terça-feira, 5 de novembro de 2013

O amor acaba..............



                 


           O amor acaba
                         Paulo Mendes Campos
O amor acaba. Numa esquina, por exemplo, num domingo de lua nova, depois de teatro e silêncio; acaba em cafés engordurados, diferentes dos parques de ouro onde começou a pulsar; de repente, ao meio do cigarro que ele atira de raiva contra um automóvel ou que ela esmaga no cinzeiro repleto, polvilhando de cinzas o escarlate das unhas; na acidez da aurora tropical, depois duma noite votada à alegria póstuma, que não veio; e acaba o amor no desenlace das mãos no cinema, como tentáculos saciados, e elas se movimentam no escuro como dois polvos de solidão; como se as mãos soubessem antes que o amor tinha acabado; na insônia dos braços luminosos do relógio; e acaba o amor nas sorveterias diante do colorido iceberg, entre frisos de alumínio e espelhos monótonos; e no olhar do cavaleiro errante que passou pela pensão; às vezes acaba o amor nos braços torturados de Jesus, filho crucificado de todas as mulheres; mecanicamente, no elevador, como se lhe faltasse energia; no andar diferente da irmã dentro de casa o amor pode acabar; na epifania¹ da pretensão ridícula dos bigodes; nas ligas, nas cintas, nos brincos e nas silabadas femininas; quando a alma se habitua às províncias empoeiradas da Ásia, onde o amor pode ser outra coisa, o amor pode acabar; na compulsão da simplicidade simplesmente; no sábado, depois de três goles mornos de gim à beira da piscina; no filho tantas vezes semeado, às vezes vingado por alguns dias, mas que não floresceu, abrindo parágrafos de ódio inexplicável entre o pólen e o gineceu de duas flores; em apartamentos refrigerados, atapetados, aturdidos de delicadezas, onde há mais encanto que desejo; e o amor acaba na poeira que vertem os crepúsculos, caindo imperceptível no beijo de ir e vir; em salas esmaltadas com sangue, suor e desespero; nos roteiros do tédio para o tédio, na barca, no trem, no ônibus, ida e volta de nada para nada; em cavernas de sala e quarto conjugados o amor se eriça e acaba; no inferno o amor não começa; na usura o amor se dissolve; em Brasília o amor pode virar pó; no Rio, frivolidade; em Belo Horizonte, remorso; em São Paulo, dinheiro; uma carta que chegou depois, o amor acaba; uma carta que chegou antes, e o amor acaba; na descontrolada fantasia da libido; às vezes acaba na mesma música que começou, com o mesmo drinque, diante dos mesmos cisnes; e muitas vezes acaba em ouro e diamante, dispersado entre astros; e acaba nas encruzilhadas de Paris, Londres, Nova Iorque; no coração que se dilata e quebra, e o médico sentencia imprestável para o amor; e acaba no longo périplo, tocando em todos os portos, até se desfazer em mares gelados; e acaba depois que se viu a bruma que veste o mundo; na janela que se abre, na janela que se fecha; às vezes não acaba e é simplesmente esquecido como um espelho de bolsa, que continua reverberando sem razão até que alguém, humilde, o carregue consigo; às vezes o amor acaba como se fora melhor nunca ter existido; mas pode acabar com doçura e esperança; uma palavra, muda ou articulada, e acaba o amor; na verdade; o álcool; de manhã, de tarde, de noite; na floração excessiva da primavera; no abuso do verão; na dissonância do outono; no conforto do inverno; em todos os lugares o amor acaba; a qualquer hora o amor acaba; por qualquer motivo o amor acaba; para recomeçar em todos os lugares e a qualquer minuto o amor acaba.
1. No sentido literário, epifania é um momento privilegiado de revelação quando ocorre um evento que “ilumina” a vida da personagem.
O amor acaba - Crônicas líricas e existenciais. 2ª- ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

57 comentários:

  1. AMOR ACABA SILENCIO ACABA EN CAFES AO MEIO DO CIGARRO QUE ELE ATIRA DE RAIVA COMTRA UM AUTOMOVEL DEPOIS DURMA NOITE VOUTADA Á ALEGRIA POSTUMA QUE NÃO VIA O AMOR NAS SORVETERIAS DIANTE DO COLORDO ICEBERG EN O AMOR ONDE PODE SER OUTRA COISA O AMOR PODE ACABAR... . ELIZANGELA KRASOSQE MAQUARTE 6C

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o amor é cheio de altos e baixos mas se amamos sempre conseguimos vencer com a cabaça erguida,quem ama nunca desiste do seu grande amor sempre tenta lutar por ele.O amor nunca acaba se a pessoa for apaixonada,o coração nunca vai deixar de bater forte.

