quinta-feira, 7 de junho de 2012


                  

  A Janela do Hospital

Dois homens, seriamente doentes, ocupavam o mesmo quarto em um hospital. Um deles   ficava  sentado  em  sua  cama  por  uma  hora   todas as tardes para conseguir  drenar  o  líquido  de   seus pulmões. Sua cama ficava próxima da única  janela  existente   no  quarto.  O  outro  homem era obrigado a ficar deitado   de  bruços  em  sua cama por todo o tempo. Eles conversavam muito. Falavam sobre suas mulheres e suas famílias, suas casas, seus empregos, seu envolvimento   com  o serviço militar, onde eles costumavam ir nas férias. E toda   tarde quando o homem perto da janela podia sentar-se ele passava todo o  tempo   descrevendo  ao seu companheiro todas as coisas que ele podia ver através da janela.O homem na outra cama começou a esperar por esse período onde seu mundo era ampliado e animado pelas descrições do companheiro. Ele dizia que da janela dava  pra   ver um parque com um lago bem legal. Patos e cisnes brincavam na água   enquanto as crianças navegavam seus pequenos barcos. Jovens namorados andavam   de braços dados no meio das flores e estas possuíam todas as cores do   arco-íris.  Grandes e velhas árvores cheias de elegância na paisagem, e uma fina linha podiam ser vista no céu da cidade.

Quando  o  homem perto da janela fazia suas descrições, ele o fazia de modo primoroso  e  delicado,  com  detalhes e o outro homem fechavam seus olhos e imaginava  a  cena  pitoresca.  Uma  tarde  quente, o homem perto da janela descreveu  que  havia  um desfile na  rua, embora ele não pudesse escutar a música, ele podia ver e descrever tudo.
Dias  e  semanas  passaram-se.  Em  uma  manhã  a   enfermeira do dia chegou trazendo  água  para  o  banho   dos dois homens mas achou um deles morto. O homem  que ficava perto da janela morreu pacificamente durante o seu sono a noite.  Ela  estava  entristecida   e  chamou os atendentes do hospital para levarem o corpo embora.
Assim  que julgou conveniente, o outro homem pediu a enfermeira que mudasse sua cama para perto da janela. A enfermeira ficou feliz em poder fazer esse favor  para   o  homem  e  depois de verificar que ele estava confortável, o deixou sozinho no quarto.
Vagarosamente,  pacientemente, ele se apoiou em seu cotovelo para conseguir olhar   pela  primeira vez pela janela. Finalmente, ele poderia ver tudo por si   mesmo.  Ele se esticou ao máximo, lutando contra a dor para poder olhar através  da  janela  e quando conseguiu fazê-lo deparou-se com um muro todo branco. Ele então perguntou a enfermeira o que teria levado seu companheiro a   descrever-lhe coisas tão belas, todos os dias se pela janela só dava pra ver um muro branco?
A  enfermeira  respondeu  que  aquele homem era cego e não poderia ver nada mesmo  que  quisesse.  Talvez  ele  só  estivesse   pensando em distraí-lo e alegrá-lo um pouco mais com suas histórias.
Encontra-se uma alegria em fazer outras pessoas felizes, independente  de  nossa  situação  atual. Dividir problemas e pesares é ter metade de uma aflição, mas felicidade quando compartilhada é ter o dobro de felicidade.  Se  você quer se sentir rico, apenas conte todas as coisas que você tem e que o dinheiro não pode comprar. O hoje é um presente e é por isso que é chamado assim.
                                                Heloisa Martins

63 comentários:

  1. algumas pessoas tem o prazer de tornar as nossas vidas um inferno,mais o que ganham com isso??nadaaa......
    fazer uma pessoa ficar alegre,sorrir,gargalhar é a melhor coisa q se pode fazer por alguem,nos precisamos uns dos outros e fazer com que as pessoas queiram estar perto de nos é mais do q bom É preciso....
    BRUNA DE OLIVEIRA 9 A

    ResponderExcluir
  2. eu aprendi que o mundo nâo pode ser visto por todo mundo e sim so por alguns, mas sempre chega nossa vez a vida pode ser boa para uma pessoa que esta bem de saude e de repente morre e a pessoa que esta ruim pode viver mais. MAIS dar atenção so por que é mais rico que outro.ALUNA;mARIA leticia.ano;7°ano B

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que nos devemos descrever as pessoas quem nos somos,pois distraimos a vida de algumas pessoas e,destruimos a de nos mesmo.
    No texto fala de um homem cego que distrai o outro sem,o outro saber que ele é cego.
    Aluna:Angelica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano B

