quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A DESCOBERTA DE UMA CRIANÇA




Tudo ia muito bem até que Godofredo entrou na minha aula, pediu licença e foi falar com D. Cecília Paim. Só sei que ele apontou para a flor da  jarra. Depois saiu. Ela então olhou para mim com tristeza.Quando a aula terminou, chamou-me.- Quero falar contigo, Zezé. Espera um pouco.Ficou a arrumar a bolsa. Via-se que não estava com vontade nenhuma de me falar e procurava coragem. Finalmente decidiu-se.- Godofredo contou-me uma coisa muito feia de ti, Zezé. É verdade?- Da flor? É sim, senhora.- Como é que fazes?- Levanto-me mais cedo e passo junto do jardim da casa do Serginho. Quando o portão está só encostado, entro depressa e roubo uma flor. Mas há lá tantas que nem faz falta.- Sim, mas isso não está certo. Não deves voltar a fazer isso. Não é um roubo, mas já é um pequeno furto.- Não é, não, D. Cecília. O mundo não é de Deus? Tudo o que há no mundo não é de Deus? Então, as flores são de Deus também... E eu sou filho de Deus.Ela ficou espantada com a minha lógica.- Só assim é que eu podia, senhora professora. Em minha casa não há jardim. Uma flor custa dinheiro...   E eu não queria que a mesa da senhora ficasse sempre de  jarra vazia.Ela engoliu em seco.- De vez em quando a senhora não me dá dinheiro para comprar um bolo recheado?...- Poderia dar-te todos os dias, mas tu somes-te...- Eu não podia aceitar todos os dias...- Porquê?- Porque há outros meninos pobres que também não trazem merenda.Ela tirou o lenço da bolsa e passou-o, disfarçadamente, nos olhos. As lágrimas estavam descendo.- Tu vais prometer-me uma coisa, Zezé, porque tens um coração maravilhoso.- Eu prometo, mas não quero enganar a senhora: eu não tenho um coração maravilhoso. A senhora diz isso porque não me conhece lá em casa.- Não tem importância. Para mim tens. Daqui em diante não quero que me tragas mais flores. Só se ganhares alguma. Prometes?- Prometo sim, senhora. E a jarra? Vai ficar sempre vazia?- Essa  jarra nunca vai ficar vazia. Quando eu olhar para ela é como se lá visse sempre a flor mais linda do mundo.JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS - O meu Pé de Laranja Lima (adaptado)

46 comentários:

  1. Eu entedi que esse texto nos mostra,que não devemos pegar nada dos outros sem antes pedir, pois é muito feio pegar as coisas sem pedir.E não
    devemos roubar nada de ninguém.Quado pegamos augo
    que não seja nosso temos que assumir que foi nós que pegamos,pois nós geraumente colocamos culpa nas outras pessoas que não pegaram.
    aluna=POLIANE. 7ºanoC

    ResponderExcluir
  2. eu entendi que não podemos pegar coisas dos outros porque é feio e este texto nós insina isso.
    nome:gislaine
    serie:7ºc

    ResponderExcluir
  3. eu entendi que nunca devemos pegar nada de ninguem sem antes consutar com o dono do obejto. se voce pedir sera muito mais melhor porque voce ira fazer uma pessoa feliz sem ter algum peso na concienciencia
    debora r braz
    serie 7ano b

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que nunca devemos pegar as coisas de outras pessoas,por que elas vão pensar que voce roubou mesmo se vc não estiver feito isso elas vão pensa por que voce pegou sem pedir al dono.Nunca pegue coisas do seu próximo sem pedir. Milene serie:7 ano b

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que o menino queria dar uma flor todos os dias para a professora mas não tinha dinheiro e por isso quando não tinha ninguem no portao do jardin ele ia la e pegava uma flor escondida para dar para a professora e era feio por que era roubo.
    E tambem que pedir e mais bonito do que ROUBAR.
    ALUNO:RAIMAR DOS REIS DE OLIVEIRA.
    SERIE:7ºANO ´´B``
    A

    ResponderExcluir
  6. Esse texto é muito legal, pois ne transmite uma imagem de bondade da professorra e humildade com o aluno esse texto nos traz uma emoção muito bonita.
    Aluna=SOLANGE
    Série= 8º ano A