    AURILENE da SILVA SANTOS 6C

    ResponderExcluir
  3. Carlos Alerandro De Souza Mani 6c6 de novembro de 2013 às 05:40

    O amor é a força para viver , o amor nunca acaba se a pessoa for mega apaixonado , o coração nunca vai bater forte ser o amor não existir

    ResponderExcluir
  4. Eu entemdi que o amor não se trata de uma coisa ,pasageira mas sim uma coisa ,profunda que nos descobrimos ao pasar do tempo e não uma coisa que possa ,adiquire com um mes ou duas semana se adiquire com o passar do tempo.

    JOEL TIMÓTEO DA SILVA 6ºano A

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que o amor pode acabar a qualquer ora.O amor vem de dentro da gente, muitos amores acabam rapido e outros demoram mais para acabar.

    ResponderExcluir
  6. EU ENTENDI QUE O AMOR VEM DE DENTRO DE NOIS .E PODE ACABAR A QUALQUER ORA SE AGENTE NAO SOUBER AMAR E TER MUITO CARINHO .

    ALUNA; JOYCI MELRY SILVA DE QUEIROZ

    SERIE; 6ano A

    ResponderExcluir
  7. EU ENTENDI QUE O AMOR NAO SE COMPRAR SE CONQUISTA DEPOIS DE MUITO TEMPO A PESSOA PODE AMAR E NAO SE VENDER .

    ALUNA;Sara Ferreira

    SERIE; 6ano A

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que um amor acaba numa esquina por exenplo num domigo de lua nova depois de um teatro em silencio.

    nome=Weslei santos de souza
    serie=7ªanoA

    ResponderExcluir
  9. EU ENTENDI QUE É A GENTE QUE CRIA O AMOR , E É A GENTE QUE ACABA COM O AMOR , SE A GENTE NÃO CARINHA E MEN DA ATENÇÃO ELE PODE ACABAR RAPIDINHO SEM A FELICIDADE QUE VOCE TANTO
    PRECUROU NA VIDa .
    ALUNA ''TAMIRES GARBRECHT
    SERIE 6 ANO ''A''

    ResponderExcluir
  10. maria gabriele spina de oliveira 9ano b6 de novembro de 2013 às 16:25

    bom eu entendi q amar é uma coisa tão boa e acontece a sim tão fácil, e do mesmo jeito q você pode amar uma pessoa agora amanha esse amor já pode acabar, um amor só da certo guando as duas partis si gostam e querem q isso acontece. o amor é uma coisa maravilhosa q se pode viver por qual quer um mas não é qual quer um q leva esse amor pra vida inteira então valoriza quem esta do seu lado

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que a gente precisa valorisar o nosso amor não só com as pessoas que a gente ama mais sim pelo proximo, então valorise as pessoas .

    ResponderExcluir
  12. Eu entedi que a gente precisa valorisar o nosso amor não só as pessoas que a gente ama mais sim pelo proximo, então valorise as pessoas. ANA LUCIA 6°c

    ResponderExcluir
  13. eu acho q tudo q vai volta ,tudo q comesa termina ,entam pq o amor nao pode termina .e enquanto ele nao termina aproveite ame aqem te ama.regislaine lauana 6°c

    ResponderExcluir
  14. O AMOR ACABA.............
    Eu entendi que as pessoas tem que amar o prossimo e temos que valorisar as pessoas do jeito que ela e as pessoas e que cria o amor mas tambem e a gente que acaba com ele as vezes ate sem querer.DEBORA 6º ano c.

    ResponderExcluir
  15. O AMOR ACABA.............................
    Eu entendi que vai indo o amor acaba a gente tem que traser ele de vouta pra gente nos temos que ama o prossimo e prisipalmente respeita as pessoas e dar o valo que ela tem e merece . PALOMA 6º ano c

    ResponderExcluir
  16. Eu entendi que numa esquina qualquer, o amor pode acabar mas só se ele não for verdadeiro porque se for o amor sempre vivera dentro de vocé. E que o amor é cheio de altos e baixos.

