quarta-feira, 4 de julho de 2012

VERDADEIRO PERDÃO



 

Quarenta e três anos é um tempo muito longo para recordar o nome de uma pessoa com a qual não houve muito relacionamento. E, infelizmente, eu me esqueci do nome de uma velha senhora que era uma cliente em minha rota de entrega de jornais quando eu era um menino de doze anos. Contudo, parece que foi ontem que ela me ensinou uma lição de perdão que jamais esquecerei.
 
Em uma tarde de sábado, um amigo e eu jogávamos pedras no telhado da casa da velha senhora. O objetivo de nossa brincadeira era observar como as pedras viravam mísseis quando despencavam do telhado.
 
Eu encontrei uma pedra perfeitamente lisa e a enviei para um passeio. A pedra era demasiado lisa, então ela escorregou de minha mão e foi direto até a janela do quarto da senhora. Ao barulho do vidro quebrado, nós fugimos mais rapidamente do que os nossos mísseis.
 
Eu estava assustado demais para me preocupar em como seria a primeira noite da velha senhora com a janela quebrada. Entretanto, alguns dias mais tarde, quando eu estava certo que não tinha sido descoberto, eu comecei a me sentir culpado por seu infortúnio. Ela me cumprimentava com um sorriso em todos os dias em que eu lhe entregava o jornal, mas eu não me sentia confortável em sua presença.
 
Eu decidi economizar o dinheiro que recebia entregando jornais e em três semanas eu tinha dinheiro que imaginava ser suficiente para cobrir o custo de sua janela. Eu coloquei o dinheiro em um envelope com um bilhete explicando que eu sentia muito por ter quebrado a sua janela e que esperava que aquele dinheiro cobrisse o custo do reparo.
 
Eu esperei até escurecer, fui até a casa dela e passei o envelope por baixo da porta. Minha alma se sentiu redimida e agora eu podia olhar direto nos olhos daquela velha senhora.
 
No dia seguinte, eu entreguei o jornal à senhora e pude retornar o sorriso que eu recebia dela. Ela me agradeceu pelo jornal e disse,
 
- Espere um pouco. Tenho algo para você.
 
Era um saco de bolinhos. Eu a agradeci e continuei meu caminho comendo os bolinhos.
 
Após diversos bolinhos, eu senti um envelope e puxei-o para fora do saco. Quando eu abri o envelope, eu me abalei. Dentro estava o meu dinheiro e um bilhete que dizia: "Fiquei orgulhosa de você".
 


"Tradução de SergioBarros
 
do texto de Jerry Harpt"








 

27 comentários:

  1. Esse texto significa que quando cometemos augum erro devemos assumir por mais dificiu que seja de contar.Mas quando fazemos augo que seja muito dificiu de contar temos que assumir como se fosse o erro mais grave que cometemos,temos que contar para depois não ficar com a consiensia pesada.
    aluna= POLIANE REGINA. 7º ano C.

    ResponderExcluir
  2. PARA MIM ESSE TEXTO É UMA LIÇÃO QUE TEMOS AO FAZER ALGO DE ERRADO E, NOS SE COCIENTIZAR DO QUE FIZEMOS PARA QUE UM DIA NÃO COMETERMOS O MESMO ERRO QUE JÁ COMETEMOS .POR ESSA CAUSA CADA VEZ QUE ERRAR PEÇAS DESCULPAS E ASSUMA A SUA CULPA DIANTE DE TODOS OS QUE ESTÃO Á SUA VOLTA...
    NÚBIA....8 ANO A

    ResponderExcluir
  3. Esse texto relata a vida de muitas pessoas.
    eu entendi que esse texto fala de nossa vida porque quando nos erramos nos acobertamos esse erro não comtamos que foram nos e isso fica muito ruim na vida de uma pessoa proque essa culpa pode cair nas costa de uma pessoa inocente porisso quamdo fizermos alguma coisa errada temos que ter coragem e contar antes que isso tenha cossequencia para nos e para os outros.
    ALUNO:FAGNER DOS SANTOS :8° ANO "B"

