terça-feira, 17 de setembro de 2013

MUSEU DE GERRA







Era dia de visitar o museu com a turma do colégio e todos estavam empolgados, menos eu. Só de entrar já dava para sentir um clima carregado na atmosfera. Na sala da segunda guerra mundial, comecei a me sentir pior. Ao bater os olhos nos objetos dos soldados eu já comecei a ver as cenas de horror dos campos de batalha.
-Vamos, não estou me sentindo muito bem. Professor, quero sair deste lugar...
Quando nos dirigíamos para a saída, a porta subitamente se fechou e fiquei preso sozinho. Tudo ficou cinza. Ao meu redor só ficaram os bonecos de cera com uniformes camuflados e a artilharia pesada apontada para mim.
-Ei, não me deixem aqui sozinho. Cadê vocês?
Fiquei forçando a porta, em desespero para fugir, quando uma voz disse às minhas costas:
-Desertor! Aonde pensa que vai?
Virei-me para ver quem havia dito aquilo, prevendo ser algum amigo me assustando, e um soldado estava ali, em pé, com várias perfurações pelo corpo e sangue coagulado na roupa. Segurava uma metralhadora e parte de seu rosto estava com terríveis queimaduras.
Eu corri para a outra porta, mas ela também estava trancada. O soldado continuou a me ameaçar:
-Não pense em fugir!
Ele vinha em minha direção apontando a arma, e desesperado eu gritava para que alguém me salvasse.
-Salvar você?
Dava para sentir o cheiro de carne queimada conforme ele chegava mais perto.
-Você não me salvou quando podia, soldado. Eu morri por sua causa!
-Não! - gritei. -Eu sou só um menino, nunca lutei em nenhuma guerra. Por favor me deixe ir...
Ele ainda insistiu:
-Você não lembra, mas eu sim. Era você quem devia me cobrir para me proteger do fogo inimigo, mas ficou parado lá, como um covarde, e eles me acertaram. Você vai pagar por isso!
Foi então que me lembrei de alguns sonhos que eu tinha constantemente, sobre abandonar um amigo à morte em um campo de guerra.
De repente tudo ficou escuro e desmaiei. Acordei com o professor sobre mim, me reanimando, enquanto meus colegas riam e faziam piadinhas.
-Você está bem? O que aconteceu?
Eu estava caído exatamente ao lado da foto em preto e branco de dois jovens soldados sorridentes exibindo suas armas. Havia uma frase escrita à caneta sobre o papel fotográfico: "Irmãos para sempre - 1942".
Posted by L.F. Riesemberg


           

33 comentários:

  1. Eu entendi que sempre devemos ajudar as pessoas principalmente nossos amigos,porque mais cedo ou mais tarde vamos presisar da ajuda deles.
    Aluno:Fagner dos Santos.9°anoB

    ResponderExcluir
  2. O prazer de ter uma vida saudavel para nos temos que ser alegria e;ter bastante amigos e não ser muito triste; e ajudar o seus amigos para que um dia voce pressar delei ROSICLEIA 6°ANO C

    ResponderExcluir
  3. SE TRATA DE UM AUNO QUE ESTAVA EM UM MUSEU E MAO ESTAVA GOSTANO
    DE SUA MATERIA POR VER SO OSSOS ED DINOSSAURROS E SE SENTIU COM PENA.

    ResponderExcluir
  4. SE TRATA DE UMA ALUNA QUE MAO ESTAVA GOSTANO DE SUA AULA E TENTA SAI DO MUSEU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto fala de um aluna que estava de um museu e não estava gostando e quando ela tenta sair de la de dentro asportas se fecham e ela comessa ver um soldado cheio de boraco de tiros e ai ela desmaia e acorda nos brassos de ceu professor e todos os seus colegas comessam a rir dela,mas eles nem panssam que um dia é eles que podem estar passando por aquilo um dia.Rodrigo 9ºanoB

      Excluir
    2. OK!! WEVERSON
      Bom! Mas olha a ortografia!!! Rodrigo 9ºb

      Excluir
  5. os alunos de uma escola foram fazer uma visita ao museu todos gostaram menos uma aluna ela ficou querendo fugir da quela aula ela não quotou de ver o soldado e os e acabou desmaiando e quando acordou os colegas riram dala Raian Dois Reis De Oliveira 6°ANO A

