quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A descoberta do mundo






O que eu quero contar é tão delicado é tão delicado quanto a própria vida. E eu queria poder usar delicadeza que também tenho em mim, ao lado da grossura de camponesa que é o que me salva.
Quando criança, e depois adolescente, fui precoce em muitas coisas. Em sentir um ambiente, por exemplo, em aprender a atmosfera íntima de uma pessoa. Por outro lado, longe de precoce , estava em incrível atraso em relação a outras coisas importantes. Continuo aliás atrasada em muitos terrenos. Nada posso fazer: parece que há em mim um lado infantil que não cresce jamais.
Até mais que treze anos, por exemplo, eu estava em atraso quanto ao que os americanos chamam de fatos da vida. Essa expressão se refere à relação profunda de amor entre um homem e uma mulher, da qual nascem os filhos. Ou será que eu adivinhava mas turvava minha possibilidade de lucidez para poder, sem me escandalizar comigo mesmo, continuar em inocência a me enfeitar para os meninos? Enfeitar-me aos onze anos de idade consistia em lavar o rosto tantas vezes até que a pele esticada brilhasse. Eu me sentia pronta, então. Seria minha ignorância um modo sonso e inconsciente de me manter ingênua para poder continuar, sem culpa, a pensar nos meninos? Acredito que sim. Porque eu sempre soube coisas que nem eu mesma sei que sei.
As minhas colegas de ginásio sabiam de tudo e inclusive contavam anedotas a respeito. Eu não entendia mas fingia compreender para que elas não me desprezassem e à minha ignorância.
Enquanto isso, sem saber da realidade, continuava por puro instinto a flertar com os meninos que me agradavam, a pensar neles. Meu instinto precedera a minha inteligência.
Até que um dia, já passados os treze anos, como se só então eu me sentisse madura para receber alguma realidade que me chocasse, contei a uma amiga íntima o meu segredo: que eu era ignorante e fingira de sabida. Ela mal acreditou, tão bem eu havia fingido. Mas terminou sentindo minha sinceridade e ela própria encarregou-se ali mesmo na esquina de me esclarecer o mistério da vida. Só que também ela era um amenina e não soube falar de um modo que não ferisse a minha sensibilidade de então. Fiquei paralisada olhando para ela, misturando perplexidade, terror, indignação, inocência mortalmente ferida. Mentalmente eu gaguejava: mas por quê? Mas por quê? O choque foi tão grande – e por uns meses traumatizante – que ali mesmo na esquina jurei alto que nunca iria me casar.
Embora meses depois esquecesse o juramento e continuasse com meus pequenos namoros.
Depois, com o decorrer de mais tempo, em vez de me sentir escandalizada pelo modo como uma mulher e um homem se unem, passei a achar esse modo de uma grande perfeição. E também de grande delicadeza. Já então eu me transformara numa mocinha alta, pensativa, rebelde, tudo misturado a bastante selvageria e muita timidez.
Antes de me reconciliar com o processo da vida, no entanto, sofri muito, o que poderia ter sido evitado se um adulto responsável se tivesse encarregado de me contar como era o amo. Esse adulto saberia como lidar com uma alma infantil sem martirizá-la com a surpresa, sem obrigá-la a ter toda sozinha que se refazer para de novo aceitar a vida e os seus mistérios.
Porque o mais surpreendente é que, mesmo depois de saber de tudo, o mistério continua intacto. Embora eu saiba que de uma planta brotar um flor, continuo surpreendida com os caminhos secretos da natureza. E se continuo até hoje com pudor não é porque ache vergonhoso, é pudor apenas feminino.
Pois juro que a vida é bonita.
( Clarice Lispector)

37 comentários:

  1. Eu ENTENDI QUE AS PESSOAS FAIS VARIOS JURAMENTO E NÃO CUPRE TODOS OS JURAMENTO E TESISTE DO JURAMENTO E ATE SE CASA. ALUNA LUDIMILA SERIE 7ºC

    ResponderExcluir
  2. ESSE TEXTO FALA SOBRE AS PESSOAS QUE FAZEM VARIOS JURAMENTOS,E AS VEZES AS PESSOAS NÃO COMPRI OQUE FALAM. E QUANDO FAZEM AS COISAS
    ERRADAS NÃO ENDIREITAM OQUE FAZEM.
    Aluna=POLIANE REGINA.
    7ºanoC.

    ResponderExcluir
  3. eu entendi que as pesssoas podem fazer promessas sem pensare e com otempo elas podem esquecer do que fez e volta a fazer as mesma coisa que fazia antes .
    aluna= juliana guimaraes lima
    serie 8°ano "a"

    ResponderExcluir
  4. eu entendi que as pessoas podem fazer promessas sem pensare,por que o mais supreendente é que mesmo depois de sader de tudo........ aluna.. poliana boletti... serie.. 7 ano c...

    ResponderExcluir
  5. nada posso fazer ,parece que há em im hum lado infgantil que não cresce jamais sera minha ingnorância em modo sonso inconciente de me manter ingenua,para poder continuar,sem culpa,a pensar nos meninos acredito que sem porque eu sempre soube cisas que nem mesmo sei que sei.
    aluna:shelida jardim.
    serie:8ano"A".

