terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

TODO HOMEM É UM DIAMANTE




Nós sabemos que o diamante é uma pedra extremamente delicada, bela e de significativo valor. Para chegar àquilo que vemos – muitas vezes apenas pela vitrine de joalherias – ele precisa ser lapidado. E aquela talha bem feita é o que traz toda protuberância de seu foco. Quanto mais bem feito o entalhe da pedra, mais admirável é o resultado. Posto sob a luz, o diamante – antes bruto –, produz um conjunto de reflexos e, mesmo ausente de cor, parece então multicolorido. O artista é paciente. Lapidar um diamante pode levar dias, meses, anos... Ele estuda a pedra: seu tamanho, peso, forma... Demarca o objeto, mede, aprecia por outro ângulo. Suas raras mãos anseiam trazer aos olhos o brilho escondido no interior daquela pedra rude. Cuidadoso, dia após dia, o lapidador trabalha fielmente até o resultado por ele esperado. A simetria é precisa, o polimento fino e as facetas estão em conjunção umas com as outras, jogando entre si luzes, presenteando seus olhos. Ele fica orgulhoso.
O ser humano é igualmente uma pedra de extrema delicadeza, bela e de significativo valor. Mas, para chegar àquilo que é ou tenta ser a cada dia, precisa ser lapidado, como os diamantes. A diferença é que o homem tem a oportunidade de ser seu próprio artista. Seu processo de melhoria, de pedra bruta para pedra preciosa, depende do que faz, do que busca ser continuamente, para si e para o próximo.
O trabalho é ininterrupto e demanda calma, determinação, sabedoria e muito amor. O primeiro passo para quem ainda não iniciou a própria lapidagem é apenas a pré-disposição para querer ser melhor.
Como artífice, pode também estudar seu interior: traçar metas, rever suas atitudes, se esforçar, se organizar, questionar-se... Tudo para que seu entalhe saia perfeito e ele alcance com sucesso o desejo de seu coração: o de ser uma pessoa diferente. Uma pessoa pura, de luz.
O diamante tosco sofre as pancadas do entalhe. É a arte operando sobre ele. A vida também sacrifica às vezes. É o aprimoramento da alma, da essência humana. Quanto mais exata a batida, mais valiosa será a pedra.
Somos assim. Diamantes pela valia e pela força, pela resistência. Pedra mais preciosa que esconde atrás da grosseira aparência um brilho peculiar disfarçado. Pedra que precisa ser minuciosamente trabalhada para mostrar os mais belos atributos encobertos no âmago, sob ásperas camadas adquiridas ao longo dos anos.
No homem, este brilho almejado é o que se converte naturalmente em gestos de amor. É o brilho de intensa e irradiante luz capaz de iluminar outros homens. Brilho da verdadeira e mais rara joia.

Originalmente publicado em 16/7/2010

69 comentários:

  1. eu entendi que o texto fala sobre pessoas que ve os diamantes so por vitrines e tambem sobre trabalho fala que o trabalho è interrupto e preçisa de calma e muito amor 8 ANO C KARINE RODRIGUES

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que o texto fala sbre o diamante que e uma pedra estremamente valiosa
    E muinta vezes e imcomtrada nas vitrines de joalherias.
    E para ser vendida nas joalheria tem que ser lapidada,e ela seno lapidada ela fica maravilhosa.
    E da para va fazer colares,e outros objetos.
    Robert mendes 7AnoB

    ResponderExcluir
  3. eu entendi que a pedra é muito preciosa que todos nós vemos nas vitrines das lojas essas precisa ser lapidada quato mais bem feito o que tras todo prudencia do seu fóco e tabem é mais adimiraveu o resutado todos ficam adimirando a beleza dessa preciosa e incataveu pedra que tambem dar para fazer colares e outros.João vitor.7ºB

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que os indios contava una lenda,que
    Touro Bravo e Nuvem Azul se amavam e iriam se casar.
    E Touro Bravo e Nuvem Azul tinha sertesa que eles iriam
    ser felizes.




    ResponderExcluir
  5. sirleia da silva paula21 de fevereiro de 2013 às 05:21

    Eu entendi que nos pode ser diamante mais termos que passa por prova dificil,para ser adimiravel,para ser um ser humano respeitado. Quando um diamante tem um pequeno defeito ele nao tem o mesmo valor,ou seja nos sempre tem um defeito nos tenta tampa os defeito mais os outros fica enconfiavel. mais nos podemos ser o que a gente pode ser,um diamante inconparavel. 8 ano c

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que o diamante é uma pedra muito preciosa e extremamente delicada para rapidar pode levar dias meses e até anos. O diamante tosco sofre as pancadas do entalhe. Ea arte operando sobre ele.Marco dos reis. 7ºB.