    ResponderExcluir
  6. Esse texto o menino fica preso e fica com mito medo.Eu acho que esse texto quer dizer que para nós nunca ficar com muito medo porque se não a gente pode sofrer muito mais
    Aluna;Karine Mayara Dos Santos Assis.
    Série;6º Ano A

    ResponderExcluir
  7. Um menino foi ao museu junto a sua turma quando chegou ele não gostava daquele clima do museu e demaia vendo um quadro de dois soldados sorridente e tem um sonho que ele esta na querra .e na querra ele deixa o seu parseiro morre. E eu tirrei a seguinte conclusão que nunca devemos abandona ninguem nem que ele seja um idiota,indecil em veis de abandonarmos ele devemos ajudar ele a si tormar uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
  8. EU entendi que um menino foi para um museu de guerra onde preferia não ir por que tomou um susto um soldado apareceu e disse que ele era o culpado pela sua morte e por isso estava ali para se vingar mas o menino disse que nunca foi a um campo de batalha deRREPENTE ELE SE LEMBRA DOS SONHOS QUE FALAVA SOBRE AQUELE ASSUNTO ELOINA Macedo da SILVA

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que um memimo fou ao museu junto a sua turma , chegando lá o meninonão gosto muito do clima do museu ele pediu a professora pra sair para fora , mais a professora não deixou e pidiu para ficar com os seus colegas vendo o quadro de dois soudados e derrepente ele ficou com sono e sonhou que ele tava ne guerra e apareceu um soudado amesando e quando acordou os colegas damo risada e fazendo piadinha.
    TAMIRES GARBRECHT
    6ANO''A''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que um dia era dia de visitar o museu com a turma do colègio e todos estavam empougados menos eu. Na sala da segunda gerra mudial ,comecei ame sentir pior. Vamos ,não estou me sentindo muito bem.Professor ,quero sair deste lugar


      .FERNANDA ROSA DA SILVA. 6 ANO C.

      Excluir
    2. Bom! Mas olha a ortografia!!! Tamires Garbrecht - 6A

      Bom! Mas olha a ortografia!!! Fernanda Rosa da Silva 6º C

      Excluir
  10. Eu entendi que um menino tinha medo de ir ao museu de sera que representava a gerra,ele ficou apavorado porque ele tinha alguns pesadelos com a gerra ,porque em todos os seus sonhos ele abandonava um companheiro de gerra,ele pediu para a professora deixa ele sair quando eles estavam saindo a porta se trancou com ele lá dentro,ele estava morrendo de medo.E derrepente ele sentiu um ceiro de carne queimada muito forte e era um soldado todo perfurado de balas e com o rosto todo deformado. Esse soldado estava querendo acabar com ele,dizendo que ele o abandonou na gerra.Mas ele disse que foi ne uma gerra,mas o soldado disse que ele o tinha abandonado na gerra e por isso ele tinha que pagar.Foi ai que ele se lenbrou dos que ele tinha quando ele estava na gerra quando ele abandonava o seu companheiro de gerra,depois disso ele desmaiou.Esse menino aprendeu uma lição que nunca se deve abandonar um amigo.



    AURILENE da SILVA SANTOS. 6C

    ResponderExcluir
  11. sirleia da silva paula26 de setembro de 2013 às 05:34

    Neste textos demonstra quanto fale um amigo não deixa-lo em cituação dificil,não ser covarde em horas algumas. Não se enporta onde esta como esta ou até mesmoem lugares dificil, amigos são como sua familia, não deixa que o orgulho leva tudo embora.8 ano c

    ResponderExcluir
  12. Eu achei muito bom esse texto, ele nos fala a realidade como esta a vida hoje,gando um amigo seu esta ruim doente e nao pode sair da cama, e tem uma festa pra voce ir, voce acaba escolhendo ir a festa, entao voce acaba de deixar seu amigo pra tras,isso e mesmo que acontesse com voce, então no temos que ter compaixao pelo nossos amigo, porque dizem que tem amigo tem deus.//Gilmar 9anob//

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi que este texto fala muito sobre a guerra a muito tempo atras. Este texto e muito importante para as atvidades de hoje e estes texto fala tambem de um menino.Eu achi importate este texto. ANA LUCIA 6c

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que nos devemos cuidar dos nossos amigos para um dia nos semos retribuidos com amor e carinho de nossos amigos queridos de verdade . Jhonatan Dionizio da Silva Antunes de Lima 6c.