    FERNANDA ROSA da SILVA 6C

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que tudo o que tem um inicio tem um fim, uma hora ou outra por isso esteja preparado á qualquer hora.

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi que nós temos que estar pronto para o que der e vier todos os dias da nossa vida, porque tudo acaba.

    ALUNO=DOUGLAS OLIVEIRA DE SOUZA.
    6 ano c.

    ResponderExcluir
  19. eu entendi que temos que amar na medida certa mas sem atrapalhar outras pessoas a serem felizes todos os seres humanos tem o direito de amar sem as pessoas ter que ficar falando da vida dos outros aluna jaqueline dos santos rosa

    ResponderExcluir
  20. Eu entendi, que quem tem um amor por uma pessoa tem que zelar muito bem porque o amor pode acabar por dinheiro,responsabilidade e muitas outra coisas que tem.Eu acho o amor lindo mas eu não tenho um amor para eu zelar e saber que é só meu.Eu acho que o amor nunca pode ser dividido com os outros,porque as vezes pode acabar da mesma maneira que o texto disse.
    Aluna;Karine Mayara Dos Santos Assis.
    Série;6º ano A.
    Professora ;Nair Silva.
    E.M.E.F.Educandário Paulo Freire

    ResponderExcluir
  21. o amor acaba
    o amor acaba numa esguina por exemlo num domingo de lua nova depois de teatro e silençio acaba em cafes engordurados diferentes dos parques de outros onde começa a pulsar.
    ROBERT MENDES FERREIRA 7B

    ResponderExcluir
  22. Eu entendi que tudo que comessa tem fim de um jeito ou de outro por iso nós devemos amar o proximo mesmo se ele for diferente de nós.Rodrigo 9ªAonoB

    ResponderExcluir
  23. eu entendi que nesse texto fala que o amor acaba e qualquer lugar, na praça na esquina no lugar onde tudo comesou aonde o coraçao bateu mais forte

    ResponderExcluir
  24. ENTENDI QUE O AMOR QUE VIVE ENTRE UMA PESSOA PODE ACABAR NE UMA PISICADA E ENPOEIRA SER DA ASIA ONDE O AMOR PODE SER OUTRO COISA O AMOR PODE ACABAR SO O QUE TEM QUE FAZER É COMFIA NO SEU PARSSEIRO.
    ALINE 7° ANO B.

    ResponderExcluir
  25. Eu entendi, que quem tem um amor por uma pessoa tem que zelar muito bem porque o amor pode acabar por dinheiro,responsabilidade e muitas outra coisas que tem.Eu acho o amor lindo mas eu não tenho um amor para eu zelar e saber que é só meu.Eu acho que o amor nunca pode ser dividido com os outros. PHABLO FERNANDES ARAUJO 6ANO 'A'

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que o amor é cheio de altos e baixos mas se amamos sempre conseguimos vencer com a cabaça erguida,quem ama nunca desiste do seu grande amor sempre tenta lutar por ele

    ResponderExcluir
  27. EU ENTENDI QUE O AMOR DEVE SER REGADO DE BONS SENTIMENTOS E CARINHOS PARA NÃO MORRER.

    ISABELA PAVEZI DE OLIVEIRA MOREIRA 7° ANO A

    ResponderExcluir
  28. Eu entendi que quando amamos de verdade o amor nunca se acaba,podemos até pensar que acabou mas no fundo do nosso coração ele vai esta bem vivo e forte.
    Aluno: Fagner 9°AnoB

    ResponderExcluir
  29. sirleia da silva paula20 de novembro de 2013 às 03:56

    Bom eu entendi que o amor não acaba tom fácil assim,quando é amado de verdade mesmos quando é aquele que se ama brincando,aquele se se ama de olhos fechados;aqueles que se ama com pureza;ou aquele que se ama por amar.
    o amor não se acaba ele começa,como um vento;e um sopro...

    ResponderExcluir
  30. Eu entendi que quando uma pessoa ama a outra de verdade,o amor nunca acaba,pode ate acabar mas no fundo do coração esta sempre vivo. Douglas 9 b

    ResponderExcluir
  31. Eu entendi que quando ama de verdade nunca a gente esquece,e nem se acaba tão fácil,e quando a pessoa diz que te ama e provar que esse amor é verdadeiro tem que preservar,ter responsabilidade e não bricar com os sentimentos,pois uma hora as coisas podem mudar e você ser o brinquedo dessa história.
    Não devemos só olhar o que a pessoa tem no Bem Material e sim olhar o Cáracter dessa pessoa'..Saber se ela quer mesmo um fúturo bom e digno !

