terça-feira, 6 de março de 2012


                                              
A ARTE DE JULGAR OS OUTROS
Eram dois vizinhos. Um deles comprou um coelho para os filhos. Os filhos do outro vizinho também quiseram um animal de estimação. E os pais desta família compraram um filhote de pastor alemão. Então começa uma conversa entre os dois vizinhos: 
- Ele vai comer o meu coelho! 
- De jeito nenhum. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos "pegar" amizade! 
E, parece que o dono do cão tinha razão. Juntos cresceram e se tornaram amigos. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças, felizes com os dois animais. Eis que o dono do coelho foi viajar no fim de semana com a família, e o coelho ficou sozinho. 
No domingo, à tarde, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche tranqüilamente, quando, de repente, entra o pastor alemão com o coelho entre os dentes, imundo, sujo de terra e morto. Quase mataram o cachorro de tanto agredi-lo, o cão levou uma tremenda surra! Dizia o homem: 
- O vizinho estava certo, e agora? Só podia dar nisso! 
Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora? Todos se olhavam. O cachorro, coitado, chorando lá fora, lambendo os seus ferimentos. 
- Já pensaram como vão ficar as crianças? 
Não se sabe exatamente quem teve a idéia, mas parecia infalível: 
- Vamos lavar o coelho, deixá-lo limpinho, depois a gente seca com o secador e o colocamos na sua casinha. E assim fizeram. 
Até perfume colocaram no animalzinho. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças. 
Logo depois eles ouvem os vizinhos chegarem. Notam os gritos das crianças. 
- Descobriram! 
Não passaram cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta, assustado. Parecia que tinha visto um fantasma. 
- O que foi? Que cara é essa? 
- O coelho, o coelho... 
- O que tem o coelho? 
- Morreu! 
- Morreu? Ainda hoje à tarde parecia tão bem. 
- Morreu na sexta-feira! 
- Na sexta? 
- Foi. Antes de viajarmos, as crianças o enterraram no fundo do quintal e agora reapareceu! 

A história termina aqui. O que aconteceu depois fica para a imaginação de cada um de nós. Mas o grande personagem desta história, sem dúvida alguma, é o cachorro. Imagine o coitado, desde sexta-feira procurando em vão pelo seu amigo de infância. Depois de muito farejar, descobre seu amigo coelho morto e enterrado. O que faz ele? Provavelmente com o coração partido, desenterra o amigo e vai mostrar para seus donos, imaginando o fizessem ressuscitá-lo. E o ser humano continua julgando os outros.
Outra lição que podemos tirar desta história é que o homem tem a tendência de julgar os fatos sem antes verificar o que de fato aconteceu. Quantas vezes tiramos conclusões erradas das situações e nos achamos donos da verdade? Histórias como essa, são para pensarmos bem nas atitudes que tomamos. Às vezes fazemos o mesmo

121 comentários:

  1. daiane da silva série: 8º ano B7 de março de 2012 às 06:04

    O homem sem saber da história já foi agredindo o cão sem saber que o cão só queria ajudar amigo coelho que estava morto.por isso que a gente não pode julgar as pessoas sem antes de saber da história.

    daiane da silva série:8° ano B

    ResponderExcluir
  2. juliana Bolletty 8º ano B7 de março de 2012 às 06:07

    este texto e muito interessate,porque fala de um coelho que e um animal de extimaçao,e um casal de pastor alemao e um animal de extimaçao

    ResponderExcluir
  3. Gostei é um texto interessante pois o vizinho não escutou o outro vizinho e depois ficaram com medo que o dono do coelho ficasse com raiva deles.
    Aluna:Angelica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei esse texto fala sobre um cachorro e um coelho que eram muito amigos.
      e quando o coelho morreu o cachorro levou ele ate a porta do seu dono mas o dono do cachorro achou que quem tinha matado o coelho era o cachorro mas o coitado do cachorro levou uma surra sem ter culpa,e o pobre do cachorro queria que seu dono ajudasse o coelho.
      entao com esse texto da para ver que todas as pessoa deve olhar primeiro antes de fazer mau aos outros.
      aluna:Angelica Almeida Ambrozio.
      serie:7 ano b