    ResponderExcluir
  7. O diamante
    O diamante é uma pedra rarissima que tem que ser lapidada con muita delicadesa e pode levar dias meses ou anos pára ser lapidada e depois eles levam paraser vendida.
    THIAGO BUSS DA ROCHA 7°ANO B.

    ResponderExcluir
  8. o diamante
    Eu entendi que o diamante é uma pedra valiosa, de valor alto
    mas que ate chegar ,linda precisa ser lapidada, e passar por
    um processo que demoras as vezes, dias, meses ou ate
    anos. Mas no final vale a pena pois fica maravilhosa.
    Nos somos assim precisamos ser lapidados tirar a, parte bruta mesmo que o processo seja, demorado mas no final vale apena.
    ANDRESSA ALVES 7º ANO A.

    ResponderExcluir
  9. o diamante
    Eu entendi que o diamante é uma pedra valiosa, de valor alto
    mas que ate chegar ,linda precisa ser lapidada, e passar por
    um processo que demoras as vezes, dias, meses ou ate
    anos. Mas no final vale a pena pois fica maravilhosa.
    Nos somos assim precisamos ser lapidados tirar a, parte bruta mesmo que o processo seja, demorado mas no final vale apena.
    ANDRESSA ALVES 7º ANO A.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que o Diamante é uma joia muito dificil de de trasformar do bruto para uma linda joia e linda que para dar o brilho original lapidada demora muito tempo.
    e que o valor é muito alto pela sua grande beleza,muito adimirada no mundo inteiro,e emtemdi que nos somos igua o diamante que tem ovalor muito alto por sua imença beleza.
    Marco Antônio Soares David 7 ano A

    ResponderExcluir
  12. Achei Muito Enteresante, e uma pedra muita valiosa e linda pra caramba a pedra do diamante e rarra para se acha en calker lugar do Planeta mas tem muitas por ai en garinpos e etc...

    nome WEVERSON 7ºano

    ResponderExcluir
  13. O diamante
    O texto fala sobre o diamante que é etermamete delica ,o texto fala que quando mais bate mais preciosas ela fica, o diamante é muito belo e com a sua beleza ela custa muito caro . Ea arte operando sobre ele .
    Tamirs Garbercth
    6ºano a















    ResponderExcluir
  14. o diamante e uma coisa muito valiosa eu entendi que eles cuidam muito do diamante; quando agente ve um diamante na vitrine agente pensa que nao vale nada mais vale muito eu entendi que o diamante ele tem muito brilho qualquer um que ver pode confirma que e um diamante tem diamante de varias cor tem verde transparente e muito mais agente ver mais transparente diamante e dificil para encontrar nao e facil. kauanyde souza miranda 7ºa

    ResponderExcluir

  15. Eu acho que esse texto fala sobre um DIAMANTE que é muito precioso pois, é bem feito por um artista que tem muita paciencia, porque para dar as luses para o DIAMANTE, e para dar o brilho todo.
    Esse trabalho é feito com muito cuidado, se errar um detalhe a pedra não fica, com o mesmo brilho.
    POLIANE REGINA S. A. 8º ana C.

    ResponderExcluir
  16. O dimante uma joia muito valiosa igual o ser humano o ser humano nao e valioso para outras pessoas mas para deus todos sao muito valiosos e todos tem seus sonhos de ser bom de vida mais todos queren as coisas muito fasilmente tipo faser provas e nao estudar e seriado mais tem que se difisel para saber mais nao apenas so faser provas mais vim o ano enteira para escola igua o diamante muito delicado e tem que ser difisil para ficar muto bom e mais valioso.
    Gabriel de Oliveira Lima 7ºA

    ResponderExcluir
  17. diamantes e muitos valioso de muito valor alto era muito defisio de açhar ela e brilhosa eles cuida muito dos diamates senpre vendes na vitrines das losas,relozarias
    Weslei SANTOS DE SOUZA 7ºANOA



    ResponderExcluir
  18. Mostra o que fazer para transformar um pequeno rubi em uma maravilhosa pedra e tambem mostra que esse trabalho não é tão simples assim tchau prof= Nair. Eloina Macedo Silva 6 ano a professora Nair.