    ResponderExcluir
  6. Eu achei interessante esse texto porque fala que uma pessoa quer contar uma coisa delicada é tão delicada quanto sua própria vida. E queria poder usar essa delicadeza dele mesmo. No texto também fala que a pessoa se senti pronta. Será que seria sua ignorância ou um modo sonso e inconciente de se manter ingênua para poder continuar sem culpa.
    ALUNA: LOEIDY PAULA
    SÉRIE: 8° ANO "A"

    ênua

    ResponderExcluir
  7. A DESCONBENTA É QUE CONTAR É TÃODELICADO COMO A VIDA E A CRIANÇA, E O ADOLESCENTE, QUE FOI MUITO PRECOCE EM MUITAS COISAS DO MUNDO.
    ACREDITO QUE SIM POR QUÊ EU SEMBRE SOUBE COISAS QUE NEM EU MESMO SEI QUE SEI.
    POIS JUROS QUE A MINHA VIDA É MUITO BONITA.
    ALUNA:ARIÉLA MORAIS.
    SÉRIE:8°ANO"A"

    ResponderExcluir
  8. a descoberta e que conta e tão delicado como a vida e a criança,e o adolescente,que foi muito precoce em muitas coisas du mundo acreditão que sim por quê sempre soube coisasque nem eu mesma sei que sei.
    pois juro que a minha vida e muito bonita.
    aluna:ariela morais de andrade.
    serie:8°ano'A".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendi que quando a criança,e depois adolescentes,foi precoce em muitas coisas e acreditão que sim porque sempre soube coisas que nem sabia que essistice
      aluna:karine 7.c

      Excluir
  9. EU ENTENDI QUE TEM GENTE QUE FALA ALGUMA COISA MAIS NAO CUMPRI O QUE FALA E TEM GENTE QUE É ADOLESCENTE E GOSTA DE SER CRIANÇA E TEM MUITAS PESSOAS QUE SAO DELICADAS.E PENSAR NUM MENINO OU UMA MENINA É NORMAL NA FASE DE ADOLESCENTE E ATE PENSAM EM NAMORAR E ATE CASAR.

    JORGE A.
    7 ANO B.

    ResponderExcluir
  10. ESSE TEXO FALA DE UM ASSUNTO MUITO DELICADO,NESSA FASE NOS NAO ENCONTRAMOS NAO ENCONTRAMOS ADOLECENTE SEM,FICAR EM GOSTA DE ALGUMA´O´ GAROTA'O´ NO SEU COTIDIANO,MAS ISSO E UMA FASE MAS ALGUNS SAO MUITO ADIANTADO QUE PENSAO ATE EM CASAR,OLTROS SO GOSTA MAS NAO QUE NADA A SERIO.
    ALUNA DAIANE 8 ANO A

    ResponderExcluir
  11. eu entendi que esse texto fala sobre de muitas pessoas que fazem promessas e juramentos e nao cumpre se nao vai cumprir pra que prometer isso e um erro muito grande!daniela de fatima!



    setimo ano c

    ResponderExcluir
  12. eu emtendi que as pessoas fazem juramentos mais ao passar do tempo elas esquese e o que se torna que as pessoas nao cumpri com suas promesa...
    eu acho isso uma causa muito grave!!!
    ALUNA:Ananda maria oliveira dos reis de lima...
    SERIE:7°"B"

    ResponderExcluir
  13. Neste fala que temos que refletir entre nós pensar em mudar primeiro o ''eu'' depois pensar em mudar a si mesmo, pensar que você não pode fazer isso.

    ALUNA: GEILICA DE OLIVEIRA GALDINO 8° A

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que esse texto fala que a gente tem que cumprir o combinado que devemos fazer o que prometemos e fazermos bem feito porque um dia essa pessoa vai poder nos ajudar e um dia a gente precisar dela como que vamos a ajuda dela vamos pensar nisso.Aluna:Leticia.Ano:7 ano B.

    ResponderExcluir
  15. Eu entendi que as pesssoas podem fazer promessas sem pensare e com otempo elas podem esquecer do que fez e volta a fazer as mesma coisa que fazia antes .
    Aluna:Paola Lagasse.
    Serie:8*Ano "A"

    ResponderExcluir
  16. Mas terminou sentindo minha sinceridade e ela própria encarregou-se ali mesmo na esquina de me esclarecer o mistério da vida.



    aluno: jeferson ramos de abreu série 8ºa

    ResponderExcluir
  17. Euentendi que delicado e tão delicado quando a propria vida e eu queria poder usar delicadeza que tambem tenhoem mim.aluna Ludimila serie 7ano C

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi q esse texto fala sobre sentimentos que as pessoas não fala pras outras porque ela tem medo de se machucar porque ela não sabe se a outra pessoa sente o mesmo que ela ai a pessoa acaba não falando o que sente por medo de se machucar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bem legal esse texto que mesmo a gente de maior melhor adultos a gente ainda é criança a gente não esqueçe as brincadeiras, as armaçoes que a gente fazia e faz o mais importante para mim é você cresce se tornar adultos e não e nunca e nem em esquecer quando você era criança. As lembranças de quando a gente era criança são divertidas demais pra que esquecer se tudo e legal foi legal e sempre será se você não esquecer.
      aluna:ALINE MENDES SOARES.
      série: 8 ANO "B".

      Excluir
    2. Bom! Olha a ortografia.Pedro H. 8B

      Ótimo Aline 8 B

      Excluir
  19. eu entedi queo texto fala de um sentimento de uma pessoa de trese anos que sofre ao amadureçer da vida por causa das pessoas que a fere

    ResponderExcluir
  20. e muito interessante porquepor que a menina sofre ao amadurecer.e essa menina tem apenas treze anos. e por causa de um adulto ela se sente ferida ,envergonhada.pela natureza seguir este rumo.7 ano b

    ResponderExcluir
  21. Esse texto fala sobre os setimentos uma menina.que se sente invergonhada por causa de um adulto.nunca devemos brincar com os sentimentos das pessoas por que todas sofrem um dia.

    ALUNO:BRUNO FRONTELLI
    7 ANO 'B'

    ResponderExcluir