    Aluna: Simone 8°ano C

    ResponderExcluir
  32. Eu entendi que se o amor for forte de verdade não existe tempo,local,hora,ou distância que faça você esta longe da pessoa que você ama.
    que podemos nós encantar por qualquer pessoa .mas o primeiro amor a gente nunca esqueçe .
    ou ao contrário a cada dia á dia fica cada vez mais forte.
    o verdadeiro amor é aquele que mesmo o amor de sua vida seja não capaz de realizar seus sonhos ,tentar construir novos sonhos com você.
    Aluna : Andreia Costta Almeida
    8 ano "C"

    ResponderExcluir
  33. Quando amamos de verdade o amor não acaba , mais devemos ta sempre cuidando para o amor não acabar. Quando amamos de verdade não exite hora , dia nem lugar !

    Aluno :Jackson mendes 9 Ano B

    ResponderExcluir
  34. Eu entendi que o texto fala de um modo que o amor pode acaba aonde começou,num jantar na onde começou tudo num drique aonde começou o namoro , o texto também o que pode acontecer com a gente na onde começou a nossa vida nos devemos está atento de tudo porque de uma hora por outa pode acabar o nosso amor pelas pessoas.o amor também pode acabar numa praça aonde tudo começou.
    Halygtton Júnnyor silva
    8 ANO C

    ResponderExcluir
  35. Ana Paula Marques 9 ano B25 de novembro de 2013 às 13:27

    Na Minha opniao quando o amor é de verdade nao acaba! Mas as vezes nos apaixonamos por nos sermos muito sensiveis e as vezes isso pode acabar nos machucando porque é igual o texto diz o amor pode acabar a qualquer hora...

    ResponderExcluir
  36. bem eu entendi que muitas vezes o amor tem altos e baixos e temos que sermos fortes quando um relacionamento esta num período de fraqueza por que muitas vezes o amor acaba por um motivo não tao forte mas nos tornamos mas difícil de lidar e que a qualquer hora o amor pode acabar
    Amanda cristiny 9 ano b

    ResponderExcluir
  37. bem o texto fala de que como o amor tem seus varios jeitos de terminar que pode terminar muita das vezes em qualquer momento sem mas sem menos entao percebemos que nao era realmente amor e que tudo tem seu momento se terminou e porque era para terminar sim acho que o amor acaba quando tem que acaba
    Suelen margonari 9 ano b

    ResponderExcluir
  38. Boom eu entendi que o amor nao se acaba de uma hora pra outra.As vezes não escolhemos pra quem apaixonamos e assim as vezes nos machucamos que nem diz o texto .
    mais na minha opinião se em um relacionamento se não existe amor,não vai durar o relacionamento dependente do quer for .se for um amor de um bicho ou de um humano .


    Gessica Carmelita 9:B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom eu entendi que o amor pode ir e fir,pode acabar, ou, pode comesar depende de voce.mas Se O amor for sincero ou verdadeiro ele nunca fai acabar.//// Gilmar 9ano b ////

      Excluir
    2. Bom ! Mas olha a ortografia! Para Gessica e Gilmar

      Excluir
  39. Neste texto fala muito de amor e também como simplismente ele se acabam, mas muitas vezes o amor não se acaba por qualquer coisa, mas sim por uma traição. ///Edmar Krassoski 9º B///

    ResponderExcluir
  40. geovana carvalho dos santos29 de novembro de 2013 às 05:17

    Eu entendi que devemos nos previnir contra qualquer coisa que queira estragar nossos relacionamentos.
    E tambem devemos nos cuidar contra o motivo da traiçao as vezes por menos que esperamos isso pode acontecer.Por isso a gente tem que prestar nais atençao na gente do que cuidar do relacionamento dos outros...
    Geovana carvalho dos santos "9 ano B"

    ResponderExcluir
  41. Eu entendi que o texto fala de um modo que o amor pode acaba aonde começou,num jantar na onde começou tudo num dique aonde começou o namoro , o texto também o que pode acontecer com a gente na onde começou a nossa vida nos devemos está atento de tudo porque de uma hora por outa pode acabar o nosso amor pelas pessoas.o amor também pode acabar numa praça aonde tudo começou.

    VINICIUS NEVES TEIXEIRA 7° A

    ResponderExcluir