    ResponderExcluir
  15. EU ENTENDI QUE NOS DEVEMOS CUIDAR DE NOSOS AMIGOS QUE UNDIA ELES VAI RETRIBUIR PARA NOIS . RAFAEL JUAN 6C

    ResponderExcluir
  16. Eu entendi que nos devemos cuidar dos nossos amigos mesmo eles sento chatos temos que cuidar deles, para um dia nos semos retribuidos com amor e carinho de nossos amigos verdadeiros.
    NOME= LEANDRO AUGUSTO DE SOUZA FRANÇA.
    6º A.

    ResponderExcluir
  17. EU ENTEDI QUE NOS DEVEMOS CUIDAR UN DOS OTROS MESMO QUE ELES SAO NOSSO AMIGOS E FALA DA GURRA NOME VANESSA SILVESTRE 6ANO A

    ResponderExcluir
  18. eu entendi que o menino estava com os colegas de clase de sala de ala e omenino logo que entrou no museu a chou entere sante mas o menino noia e pediu para a profesora nao deichou mas o menino ficou prestando a temçao entao o menino caio nosono e sonhou que estava na guera e o saldado estava a mea sando ele e cando a cordou o0s colegas estava fasendo piadas edando risada dele aluna=betania larissa 6ºano a

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que um dia era dia de visitar o museu com a turma do colégio e todos estavam empolgados menos eu. Na sala da segunda gerar mundial ,comecei ame sentir pior. Vamos ,não estou me sentindo muito bem.Professor ,quero sair deste lugar
    Bruno Bollis 8º ano c

    ResponderExcluir
  20. esse texto e muito importante pra a nossa vida que fala de um moleque que foi em um museu e ele não tinha conhecimento como era e quando chegou lá ele ficou muito apavorado e começou a ter alucinação que tinha um soldado conversando com ele e ele ficou muito assombrado e que nunca mais ia num museu e ele ficou assombrado.. Alexandre lima 9 ano B

    ResponderExcluir
  21. eu entendi que O menino estava visitando o museu com os colegas de classe mas estava com sono e adormeceu e ele teve um sonho que ele estava na segunda guerra mundial de que um soldado estava lhe ameaçando eu . quando eu acordei todo mundo estava fazendo piadas e dando risada de mim .
    RAFAEL JUAN 6C . O FAMOSO LACHANTE

    ResponderExcluir
  22. Eu entendi que esse texto diz que devemos ajudar sempre os amigos , até nas horas difíceis. Pois um dia talvez nois que vai precisar da ajuda deles.devemos ser amigos verdadeiros , ser mais que um amigo , um irmão . sempre apoiar uns aos outros !

    Aluna : Simone 8° ano C

    ResponderExcluir
  23. o texto fala que devemos ajudar os amigo nas piores situações possíveis por que amigo e como um irmão esta com você em todas as horas te mete em enrascadas mas por um motivo bom e sempre devemos estar com eles sempre por que amigos e uma boa parte de nossas vidas
    aluna ; Amanda cristiny 9ano b

    ResponderExcluir
  24. Eu entendi que o menino odiava, quase tudo mas quando ele entrou no museu falou a mesma coisa mas quando ele se perdeu no museu ,encontro varios bonecos, desera e desmaio,l paraministo que não podemos, guardar rancor nem ,podemos nos senti humilhados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas das vezes somos cobrados por erros que nós cometemos lá traz . Acredito que um dos maiores erros do ser humano não é o erro em si. mais sim achar que mesmo nós temos maltratado varias pessoas achar que o que fizemos foi certo . Amigo nem sempre é aquele que nós elogia mais sim aquele que ao ver nossos erros tenta nós repreender e fazer compreender que o que fizemos foi errado .
      A partir daí o ser humano começa a observar que o maior premio da vida não é bens materiais mais sim amigos verdadeiros,amigos leais.
      LAIANE ANTUNES. 8 ANO " C"

      Excluir