      Excluir
  4. Este texto é muito criativo pois vala do valor da amizade que o cachorro(pastor alemão)tinha pelo coelho,pois sentiu sua valta eo achou e seus donos jugou ele de ter matado não sabendo nada do que tinha acontecido e espancando o cachorro sem ter feito mal algun por isso antes de julgar ve se é preciso
    aluna*Elizane silva dos santos
    9 ano 'b

    ResponderExcluir
  5. Aluno: Cleverson Cassimiro Pereira
    serie:7°anoB
    Esse texto tenta nos mostra o valor sentimentais dos animais ,as vezes fazemos atitudes que podem prejudicar a vida deles e muitas vezes pensamos que eles não entendi, mais na verdade ele senti ele chora ele ri fica alegre .As vezes temos que deixar de ser duro não só com animais mais com agente mesmo , devemos ser amigos e estender a Mao quando preciso .

    ResponderExcluir
  6. Uma grande prova de amor dos dois animais ,e um poco de ódio do dono do cachorro , um poco injusto da parti do dono do cachorro ele ter maltratado o cachorro sem amenos saber o que o cachorro fez , o animal tava tentando demonstrar uma grande prova de amor pelo coelho pois ele deveria esta sofrendo pois não sabia o que levou a morte do coelho então foi pego o coelho e levo ate seu dono pra ver se eles faziam alguma coisa, o que eles féis só foi maltratar o cachorro totalmente inocente sem nenhuma noção do perigo
    Aluna: Cleyciane Cassimiro Pereira serie 9°A

    ResponderExcluir
  7. Esse texto é interessante,pois mostra que não podemos julgar as pessoas sem nem mesmo deixar a pessoa se explicar ou saber do fato que realmente aconteceu.


    Maria gabriely Posse,8° ano "b"

    ResponderExcluir
  8. esse texto e muito interesante pois nos mostra a realidade de nos seres humanos em relaçao ao respeito emtre nos mesmos,que julgamos um aos outros sem ter certeza do ocorrido deixando nos guiar somente pelas aparencias!!!



    bruno posse coutinho,8° ano "B"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os animais dao prova de que eles sao melhores do que nos... Eles se comportam e ainda assim nos culpamos eles de tudo que acontesse...Os animais sao fieis de todos os lados que olham ainda mais com os amigos deles desde de infancia..Mas o seres humanos nem fazem ideia de isso possa ser de fato algo inusitado de nosso cotidiano mas mesmo assim nos julgamos tudo errado...E assim e a nossa vida, julgando errado e aprendendo cm a vida.. 'aluna :Jamilly Kemilly ano:9A

      Excluir
  9. A história é muito bonita, mostra que até os animais tem uma amizade mundo profunda!
    O cachorro ao não ter encontrado o seu melhor amigo foi procura-lo ao ver ele morto com certeza ele ficou muito triste.
    Daiary
    9° ano B

    ResponderExcluir
  10. JORGE ANTONIO FIUZA LEITE

    EU GOSTEI PORQUE NA VERDADE O CACHORRO E O COELHO ERA MUITOS AMIGOS ELES VIVEU SUA INFACIA JUNTOS E ATE QUE UM DIA O COELHO MORREU E ENTÃO O AMIGO CACHORRO FOI FAREJANDO ATE QUE ENCONTRO O COELHO MORTO E DESENTERROU E FOI ATE A PORTA DO OUTRO VIZINHO E O VIZINHO PENSOU QUE O CACHORRO TINHA MATADO O COELHO E DEU UMA SURRA NO COITADO DO CACHORRO AGENTE TEM QUE SABER PRIMEIRO PARA DEPOIS JUGAR.