    ResponderExcluir
  4. ESSE TEXTO NOS DA UMA LIÇÃO DE PERDÃO QUANDO
    FAZEMOS ALGUMA COISA ERRADA TEMOS QUE ASSUMIR
    NOSSO ERRO E PEDIR DESCULPA E ASSUMIR AS CONSEQUENCIAS °GEIZIANE
    SETIMO B

    ResponderExcluir
  5. Quando agente fazer alguma coisa errada temos que fala porque depois vai ser pior
    mas as vezes a gente deve perdoar pelo menos uma vez na vida aquela pessoa que ama
    aluna cristina
    serie;7ºc

    ResponderExcluir
  6. eu achei que esse texto é uma lição para mim é uma lição não só para mim e para todos por que eu também já fiz coisa errada mas admiti o meu perante a todos,e perdoar é um modo de gratidão por assumirmos o nosso erro para que não possamos errar novamente.
    Aluna= SOLANGE
    Série= 8ºano A

    ResponderExcluir
  7. Esse texto mostra como devemos perdoar as pessoas como a nós mesmos por isso quero dizer que não adianta o tamanha da culpa e sim do perdão e digo mais ja errei e fui perdoada se você foi perdoada você vai sentir-se mais leve então vamos perdoar uns aos outros e ser feliz.Aluna:Leticia.Ano:7Ano B

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que uma velha tinha quarenta e tres anos.Ela não tinha muito relacionamento.tinha um menino que nas tardes de sabado ele e um jógavam pedras no telhado da casa da velha,um dia o menino deixou uma pedra escapar da mão que queibrou a janela da velha.Ele se sentiu muito culpado,que depois mandou um bilhete e a velha se descupo Douglas 8° b

    ResponderExcluir
  9. Este texto é importante por que fala de um menino que estava adirando pedra emcima da casa de uma velha semhora eo menino pegou uma pedra bem redonda e lisa e tacou mas a pedra mas escorregou e bateu na janela e quebrou ele sairam correndo mas passado uns dia o menino se sentia covarde e resouveu pagar a janela ele enconomizou e entregou o dinheiro e uma carta pedino descupa mas a velha não quis o dinheiro. NOME;MARCOS DOS REIS; SERIE; 8ºANO B;

    ResponderExcluir
  10. Esse texto é muitoinportante porque fala de quendo fasemos arte não podemos esconder que podemos ser perdoado com muito carinho.
    E si falamos a verdade ficamos com a comsiensia mais leve na vida. ALENANDRE 8º ANO 'B'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei esse texto muito interessante como a velhinha foi generosa com o menino mesmo ele ter quebrado sua janela ela acabou perdoando ele,por isso que a gente devemos contar a verdade quando nos fazemos coisas errada alem da gente ficar aliviado,por isso que a gente devemos perdoar as pessoas e não guardar magoas. aluna: daiane da silva série: 8 ano "B"

      Excluir
    2. Bom! Alexandre .8B,,Olha a ortografia.
      Ótimo!Daiane ..8B,,Olha a ortografia.

      Excluir
  11. Eu achei muito importante a atitude do menino por ter feito um gesto muito bonito,Eufaria o mesmo porque errar e humano,mas mentir é e mentir pra vocé mesmo. Série=8ano'b' Aluna=Suelen Margonari

    ResponderExcluir
  12. Esse texto mostra que devemos perdoas as pessoas nao importa o que elas façao porque alem de voce se sentir bem com voce mesmo vc vai estar fazendo um bem imenso perdoando essa pessoa.





    ALUNO; WELLINGTOM
    7 ANO B

    ResponderExcluir
  13. Esse texto nos leva a pensar que nos devemos aprender a perdoar as pessoas porque nao ha coisa melhor do que dar ou receber o perdao verdadeiro de uma pessoa.


    ALUNO;WELLINGTOM
    7ANO B

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que se fazemos algo mal como esse menino fez com a velha senhora a gente se senti mal por dentro e por fora esta tudo uma belezura pensa, mas por dentro o coração sobre pela maldade que o menino fez então devemos nos desculpar.
    a velha senhora ficou orgulhoso do menino por ele ter mandado uma carta com dinheiro que ele juntou durante três semanas entregando jornal e o menino ganhou doces e a velha senhora ficou orgulhoso dele por o menino ser muito Bom.
    Fabrício 8º Ano B

    ResponderExcluir