom!Olha a ortografia.Wilgner - 7ºB

      Excluir
  34. EU EM TENDI QUE SAMULAI VEIO VER O MESTRE SAZ E TAMBÉM NÃO TEM NIGUEM TEM QUE SÓ A PESSOA É MAIS PEQUENO E VOCÊ MAIS ALTO TODO MUNDO É IGUAL E NÃO TEN NIGUEM DIFERENTE TODO MUNDO NACEU IGUAL.IVAN JUNIOR DE SOUZA ALVES

    ResponderExcluir
  35. EU GOSTEI DO TEXTO, PORQUE FALA COMO A GENTE DEVE SER, SER COMO A GENTE É MESMO, E GOSTAR DE SI PRÓPRIO,

    ResponderExcluir
  36. Nos somos pessoas capazes de sermos felizes basta sermos nos mesmo agir de forma linpa tratar todos iguais. Somos pessoas de grande inportancia temos que amar nos mesmo, isso foi o que o texto me passo Parabenizo o autor muito bom hehehe
    Aluno:Cleverson Cassimiro Pereira 7ºanoB

    ResponderExcluir
  37. o texto fala que devemos ser nos mesmos e gostar de nos mesmo e dos nosos amigos
    nos todos somos alegres e devemos ser assim para o mundo crecer feliz.
    aluna:shelida jardim vitorino.
    serie:8°ano"A".

    ResponderExcluir
  38. O texto ensina a gente ser nos mesmo não devemos ser d geito dos outros, a outra pessoa pode ser chique pode ser legal mas eu sempre devo ser do meu jeito devemos gostar de nossos amigos do jeito que eles são e os nossos amigos também devem gostar do jeito que nos somos não importa o jeito que nos somos.
    Aluna: LOEIDY PAULA
    Série: 8° ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que a gente deve ser nos mesmo a gente nao deve querendo ser outra pessoa deus nos vez assim .
      assim nos seremos ate morrer a gente nao pode ver uma pessoa bonita ou inteligente a gente tem que ser a gente mesmo
      ALUNA;CRISTYNA SERIE;7ºC

      Excluir
  39. na miha opinião tem que acreditar em si mesmo tem
    que sorrir e agradecer a vida maravilhosa que nos
    temos acrediitar em si messmo é gostar de si mesmo de se feliz amar ao outro namorar e curtir
    a vida

    aluna daiany 7 anno b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que um samurai se sentiu inferior a um mestre,mas ninguem é inferior a ninguem.Ninguem é mais alto e mais baixo,ninguem é superior ou inferior.Douglas 8ºB

      Excluir
  40. A IMPORTÂNCIA DE SER VOCÊ MESMO
    Eu entendi que devemos ser nós mesmos não importa se somos inferiores ou superiores ,o que importa é sermos importantes para a natureza .

    DOUGLAS 6º ano c .

    ResponderExcluir