    ResponderExcluir
  11. muito trite.......... o texto por que fala sobre........ o coelho ...............que morreu.....sem saber......... o motivo de sua..........morte gostei da parte que........o.....outro vizinho.......... vem.... e conta toda a história............e todos ficam sismados. ALUNA:geovana carvalho dos santos. 8ºB

    ResponderExcluir
  12. È muito triste,porque eles eram amigos desde da infância,e o seu amigo foi procura-lo até que o acho,o coelho morreu e o cachorro veio ate a porta com o coelho nos dente,para a familia ver o que tinha acontecido com o coelho.
    Vanessa Bergamo dos Santos 9 ano "A"

    ResponderExcluir
  13. É muito triste por que quamdo eles eran des de pequenos au um dia o coelho morre e o cachoro aparese com o coelho nos den tes e o dono do coelho pensou que o cachoro matou o coelho.
    wilgner 7 ano B

    ResponderExcluir
  14. É muito triste por que eles cresceram junto e depois de adulto matou o coelho.
    Aluno:Michael Douglas 8º ano A

    ResponderExcluir
  15. o homem tem a tendência de julgar os fatos sem antes verificar o que de fato aconteceu. A história termina aqui. O que aconteceu depois fica para a imaginação de cada um de nós.
    aluna:Shélida jardim.
    serie:8 ano "A".

    ResponderExcluir
  16. Já pensaram como vão ficar as crianças?
    Não se sabe exatamente quem teve a idéia, mas parecia infalível:
    Eram dois vizinhos. Um deles comprou um coelho para os filhos. Os filhos do outro vizinho também quiseram um animal de estimação.
    aluna:LOEIDY PAULA.
    série:8 ANO "A".

    ResponderExcluir
  17. E muito interressante por que esse texto serve de lição pra nois mesmos amigos animais um mata o outro o interressante e como os fatos acontecem .isso serve de lição pra nós saber como as cosas acontecem com nois e com os outros e uma coisa triste mais e uma lição pra nois mesmo.
    aluna:ALINE MENDES.
    SERIE:8 ANO "B".

    ResponderExcluir
  18. È tem muita crianças que se morrer algum animal seu de estimação, pode ser que a crinça fica ate duente.
    E este texto retreta tambem para nos uma lição para nos vermos como eles são amigos!
    Vanessa Bergamo Dos Santos!!!
    9 ano "A"

    ResponderExcluir
  19. Os animais que ele são muito melhor do que os seres humanos.
    as vezes fazemos atitudes que podem prejudicar a vida deles e muitas vezes pois o vizinho não escutou o outro vizinho e depois ficaram com medo que o dono do coelho ficasse com raiva deles.
    Aluna: Paola Lagasse Alves
    serie:8ºano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei muito importantes por que esta història fala de animais. eu entendi que o filho do vizinho queria um coelho opai foi e comprou o coelho mas o filho do outro vizinho tambem queria um coelho o pai dele foi e comprou um coelho melhor que o do vizinho ovizinho foi reclamr que iria comer o coelho dele, ovizinho disse que eles iriam cescer juntos e iriam ficar amigos.
      aluna:SUELEN MARGONARI.serie:8 ano b.

      Excluir
  20. o homem tem a tendência de julgar os fatos sem antes verificar o que de fato aconteceu. A história termina aqui. O que aconteceu depois fica para a imaginação de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  21. O homem sem saber da história já foi agredindo o cão sem saber que o cão só queria ajudar amigo coelho que estava morto.por isso que a gente não pode julgar as pessoas sem antes de saber da história.

    ResponderExcluir
  22. o homem tem a tendência de julgar os fatos sem antes verificar o que de fato aconteceu. A história termina aqui. O que aconteceu depois fica para a imaginação de cada um de nós.(ariquel 8 ano a

    ResponderExcluir
  23. O homem sem saber da história já foi agredindo o cão sem saber que o cão só queria ajudar amigo coelho que estava morto.por isso que a gente não pode julgar as pessoas sem antes de saber da história.
    eric 8 ano a

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante, entendi que o homem jugava antes de ver o que realmente aconteceu , e esse texto tem dizer para nós
    que quando algo acontece não podemos ir julgando o outro sem saber exatamente o que aconteceu. Muito interessante!!!

    Lucas Carneiro da Silva 8º ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que foi interecante e muito cruel porque os dois creserão junto e depois em uma bricadeira matou o cuelho e depois a familia achol o coelho morto e as crianças ficaram tristi por que ceus animais de istimação moreu pelo cachrro do visinho. Alexandre 8º Ano B

      Excluir
  25. O texto geralmente fala sobre como julgar as pessoas pelo os atos de fazer algo errado é interessante pois da uma lição de moral do eulirico


    Aluno: Luiz Fernando Pirelli 9º ano B

    ResponderExcluir
  26. parabens professora Nair pela sua dedicação espero que seja um dia homenageada pelo seu esforço e que seus alunos vejam como é bom ter uma professora dedeicada como você . Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha amiga pelo carinho e amizade que tens para comigo.

