quarta-feira, 4 de julho de 2012

Auto Reflexão

                           


Certa vez contei uma mentira a um homem. Ele respondeu dizendo me isto, 
- Todas as decisões que devo tomar serão baseadas nas suas palavras.
 
Desde então, eu só disse a verdade.
 
Certa vez reclamei de um presente que recebi, porque não era o que eu queria. Aquele que me presenteou percebeu o desapontamento em meus olhos e disse-me isto,
 
- Escolhi o presente mais valioso que poderia encontrar, porque achei que você deveria ter um deste.
 
Desde então, fico muito alegre com cada presente que recebo.
 

Certa vez um homem contou-me um segredo, o qual eu sussurrei baixinho no ouvido de um outro amigo. O homem disse-me isto, depois de ouvir seu segredo repetido, - A razão pela qual contei-lhe o segredo foi porque confiei em você, não em seu amigo.
 
Desde então, não confio assim tão facilmente.
 

Certa vez dei um presente a uma amiga e ela chorou. Me desculpei por ser um presente tão pequeno mas era o que eu tinha encontrado. E ela me respondeu,
 
- Não há nada de errado com o presente, estou emocionada porque você lembrou-se de mim.
 
Desde então, eu dou presentes freqüentemente.
 
Estava tentando apenas ser eu mesmo, passando despercebido sem chamar atenção. E me foi dito isto,
 
- O fato de você não se adequar faz com que você fique fora de tudo.
 
Desde então, eu penso sobre isto.
 

Eu sou o CENTRO de MEU UNIVERSO mas eu não vivo aqui sozinho.
 
Cada movimento que faço cria uma onda no oceano do outro.
 
Cada vez que respiro eu afeto todo o ar a minha volta.
 
Cada palavra que expresso bate no ouvido de alguém.
 
Aquilo que eu toco é sentido por outra pessoa.
 
Aquilo que faço, certamente afetará alguém.
 
O que não faço, também afetará pessoas.
 
Nós nunca sabemos a distancia realmente alcançada por algo que falamos ou fazemos até que nos retorne...
 
Todas as coisas na vida formam um círculo e estamos no meio dele, quer o vejamos ou não...
 
E tudo que devo fazer é criar agradáveis ondas, aquelas que envolvem calorosamente tudo em torno de mim, e que voltam suaves, fazendo por sua vez que eu crie, cada vez mais, ondas agradáveis.
 

"Tradução e adaptação de Sergio Barros"

15 comentários:

  1. Eu gostei bastante desse texto,pois nos faz refletir sobre o que fazemos ou deixamos de fazer,faça o que bem entender só não prejudique qum confia em vc... núbia...8 ano A

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que este texto nos mostrou que quando um amigo conta seu segredo para nos,é porque ele confia em não nos nossos amigos.Porque existe muitos amigos falsos.E também quando a gente ganha um presente por mais que ele seja pequeno pode valer mais do que um grande,e se ele não for o que queremos não precisamos deixar a pessoa que deu ver que a gente ficou chateado.
    Aluna:Angélica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano B

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que esse texto fala que quando um amigo conta um segredo é pq ele confia em vc e que sabe que vc ñ vai falar nada,e se vc contar pra alguém o segredo,quer dizer que vc é um amigo falso.E que tbm se uma pessoa te der um presente,ñ importa o tamanho importa se vcs são grandes amigos!!!

    Aluna:Simone 7º ano "C"

    ResponderExcluir
  4. esse texto comta das influencias de termos bons amigos e outra ,quando recepermos um presente nao importa o valor o importante é que a pessoa lembrou de gente
    Andréia da costa
    7 ano c

    ResponderExcluir
  5. eu percebi que o texto fala de uma menina que ganhou um presente que uma menina ganhou um presente de um moço e ela não gostou o moço percebeu nos olhos dela o moço falou que tinha comprado o presente mais caro que ela meresia ela passou a gostar de todos os presentes. flansualdo 7c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendi que quando um amigo conta algum segredo pra gente é por que ele confia na gente não em outra pessoa por isso quando um amigo contar pra voçÊ um segredo vamos respeita sabe por que nos não ir mos gostar de que ele nao guardasse com ele e saisse contando pra outra pessoa.e quando a gente ganhar um presente não importa o que for o importante que foi de coração aluna:daiane da silva série:8ano"B"

      Excluir
    2. Bom!Flansualdo..7C Olha a grafia.
      Ótimo! Daiane .......Oha a orgrafia.

      Excluir
  6. esse texto fala sobre mentiras que vezes as pessoas confia mais em seu amigo do que em si mesmo e as vezes não devemos confiar nos amigos porque eles as vezes podem ta errados e você certo =D

    ResponderExcluir
  7. O texto quer dizer que as coisas que falamos sera basiadas em nossas palavras e que guanhamos nunca devemos recla mar por que essa coiso pode ser de coraçao e pode desaponta essa pessoa entao numca reclame de um presente e os seguedos devem ser guardado por que essa pessoa que lhe contou deve ter comfiança em voce e dar presente as pessoas demostra que voce pelomenos lenbrou dela nao inporta se e grande ou pequeno enporta que voce deu-lhe por que todas as coisa da nosa vida forma um circo e estanos no meio dele.

    Aluno:Wilgner andreassa da silva
    7ANO:B

    ResponderExcluir
  8. Esse texto me fez refletir que quando um amigo nos conta um segredo é segredo só nosso e dele, ñ é para ficar espalhando,e quando ganhamos algo que ñ gostamos ñ devemos falar nada por que ñ devemos pensar somente em nossos sentimentos mas pensar nas consequencias de nossos atos...
    aluna: LEIDISLAINE 8º ANO ""A""

    ResponderExcluir