    ResponderExcluir
  4. sirleia da Silva..P.13 de junho de 2012 às 05:21

    Esse texto é muito enteresente porque fala sobre o que devemos agir na vidas das pessoas,quando ela não pode ver algo que uns de nos pode descrever para elas. No texto fala sobre dois homens que um deles descrevia que acorria la forapara o outro que não podia se levatar,então nósdisemos o mesmo.serie 7ano c

    ResponderExcluir
  5. dois homem conversando sobre a suas vida esperando sair dali curado um falando das suas vidas para os outro como ´e o costumes de cada um em suas casa falando das familia

    ResponderExcluir
  6. maria gariele spina de oliveira13 de junho de 2012 às 05:34

    Apesar de o homem ser sego ele queria faser o outro alegre apesar do homem estar na situasam que ele estava ele estava alegre o tempo imteiro ele não comsiguia ver mas comseguia sentir ele inmaginava como seria la fora como seria ele la fora caminhado sentindo o vento bater no rosto sentir o aroma ver as criancas grincamdo era esa a vontade dele i a jente qui tem tudo isso e não sebe aproveitar as coisas maravilhosa qui tem em nosso vonta so pensamos em reclamar pemsamos nos ploblemas e não sabe aproveitar a nossa vida tem tamta jemte querendo estar no nosso lugar tenho sertesa que eles iam aproveitar mas do que ajente.

    ResponderExcluir
  7. Devemos aproveitar a vida por que aquele homem queria ter visão e não tinha e mesmo assim ele tratava as pessoas bem .então devemos curtir a nossa vida até por que só temos uma vida.GIZELI 9°ano B

    ResponderExcluir
  8. ESE TEXTO ME DEICHO COMOVIDO COM COM SUA SABEDORIA DO QUE SEU COMPANHERO E SUAS LINDA ESTÓRIA E TAM BEM FAVER O AMIGO CESEMTI NELHO.ALAN HENRIQUE 7ANO B.

    ResponderExcluir
  9. da para entender que os homens estavam
    conversando sobre suas vida o que ocorreu
    durrante o tenpo sa vezes e dificio para lenbrar as coisa do passado .
    aluna ;karine ferreira 9b

    ResponderExcluir
  10. as vezes as pessoas tem que parar para refltir o que esta acontecendo com a vida
    parar para ver o que esta acontecendo ultimamente .
    aluno maciel ferreira 9b

    ResponderExcluir
  11. este texto comta tudo .e um pouco como pode ser nosa vida poriso voce para e pense como eles podia comentar sobre sua familia.como seria la fora.para e pense.e medita o que eu acabei de falar.
    Aluna:patricia estok.
    9:b.

    ResponderExcluir
  12. Ás vezes fazendo as outras pessoas felizes podemos encontrar a nossa felicidade,pois fazendo maldade aos outros trazendo infelicidade vc não vai chegar a lugar nenhum só vai receber o dobro de infelicidade.Você pode dizer não precisa de alguém mas todos nó recisamos das outras pessoas para sobreviver nessa vida....


    Maria Gabriely posse,8"B"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO TEXTO EU ENTI QUE NA NOSA VIDA TEMOS QUE DAR VALOR AS COISAS BOAS POIS A QUELE HOMEM ERA CEGO E FAZIA AS PESSOAS FELIZ NOS TANBEN TEMOS QUE TRANMITIR ALEGRIA PARA OS PROXIMO . ALUNA MICHELE DOS REIS CARDDIM 7ºC

      Excluir
    2. Ótimo - Maria Garbriely - 8B
      Bom!!MICHELE DOS REIS CARDDIM 7ºC

      Excluir
  13. Esse texto quer disser q nos temos q acradeser a deus a nossa vista e tudo q nos temos a quele homen sego q não via nada não reclamava da vida então não reclame da sua vida.MILENE APARECida 7anoB.

    ResponderExcluir
  14. ESSE TEXTO é muito interessante porque fala que por mais que estejamos,sofrendo ou que estejamos triste a gente tem que fazer o bem,porque quando a gente faz uma pessoa sorrir,ja vale para apagar todo o nosso sofrimento,e toda nossa tristeza,porque muitas vezes a gente pode encontrar a nossa felicidade,num simples gesto de fazer as outras pessoas felizes.............................. ALUNA= JULIANA 9 ANO A.

    ResponderExcluir
  15. EU achei esse texto muito interessante,poque fala que na vida a gente tem sempre que fazer o bem,por que a melhor recompensa é ver a felicidade nos olhos das pessoas,é ver o sorriso de alegria................. ALUNO=JEFFERSON OLIVEIRA SANTOS...9 ANO B.