      Excluir
  27. Anônimo bom na verdade muita das vezes um animal mostra que pode faser mais amizade doque nós seres humanos, porque as vezes por conta de qualquer bestera nós virammmmos acara pra nossos,vizinhos.
    Aluna:Josiele silvestre de jesus calossa
    Ano:9º A.

    ResponderExcluir
  28. Eu acho que as pessoas, tem que ser ingual os animais, eles são amigos em todas as horas, os humanos só sabe brigar com as pessoas, que não merese. Então se as pessoas, tem que se espelhar mesta hitória.
    Aluno:Derik Bruner Ramos Fongaro.
    9ºAno "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que as pessoas, deveriam pemssar mais antes de fazer seus atos.Por que as vezes fazem as coisa sem pensar como:se alguna coisa que nos pertence some, não devemos culpar uma pessoa sem saber se foi ela, isso é muito errado. Daniella 7º Ano B

      Excluir
  29. Acho interessante,pois mostra a arte de quem julga sem saber a hitória verdadeira e julga pelo que vê(as aparências),e mostra a verdadeira amizade entre seres humanos.


    Maria gabriely posse,8°"b"

    ResponderExcluir
  30. gostei esse texto fala sobre um cachorro e um coelho que eram muito amigos.
    e quando o coelho morreu o cachorro levou ele ate a porta do seu dono mas o dono do cachorro achou que quem tinha matado o coelho era o cachorro mas o coitado do cachorro levou uma surra sem ter culpa,e o pobre do cachorro queria que seu dono ajudasse o coelho.
    entao com esse texto da para ver que todas as pessoa deve olhar primeiro antes de fazer mau aos outros.
    aluna:Angelica Almeida Ambrozio.
    serie:7 ano b

    ResponderExcluir
  31. EU gostei desse texto por falou da injustiça que
    o cachorro sofreu os mal tratos do donos por
    que foi tentar ajuda um amigo e o levou ao seu dono para ver se conseguia salva seu amigo e os donos pensaram que o cachorro o matou o coelho
    aluna=juliana guimaraes lima
    8°a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que esse texto diz tudo sobre a confiança que texto e a mania de jugar tudo antes de saber o que acontenceu verdadeiramente.
      Aluna: Solange
      8º ano A

      Excluir
  32. Achei que esse texto diz sobre a confiança que temos diante de uma cituação como essa e principalmente a mania que temos de jugar, e nos não devemos fazer isso por que precisamos saber os fatos.
    aluna: Solange
    8º ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa legal só que não gostei da parte que o coelho morreu, mas o cachorro não teve culpa de nada mas no fundo no fundo eu gostei.Aluna:Maria Leticia.7ºANO B

      Excluir
  33. Esse texto é interessante porque o cachorro estava procurando o seu amigo de infância depois de tanto farejar acha o seu amigo morto e enterrado e desenterra o coelho e vai mostra o dono do cachorro e leva uma tremenda surra sendo que ele não tinha culpa de nada,quem tinha culpa era as crianças que enterrou o coelho vivo e ele morreu e o cachorro sentiu muita falta do seu amigo de infância.

    ResponderExcluir
  34. aluno:Bruno Rogerio .7ºANO B
    aluno que escreveu este comentário acima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o texto muito interessante porque é uma lição de vida para cada um de nós pois nos ensina a não tirar conclusões precipitadas em certa situações.