    ResponderExcluir
  7. Esse texto fala sobre o que acontece dentro de uma sala de aula , tá falando que tudo ia muito bem até que GODOFREDO entrou na minha aula , pediu licença e foi falar com D. CECÍLIA PAIM.Eu achei bem interessante em uma parte que fala de vez em quando a senhora não me dá dinheiro´para comprar um bolo recheado? achei legal quando fala tu vais prometer-me uma coisa ZEZÉ, porque tens um coração maravilhoso.
    ALUNA: LOEIDY PAULA
    SÉRIE: 8° ANO "A"

    ResponderExcluir
  8. O TEXTO ESTÁ FALANDO SOBRE UMA CRIANÇA QUE QUERI DAR UMA FLOR PARA A PROFESSORA E NÃO TINHA DINHEIRO PORTANTO FOI ATE UM JARDIM E ROUBOU UM FLOR E DEU PARA A PROFESSORA.
    ALUNA:ARIELA MORAIS DE ANDRADE.
    SERIE:8°ANO"a".

    ResponderExcluir
  9. ele então olhou para mim com tristeza quando a aula terminou.chamou-me quero falar com tigo,zezé.e eu sou filho de deus.ela ficou espantada com a minha logica só assim e que eu podia,sonhora professora.em minha casa não tem jardim.
    aluna:shelida jardim.
    serie:8°ano"A".

    ResponderExcluir
  10. ESSE TEXTO FALA QUE UM MENINO QUERIA DAR FLORES PARA SUA PROFESSOARA MAS NAO TINHA DINHEIRO ENTAO ELE IA E PEGAVA SEM PEDIR ENTAO NAO PODEMOS PEGAR NADA SEM PEDIR E MUITO MENOS ROUBAR ALGUMA COISA ROUBAR É FEIO ENTAO ANTES DE PEGAR OU ROBAR ALGUMA COISA PENSA OQUE VC ESTA FAZENDO.

    JORGE A.
    7ANO B.

    ResponderExcluir
  11. eu gostei muito do texto, fala que o menino ele queria dar flores para sua professoura, ele não tinha dinheiro, e ele pegava as flores sem pedir... nos não podemos pegar nada sem pedir para os outros........ aluna ..poliana boletti..............seria-- 7 ano c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo o que eu entendi o texto fala sobre um menino que queria dar flores para a sua querida professoura mas ele nao tinha dinheiro pra compra entao ele pensou em pegar flores sem pedir e isso quer dizer roubar nao podemos fazer isso se nao vai ficar mas pior do que nao ter dinheiro pra compra!!!!!!!!!!!!!!!aluna daniela de fatima........."7 ano c""""

      Excluir
  12. eu entendi que um menino que queria dar flores para sua professora mas nao tinha dinheiro para comprar e entao pensou em pegar flores sem pedir e isso quer dizer roubar não podemos fazer isso porque feio ALUNA=KARINE RODRIGUES

    ResponderExcluir
  13. Esse texto fala sobre um aluno que gostava muito de sua professora e resolvel dar um presente a sua professora mas nao tinha dinheiro pra comprar flores e pegou escondido isso quer dizer roubar e e muito ridiculo isso. ALUNA DAIANE OITAVO ANO A

    ResponderExcluir
  14. Durante a leitura do texto podemos obeservar ele fala que nunca podemos pegar nada sem permissão, aos donos mesma que seja uma coisa que tenha muito até mesma uma flor.

    ALUNA: GEILICA DE OLIVEIRA GALDINO 8º"A"

    ResponderExcluir
  15. EU ENTENDI QUE NAÕ PODEMOS FAZER ALGO ERRADO CONTA AU NOSSO PROPRIO ASMIGO NUNCA TEGA COISAS QUE NAÕ PERTENÇA A VOCE.OU ENTÃO PIDA PARA PEGA,NUNCA PEGA SEM A PERMISSAÕ DA SEU COLEGA ISSO É MUITO FEIO,.

    ResponderExcluir
  16. Eu entendi que o texto fala sobre um menino que não tinha dinheiro para compra flores para soa professora,então ele comesou a roubar flores para sua professora.Rodrigo 8ªanoB

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que esse texto fala sobre um menino que ñ tinha muitas condições de vida e que queria muito comprar uma flor pra professora,pq lá tinha um vaso e que ele queria ponhar uma flor,e sem pensar decidiu roubar mas a professora explicou que ñ deve roubar mesmo que o vaso esteja vasio sempre vai parecer que tem alguma coisa!