    ResponderExcluir
  16. A janela do hospital
    eu gostei desse texto fala sobre a vida de dais homens doentes que estavam no quarto de um hospital um ficava na beira da janela o outro ficava deitado de bruso comtando sober a vida deles.Esse texto é importante para todos nos que não damos vor à nimgém ném a nossa propia vida temos que cuidarmos do nos para que não aconteça com nos o mesmo que acoteceu com aquele homen no hospital.
    Aluno: Fagner dos santos sére 8 ano B

    ResponderExcluir
  17. o texto retrata sobre como as vezes não damos valor a vida e não sabemos como dar valor no que temos e que as vezes não e preciso enxergar para ver as belezas do mundo e que não e preciso muito esforço para deixar alguém feliz
    AMANDA CRISTINY 8ANO B

    ResponderExcluir
  18. EU gostei desse texto,por que fala que na vida tudo passa mas ,o que nunca vai passar mesmo é ver o sorriso de uma pessoa,por isso temos sempre que esta fazendo o bem,mesmo que estejamos triste,por que fezer uma pessoa sorrir,ja deixa a gente alegre...............................ALUNA=CLÁUDIA 9 ANO A

    ResponderExcluir
  19. Muito bonito! Pois esse texto fala sobre ajudar o próximo mesmo que não podendo ajudar. Fala sobre dividir a felicidade, mesmo você não tendo-a, fazendo outra pessoa feliz você se torna feliz, dar sem receber nada em troca. Tudo na vida é uma questão de ajudar e ser ajudado, pois tudo o que você faz sendo bom ou ruim, você recebe o dobro no futuro.
    Aluno: Lucas Carneiro da Silva Nº 16
    Série: 8º ano "A"

    ResponderExcluir
  20. Muito bonito! Pois esse texto fala sobre ajudar o próximo mesmo que não podendo ajudar. Fala sobre dividir a felicidade, mesmo você não tendo-a, fazendo outra pessoa feliz você se torna feliz, dar sem receber nada em troca. Tudo na vida é uma questão de ajudar e ser ajudado, pois tudo o que você faz sendo bom ou ruim, você recebe o dobro no futuro.
    Aluno: Lucas Carneiro da Silva Nº 16
    Série: 8º ano "A"

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei deste texto pois ele mostra dois homens um era cego e ficava de frente a janela, o outro debruçado em cima de uma cama. Apesar dele ser cego ele imaginava e descrevia coisas para ver a felicidade do seu companheiro. A melhor felicidade é quando compartilhamos uma alegria com o outro. Carolaine Silva. 9º Ano B

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei muito deste texto porque ele nos mostra qual era a realidade do que o seu companheiro de quarto dizia, mas foi então que descobriram que seu companheiro de quarto era cego e que ele só queria o alegrar com suas fantasias. Deise Kelly. 9º Ano B

    ResponderExcluir
  23. As vezes dá uma pouco de felicidade pra as pessoas a sua volta pode trazer muita felicidade pra você mesmo . Uma historia mesmo sendo falsa trás tanta felicidade ao seu próximo .
    A imaginação pode levar a lugares maravilhosos mesmo sendo cego .
    IGOR VENANCIO LEMOS 9 ANO A

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito!!!pois esse texto relata de quem para ter felicidades não precisamos ter nada neste mundo apenas a amizade.A amizade nos traz esperanças que nunca acharemos.E tambem desfrutar a felicidade para uma pessoa não é só ajudá-la mais sim ajudar a todos por que temos que sermos ricos de felicidades mesmo nas horas de dor,angústia ... pois a felicidade nos leva a lugar muito mais poderoso o amor...

    aluno:JEFFERSON CARDOZO DE SOUZA 9° ANO "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entemdi que e falavam sobre suas mulheres e sua familia esua casa ,seus emprego,seu envoivimento com serviso . aluna ;Ludimila serie setimo C.

      Excluir
    2. Eu entendi que o homem ficava sentado na cama olhondo pra janela alenbrando o seu passado como era, era muita alegria,
      e ele brincava com o seus filhos e ele era muito feliz com sua mulher e seus filhos
      aluna; CRISTINA SERIE 7 ANO C

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Ótimo! Jefferson - 9 A
      Bom! Ludimila - 7 C
      Bom! Cristina - 7 C

      Excluir
  25. Eu entendi que o homem so ficava olhando pela janela por que ele sertia muitas saudade da sua familha,e ele relembrava o seu passado, que era muita alegria da sua familha........
    aLUNA.... POLIANAB BOLETTI........ 7 ANO C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e gostei desse texto porq fala sobre um homen q sentiaa falta da sua familia e ficava lembrando do tempo q ele passou ao lado de sua familia.... camila 8°b

      Excluir
    2. Eu entendi que nós devemos descrever as pessoas que nós somos pois distraimos a vida de algumas pessoas e destruimos as nossas mesmo.Rrodrigo 8ªAnoB

      Excluir
    3. Bom! Poliana Boletti - 7 C
      Bom! Camila - 7 C
      Bom! Rodrigo - 8ª B

      Excluir
  26. A descrição pode ser inportante,para todos mas devemos dizer somente o que estamos vendo se não estaremos enganamdo.Daniella 7º Ano B.