      Aluna=Núbia
      Série=8° ano A

      Excluir
  35. uma amizade de infancia de um cachorro e um coelho e um dia o dono de seu coelho foi viaja e deixou o coelho e todo os dias os dois ia ao quintal de cada um no dia seguinte o cachorro sentiu falta do seu amigo e foi preucurar e achou ele enterrado no chão pegol e levou ate sua casa e o dono ficou com raivar e espancou o coitado sem saber o que acomtecel e poriso não devemos bater xinga antes de saber as coisas.
    rafael 7b

    ResponderExcluir
  36. eu entendi que os visios tinha uma com fiansa nos animas mas tudo por uma jiagen acabou dando uma grande com fusao mas poriso você nao precisa de ter que nao com fiar mos seus visios,por que sem eles você nao e nada.
    Aluna:patrcia estok.
    9ano:b.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que tinha dois vizinhos e um deles comprou um coelho e outro comprou um pastor e os dois comessaram a brigar por causa cão que ia comer coelho o dono do cão falou quando eles iam faser as pases quando cresser o dono do coelho sai para passear e o coelho morreu e o cachorro pegou ele na boca e levou o coelho para o seu dono e dono do cachorro bateu tato nele que ele ficou doente porisso que agente não podemos acusar as pessoas sem saber o que ela fez RODRIGO 8ªb

      Excluir
    2. Ótimo! Para Patricia do 9ºB

      Parabéns! Para Rodrigo 8ºB

      Os Dois por favor olhe a ortografia.

      Excluir
  37. Esse texto é muito criativo pois ve
    que a amizade dos animais são muito profunda e mostra que o homem devia ser igual a eles concerteza a hora que o cachorro desenterou o coelho levou para o seu dono pensando que talvez o coelho pudesse viver de novo é uma história triste mais mostra o amor e a amizada que eles tem um pelo o outro
    Elizane silva dos santos 9ano b

    ResponderExcluir
  38. Ana paula vieira marques 8 ano B1 de abril de 2012 às 07:56

    muito interesante esse texto soque o coelho nao tinha nada a ver com a atitude do dono , é muito dificil uma convivencia entre um CACHORRO e um COELHO conviver juntos desde pequenos! e no fim o coelho acabou sendo morto por outro cachorro triste quando o cachorro descobriu a morte do seu amigo !triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que tinha dois vizinhos e um deles comprou um coelho e outro comprou um pastor e os dois comessaram a brigar por causa cão que ia comer coelho o dono do cão falou quando eles iam faser as pases quando cresser o dono do coelho sai para passear e o coelho morreu e o cachorro pegou ele na boca e levou o coelho para o seu dono e dono do cachorro bateu tato nele que ele ficou doente porisso que agente não podemos acusar as pessoas sem saber o que ela fez.

      nome:alex alves barreira

      data:02/04/12

      serie:7 ano B

      Excluir
    2. Parabéns! Para Ana Paula - 8º B
      Ótimo! Para Alex Barreira - 7º B
      Olha a ortografia Alex

      Excluir
  39. É muito interessante por que os animais eram super amigos e do nada o cão aparece com
    o seu amigo na boca.e seu dono sem nem ao menos verificar o caso da um corretivo em seu animal ou seja isso é um absurdo!

    ass:deyse gabriela ynácio de mello 7° "b"

    ResponderExcluir
  40. E uma hitoria muito bonita de dois amigos de infancia que cresceram jumtos um cachoro e um coelho.um dia a familia do coelho sai e deixa o coelho e ele morre e o cachoro leva toda a culpa e assim que fazemos julgamos os outros sem menos saber o que realmente acomteceu.
    E isso que eu entendi do texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não podemos julgar o proximo antes de julgar a si mesmo.. jefferson cardoso 9°a

      Excluir
  41. DURANTE A MINHA leitura DESSE TEXTO EU PERCEBI QUE OS ANIMAIS TAMBEM TEM UM JEITO DE SE COMUNICAR,NÃO SÓ NO MUNDQ DELES, MAS TAMBÈM NO NOSSO O QUE O CACHORRO QUIS DEMONSTRAR FOI QUE AO CHEGAR NO LOCAL E SE DEPARAR COM O COELHO MORTO ELE QUIS INFORMAR AO SEUS DONOS QUE O COELHO ESTAVA MORTO SEM VIDA E A SUA AMIZADE TINHA ACABADO ALI. LUCCILENI 7° B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ENTENDI QUE NUNCA SE PODE JUGAR SO OUTROS SEM SABER SEM ANTES TER PROVA QUE FOI.NÃO SE DEVE JUGAR A PESSOA SÓ POR QUE ELA ESTAVA NA HORA EM QUE ACONTECEU

      WESLEY ESTENIER NERO 8º B

      Excluir
    2. Parabéns! Lucileni do 7º B

      Muito Bom ! Para Wesly E. Nero 8º B

      Excluir
  42. EU ENTENDI QUE TODOS OS SERES HUMANOS CONTINUA JULGANDO, A LIÇÃO QUE PODEMOS TIRAR DESSE TEXTO E QUE O HOMEM TEM O COSTUME DE JULGAR OS FATOS SEM ANTES SE VERIFICAR. ALUNA,DEISE KELLY 9ºANO B.