    Aluna:Simone 7º ano "C"

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi que o menino sempre queria levar flores para a professora,pois,ele nao queria ver o jarro vasio sem flores.
    Entao,ele nao viu outre soluçao a nao ser,pegar da casa do Serginho mas,a professora descobriu e ficou chateada; Entao nao devemos pegar coisas de outra pessoa para dar pra quem voce gosta muito,pois,em vez de deixar a pessoa alegre pode deixar ela triste.
    Aluna:Angelica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano "B"

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei desce texto por que fala de um menino que robou uma flor e levou para a professora que tinha vasos vasios em cima da mesa e a professora comversou com ele contou que robou a flor por não tinha dinheiro para compra.NOME;MARCOS DOS REIS. SÉRIE 8º ANO B;

    ResponderExcluir
  20. Entao nao devemos pegar coisas de outra pessoa para dar pra quem voce gosta muito,pois,em vez de deixar a pessoa alegre pode deixar ela triste.temos que toma também oque agente diz para não magoa a outra pessoa temos que ser legais com todo mundo te com as pessoas que agente nao gostamos temos que ter todo o amor e carinho pela as pessoas

    aluno: jeferson ramos de abreu série 8ºa

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi que nese texto fala de uma coisa muito inportante aos olhos dos seres humanos. o roubo essa historia e so um fato, mais e repetida entodo o brasil vamos nos concientizar
    que e melhor pedir do que roubar.
    aluna:debora rodrigues braz
    7ano b

    ResponderExcluir
  22. Eu entendi que não devemos pegar algo de alguém sem esse alguém saber que pegamoos pois esse é um início de roubo,devemos pegar somente aquilo que não averá consequencias ruim no dia de amanhã.ALUNA;Ana Paula SÉRIE;7ºano c

    ResponderExcluir
  23. Ana Paula Viera Marques 8°B20 de setembro de 2012 às 14:53

    legal o texto!!!
    fala que sempre antes de pegar algo temos que pedir permição para o dono e muitas vezes agente tenta fazer uma pessoa feliz e acaba deixando outra magoada temos sempre que pensar muito ante defazer as coisas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O menino quis agradar a professora mas acabou de cometendo um furto, mas mesmo sem querer as vezes cometemos erros o do menino não foi tão grave mas as vezes é muito grave.Daniella Boek 7º ANO 'B'.

      Excluir

    2. Ótimo! Ana Paula - 8B
      Bom! Olha a ortografia.Daniella-7B

      Excluir
  24. O menino queria agradar a professora mais ele acabou roubando,eu sem querer maguo as pessoas e cometi erros mais asvezes naum é tao grave.

    Aluno:Kauê Alves Braga 7 ano B

    ResponderExcluir
  25. Eu entendi que não devemos pegar as coisas das outras pessoas uma flor,uma fruta,ou água sem pedir por favor para pessoa que é o dono, esse furto que o menino fala para mim é roubo se for pego isso vai dar problemas para ele então não furte nada de um amigo ou de quem você não conheça não roube um lapes de um amigo na escola uma caneta da profª na escola furto não , roube não roube as coisas que não é sua pós um dia podem roubar uma coisa que é seu(a).

    Fabricio 8º Ano Bª

    ResponderExcluir
  26. o texto e legal porque ele mostra que não devemos pegar nada dos outros sem pedir mesmo agindo de boa fé para agradar alguém sempre seja sincero mesmo quando isso possa te prejudicar
    Amanda Cristiny da silva 8 ano b

    ResponderExcluir
  27. O texto mostra que nunca devemos pegar nada de ninguen nen que seja para agradar outra porque isso pode transformar em um roubo por nao faz mal pedir por favor para pegar algo de outra pessoa.

    ALUNO;WELLINGTON
    7 ANO B

    ResponderExcluir
  28. eu achei muito interessante porque a professora nao sabia que o menino fazia pequenos furtos so para agrada-la. quando a professora descobriu se sentiu emocionada.sabendo que o menino nao tinha condicoes.7 ano b

    ResponderExcluir
  29. Nunca podemos pegar nada de ningem sem saber os motivos das pessoas por mais que voce acha que esta ajudando ao mesmo tempo voce pode estar ´prejudicando a pessoa e elea pode se sentir ofendida.

    ALUNO:BRUNO FRONTELLI
    7 ANO 'B'

    ResponderExcluir
  30. Eu entendi que a intenção do garoto era agradar a professora, mas não pensou que ele estava cometendo um erro, pois quem pega sem autorização esta roubam, a verdade é essa mesmo se for para ajudar alguém nunca pode roubar ou pegar sem autorização.

    Honestidade em primeiro lugar! quem é honesto sempre prospera.

    Aluno: Lucas Carneiro da Silva
    8° ano A

    ResponderExcluir