    ResponderExcluir
  27. EU GOSTEI DO TEXTO POR QUE FALA SOBRE UM HOMEM NA JANELA POR QUE FALA SOBRE PORQUE ELE ESTAVA NO HOSPITAL NAÕ SE RESPEITA NAO RESPEITA OS MAVELHO ESSA E A MOAU DO TEXTO.''7B''.DEYSE GABRIELA

    ResponderExcluir
  28. bruna raasch coimbra2 de julho de 2012 às 14:19

    Eu achei muito legal por que o homem que ficava na janela ele era cego e ele pensou no amigo ele queria alegra-lo e entao imaginou muitas e muitas coisas como se do lado de fora avesse um paraiso.bruna raasch coimbra 7 ano b

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei desse texto por que fala de um homem que era cego,toda vez ele olhava para a janela e falava coisas bonitas para seu colega de quarto no hospital para destrai-ló,anima-ló.Mas certo dia ele afaleceu e a infermera pedio para tirarem ele do quarto seu colega de quarto pediu para a enfermera mudar de lugar colocar ele na janela,com todas as dore ele se levantou e viu um muro branco.Ele falou para a enfermeira e ela falou que era cego.
    ADRIANE POSSE 8*ANO B

    ResponderExcluir
  30. Ana Paula vieira marques 8 ano B2 de julho de 2012 às 16:17

    nossa esse texto me surpreendeu e valeua pena ler ele por que todo esse tempo que o homem em estava a frente da janela o outro fica sem ver nada e o homem cego fazia de tudo pra fazer o seu colega de quarto feliz! porisso temos que aproveitar cada momentos com as pessoas mais especiais brincar ,rir contar historias como esse homem fez!

    ResponderExcluir
  31. esse texto tem como objetivo de falar que conversar é tudo o homem que estava na janela era cego e so via coisas em braco ele fasia as pessoas rirem e fizese elas felises entao esse cego e um bom homem mesmo que morreu queria faser o companheiro de quarto rir.
    entao reflita se vc fosse cego vc queria oque pra mim se eu fosse cego queria faser tambem a pessoas alegres felises mas que as pessoas fizesem a mesma coisa comigo
    Fabricio-8ºano B

    ResponderExcluir
  32. Esse texto é muito legal pois apesar do homem ser cego ele sempre olhava pwela janela e quando ele faleceu seu clega de quarto pediu que a enfermeira colocasse ele na janela e viu que havia um muru branco para onde seu amigo sempre olhava..

    ALUNA:MILENA ROSA DE SOUZA FRONTELLI
    9 ANO A

    ResponderExcluir
  33. Muitas vezes não acreditamos no que os outros falam, e o famoso ditado temos que ver para crer. Muitas vezes as pessoas não falam a verdade para nos fazer feliz, por isso devemos valorizar quem nos rodeia, tentar fazer de nossas felicidades a felicidade de outras pessoas.
    CLEYCIANE CASSIMIRO PEREIRA
    Serie: 9 ano "A"

    ResponderExcluir
  34. eu entendi que esse texto fala sobre uma pessoa que escrevia o seus propeos pensamentos e escrivia em um papel todos os dia so para fazer o seu amigo feliz mesmo sem poder encherga.por isso vc pode ter mil motivos para ficar triste mais ter apenas um para fazer um amigo feliz e oque basta

    ALUNO=LEONARDO PAVEZI DA SILVA
    SERIE= 9 ANO A

    ResponderExcluir
  35. Esse texto e bonito e al mesmo tempo doloroso.
    Ele se esticou ao máximo, lutando contra a dor para poder olhar através da janela e quando conseguiu fazê-lo deparou-se com um muro todo branco

    ResponderExcluir
  36. Algumas pessoas tem o prazer de tornar as nossas vidas um inferno,mais o que ganham com isso??nadaaa......
    fazer uma pessoa ficar alegre,sorrir,gargalhar é a melhor coisa q se pode fazer por alguem
    ALUNO: ERIC MOREIRA LINHARES 8° "A"

    ResponderExcluir
  37. ele fasia as pessoas rirem e fizese elas felises entao esse cego e um bom homem mesmo que morreu queria faser o companheiro de quarto rir.!!!pois esse texto relata de quem para ter felicidades não precisamos ter nada neste mundo apenas a amizade

    ALUNO: JEFERSON RAMOS DE ABREU 8º'A

    ResponderExcluir
  38. eu entendi que ele era muito engraçado e fazia todos au seu aredor felizes,ele passou muitas
    dores,mais assim memos fasia as pessoas rirem.
    este texto em sinou muitas coisas.
    nome:gislaine7ºC

    ResponderExcluir