    ResponderExcluir
  43. EU ENTENDI QUE NÃO DEVEMOS JULGAR O FATO SEM SABER DA VERDADE, QUANTAS VESES NOS ERRAMOS DE JUGAR SEN SABER DO OUTRO LADO DA HISTÓRIA ,LEVAMOS ISSO COMO UMA LIÇÃO DE VIDA.
    NOME;CAROLAINE SIVA DOS REIS
    SERI;9°ANO B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não podemos julgar o proximo se não temos uma certeza então vamos pensar antes de julgar o proximo para não cermos desqualificados...Marciel Abdias 9°A

      Excluir
  44. EU achei esse texto triste,porque não devemos julgar as coisas pelo que estamos vendo,porque as vezes o nosso julgamento pode estar errado.Por isso não devemos nunca jugar as pessoas porque não sabemos o que realmente aconteceu com essa pessoa..........JULIANA...9 ANO 'A'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto fala que não podemos julgar os outros antes sem nos julgar mesmo.
      porque as pessoas,não gosta de se julgaldas,mas sim de julgar os outros devemos dar o respeito e de recebe-lo por isso devemos aprender como tratar os outros e eles tem que aprender o mesmo.
      aluna:BEATRIZ MARIA.
      serie:8 ANO "B".

      Excluir
    2. Parabèns!! Juliana do 9º A

      Parabéns!! Beatriz Maria - 8º B

      Excluir
  45. a vida e assim diz o poeta
    E, parece que o dono do cão tinha razão. Juntos cresceram e se tornaram amigos. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças, felizes com os dois animais. Eis que o dono do coelho foi viajar no fim de semana com a família, e o coelho ficou sozinho.
    No domingo, à tarde, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche tranqüilamente, quando, de repente, entra o pastor alemão com o coelho entre os dentes, imundo, sujo de terra e mortotodos sabemos, um parque cheio de pessoas estranhas não é um lugar adequado para crianças brincarem sozinhas.

    ResponderExcluir
  46. o texto nos diz que devemos ter cuidado com os sentimentos de todas as pessoas e até mesmo dos animais pois eles tambem tem sentimentos.
    elaine cardoso rodrigues 9 ano b.

    ResponderExcluir
  47. eu entendir que nao podemos jugar as pessoas antes de conhecer o seu verdadeiro carater nao gostamos que ninguem juga nos enton nao vamos fazer o mesmo com as pessoas .aluna michele reis 7ºc

    ResponderExcluir
  48. Eu achei esse texto interessante por que fala de dois amigos animais e um certo dia o cachorro apareceu com seu amigo coelho morto na sua boca e foi mostrar ao seu dono e ele pensou que tinha sido o cachorro que tinha matado mas não tinha sido ele mas sim as crianças e por isso que não devemos julgar as pessoas sem antes saber a situação.
    aluna:Daiane da silva .
    série:8 ano "B".

    ResponderExcluir
  49. Eu achei o texto muito legal, os donos não acreditava que os animais podiam ter aquela amizade tão próxima,o cão ao não ver o seu amigo resolveu então procura-ló ao ver seu amiguinho morto ficou muito triste tirou ele da cova, os seus donos pensaram que ele tinha o seu amigo mais na verdade ele só queria ajudar.
    DANIELA PROENÇA DE SOUZA
    9° ano B

    ResponderExcluir
  50. Nesse texto podemos observar que nunca podemos julgar pela aparencia,porque se falamos tudo que pensarmos podemos ser julgados e pagar um preço muito alto.Aluna=geilica de oliveira galdino 8°"A"

    ResponderExcluir
  51. eu acho que o dono do cachorro jugou ele mal .pessoas que tem tendencia de jugar sem antes verificar o que aconteceu. nunca admite que esta errado.
    ALUNA;JESSICA RUFATTO
    9ANO:A.

    ResponderExcluir
  52. eu achei o texto muito interessante porque
    ele fala sobre a amizade do cachorro eo coelho e quando o coelho morreu o cachorro foi desenterrra seu amigo e vai mostrar para seu dono imaginando que o fizessem ressucita´-lo
    o ser humano continua julgando os outros sem sabe primeiro o que ele feiz aluna; cristina
    serie;7ano c

    ResponderExcluir
  53. eu adorei o texto a arte de jurgar os outro eu achei iteresante ue costei muito desse texto que ele isina a gente a não agir sem prova sem sabe tem pessoas que junga o outro sem prova como a istória dos dois vizinhos que um comprou um coelho e o outro um cachorro de um pastor alemão e des dai comesou as itrigas covesa .final sere7c nome andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendi que devemos pensar antes de fazeer os nossos erros e isso é um exemplo,não por que é um pastor alemão e um coelho do mesmo jeito são amigos mesmo que um odeie o outro e o homem foi muito errado a pastor alemão só queria ajudar e nada mais disso mas o homem já foi e deu umas surra no coitado que não tem culpa de nada.então isso serve para todos,vamos pensar antes de fazer coisa errada.

      aluna:simone 7°ano"C"

      Excluir
  54. Esse texto fala que não podemos julgar os outros antes sem nos julgar mesmo.
    porque as pessoas,não gosta de se julgaldas,mas sim de julgar os outros devemos dar o respeito e de recebe-lo por isso devemos aprender como tratar os outros e eles tem que aprender o mesmo.
    Gean souza de melo
    8°ano "A"

    ResponderExcluir
  55. o texto fala sobre Ninguém é juiz em causa própria, porque é mais dificil julgar a si mesmo do que julgar os outros, por isso não julgem, para nunca serem julgados. Não condenem, para não serem condenados. ALUNO:DHIEURY DA SILVA 9ANO A

    ResponderExcluir
  56. eu entendi que devemos pensar antes de fazer os nossos erros e nem por isso devemos agir desse jeito com violencia.não é porque que o cachorroeo coelho não se dão bem do mesmo jeito um gosta do outro. o pastor alemão de tanto caçar o coitado do coelho ele encontra e ainda morto,essa historia é muito triste e o que mais dói na gente é o pastor que levou uma surra e o coelho que infelizmente morreu.

    aluna:simone 7º"C"

    ResponderExcluir
  57. Eu entedi que no domigo,o dono do cachorro e a familia tomavam um lanche traqüilamente,quando,de repente,entra o pasto alemao com o coelho.adriele 7 ano C

    ResponderExcluir
  58. thomas jeffrson pf 9anoAº18 de abril de 2012 às 11:20

    O texto quer diser que nunca devemos jugar as pessoas ou ate mesmo animais por o que achamos que ele fez de errado ou nao se nao erramos nao devemos jugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida essa história foi inesquesivél para mim,tem muitas pessoas que não proucura saber que fato esta acontecendo ja vai logo com iguinorancia não pensado nas concequencia, até mesmo com os animais, com qualquer pessoa ou animal pode vitima de acusações sem te mesmo feito nada.
      Poliana Souza Passo
      8°ano B

      Excluir
  59. MARIA GABRIELE SPINA 8 ANO B18 de abril de 2012 às 13:40

    Eu EMTENDI QUE DEVEMOS OUVIR AS PESSOAS PRIMEIRO PARA DEPOIS AJIR ASVESES AJIMOS SEM PEMSAR NAS COMSEQUEMSSIA DOS NOSSOS ATOS AS VESES NOS SE DEIXAMOS LEVAR PELA COMVERSA DOS OUTROS MESMO NÃO SABEMDO SI E VERDADE OU MEMTIRA PRESISAMOS TER SERTESA PRIMEIRO E NÃO SI DEICHAR LEVAR. PRESISAMOS TER OPINIÃO PROPRIA, USAR A CABESSA PARA PEMSAR NOS NOSSOS ATOS.

    ASSINA=MARIA GABRIELE SPINA 8 ANO B

    ResponderExcluir
  60. bom em meu pensar cometerao uma injustica com o cachorro por ele nao ter como expricar o que realmente aconteceu . maS A GENTE VER TANTA INJUSTICA COM QUEM NAO PODE SE DEFENDE E EXPRICA OQUE DE FATO OCORREU O RESTA A FASER E A NOSSA PARTE SEMPRE SABER O PORQUE DOS FATOS OCORRIDO ALUNA MAYQUIELI 8 ANOa

    ResponderExcluir
  61. uma hitori muito trite a o cão achou o coelho morto oa donos nãodevia bater no cachoro o vizio ficou surpreso que ocoelho tinnha morido ppque ele tinha saido e o coelho estava vivo também não a motivo para o viziofigar alegre co a notisia do vizio sobre o oelho

    ResponderExcluir
  62. As vezes fazemos as coisas sem pensar sem saber se é verade e acreditamos em coisas que podem não estarem certas devemos pensar 3 vezes antes de fazer as coisas por que as consequencias não são muito boas e temos que dar valor nos verdadeiros amigos aqueles que sempre estão com voce

    victoria pepe 9 ANO B

    ResponderExcluir
  63. EU entedi que os animais tambem tem um geito de se comunicar e tambem eles quando gosta de uma pessoa esta amizade vai ficar para sempre assim como o coelho eo cachorro.MILENE aparecida de souza correia 7 ano B.

    ResponderExcluir
  64. Esse texto pode servir para cada um de nos porque muitas vezes agredimos as pessoas sem pensar, ai vem as consequecias muitos recebem consenhos mas não esta nem ai com as consequecias nos devemos pedir orientacão para pessoas que querem o nosso bem se fizermos alguma coisa errada devemos arrepender-se como aquele cachorro..ALUNA DAIANE SERIE 8 ano A

    ResponderExcluir
  65. Esse texo nos fala que nao devemos julgar os outros antes mesmo de conhecer, nos gostamos de julgar os outros mas nao gostamos que no julgue de forma alguma, devemos aprender como tratar as pessoas!
    aluno: Wellington peisino pereira 7°ano B

    ResponderExcluir
  66. esse texto fala que nao devemos jugar as pessoas pela aparencia nao devemos acreditar no que as outras pessoas dizem e sim conhecer pra depois jugar pra ver se tem carater e e legal como esse texto
    uma menino ja estudol com tal professore e fala que e chato e todos da sala agredita por que o menino ja estudol e nao devemos jugar as pessoas por uma menino fala devemos conhecer primeiro e depois juntar pela aparencia
    FABRICIO 8,ANO B

    ResponderExcluir
  67. Tudo aquilo que tem a verdade, sempre tem que a ver uma mentira. Por meio disso o homem acaba mentindo para si mesmo. Muitos são julgados pela sua aparência, outros pela convivência. Porém somos feitos cheio de aparências, umas diferentes das outras, como temos o mesmo diretos, não devemos nem julgar e nem ser julgado. Como podemos ver hoje em dia somos julgados a qualquer hora, mas não devemos perder o foco de seguir em frente.

    W. Mateus "9° Ano A"

    ResponderExcluir
  68. Eu entendi que quando julgamos o que julgamos ser óbrio.Quase nunca é verdade.Quando julgamos,quase sempre o fazemos com nossos sentidos.E sem ter o conhecimento de todo o contexto,nos falta compreender o que seja a transitoriedade da vida.por isso,na grande maioria das vezes erramos.

    Aluna=Adriane Posse 8 ano "B".

    ResponderExcluir
  69. Mas o mais importante é observar-se o respeito pelas opiniões e referências com que cada pessoa norteia sua vida.Não nos cabe o direito de julgar ninguém,porque sempre estaremos sendo julgados.A cada contestação nossa,podera caber uma contestação de alguém contra nós.
    Poderemos partilhar ou não de sua maneira de vida mas não condenar.
    ALUNA=Adriane Posse 8 Ano "B"

    ResponderExcluir
  70. maria gabriele spina de oliveira20 de novembro de 2012 às 14:57

    eu entendi q antes d jungar preçisamos saber oq realmente aconteceu,

    ResponderExcluir