    ResponderExcluir
  19. Esse texto esplica que um diamante não é facio de cuida
    o diamante é um pedra muito valiosa e bonita.e tamben nao e facio de mecher com ele.
    KARINE MAYARA 6ºANO A .PROFESSOSRA NAIR

    ResponderExcluir
  20. Eu entendi que alguns sere humano faz qualquer coisa para ter um diamante e outros querem ter tambem mais nao tem .Camila de Sousa .
    7ªAno A

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi que todos somos pedras bastante preciosa e temos que se bem educados com todos para ter um futuro melhor e brilhante para sermos bons alunos e melhores bons profissicio nais em um trabalho e ter um futuro brilhante e uma careira brilhante para um bom serviço em uma empressa de boa qualidade e bom emprego e ser educados com as pessoas e com a gente mesmo para ter uma boa qualidade de sobra e bom emprego e temos que ser bons com nos memos para ter uma educação para ter um bom trabalho 6ºano a professora NAir Jaqueline dos Santos Rosa

    ResponderExcluir
  22. Eu entendi que o diamante é uma pedra extremamente dedicada, bela e de significativo valor. para chegar aquilo que vemos- muitas vezes apenas pela vitrine de joalherias e quanto mais bem feita o entalhe de pedra, mais adimiravel o resultado.
    Kellem Rodrigues da Silva
    7ªa

    ResponderExcluir
  23. Eu entendi que o DIAMANTE é uma rara pedra PRECIOSAe deve ser trabalhada com muito cuidado e delicadesa,eu também entendi que o DIAMANTEpara se dar o brilho pode demorar até um ano .eu entendi também que se vocêse esforsar ,ter atitude e se organizar você pode dar o brilho perfeito com sucesso outras coisas que eu entendi foi que o diamante tosco ele sofre com as pancadas do entalhes.
    Suziele de O.Souza 6ºano A

    ResponderExcluir
  24. EU entedi que os DIAMANTES saõ uma joia rara e que é uma pedra preciosa e deve ser trabalhada com muito cuidado e delicadesa eu entendi que uma pedra preciosa deve ser trabalhada com muita paciencia e demora a cerca de meses dias e até anos deve ser estudada com muita atençãoe delicadesa . Vanessa S. Loiola 6ºano A

    ResponderExcluir
  25. Eu entendi que o diamante é uma padra muito preciosa .A padra é extremamente delicada,e bale é muitos vezes apenas pela vitrines de jolherias. O diamante é a pandra mas preciosa .É aquela talho bem feita é o que traz todos protuberancia de seu foca.
    Thawany cristina ferreira da silva
    7ªano a

    ResponderExcluir
  26. Eu entendi que o diamante é uma pedra mito valiosa e muito bonita que posta a luz sendo de uma cor se refletem varias cores e eu adorei esse texto.
    Adryan Henrique
    6ºa

    ResponderExcluir
  27. Eu entendi que o diamante é um a pedra delicada e bela de significado valor para chegar áquilo que vemos e muitas vezes os diamantes vão para as vitrines de relojoaria e muitas vezes ela precisa ser lapidado.
    Karine Tostes 6° ano A

    ResponderExcluir
  28. Eu entemdi que todos nos somos um diamante bruto e que
    precisamos ser lapidados com muita delicadesa porque nos somos pessoas muito mais senciveis que um diamante e que agente nãopode ser tilado uma lasca.
    Joel
    6º A

    ResponderExcluir
  29. Eu entendi assim que nós somos um diamante muito valioso que temos que ser zelado com muito cuidado para que não se acabe nem que sedestrói e também nós somos pessoas muito mas sencivél do que diamante não podemos tirara nem uma lasca PHABLO FERNANDES ARAÚJO 6 ANO A

    ResponderExcluir
  30. O diamante é uma pedra de extrema delicadeza e que temos que cuidar dela. e acabar com a grosseria e ter um brilho dentro de nós
    Para que possamos ser melhor a cada dia. Para isso precisamos melhorar muito a nossa aparência.
    Jaqueline Dos Santos Rosa
    6º ano A

    Dig. Evaldo

    ResponderExcluir
  31. Eu entendi que todos nós somos como os diamantes,precisamos ser bem lapidados e bem cuidados para sermos admirados pela sociedade.
    Isabela
    7º ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU EM TEM, QUE O DIMANTE E U JOIA MUITO CARO POR QUE E´ DIFICIO DE EN COTRA POR QUER ELE ERARO EMCOTRA ELE PODE ATE TIRA MUITAS VIDAS DE PESSOAS E NOCENTE PURICÕ ELE E RARO ,

      BEIJO PROFESSORA NAIR

      ALUNO= WILLIANS COSTA LEONARDO




      7ºANO A

      Excluir
  32. Todo homen e de diamante
    Eu entendi que o homem é uma joia brilhosa
    Jeferson 6° C

    ResponderExcluir
  33. O TEXTO FALA SOBRE A COMPARAÇAO DO HOMEM E O DIAMANTE
    E EU ENTENDI QUE SEMELHANTE AO DIAMANTE O HOMEM TAMBEM É TOTALMENTE TRANSFORMADO E MUDADO PARA ENTAO MOSTRAR O SEU VERDADEIRO VALOR!

    CAMILA
    7ºA

    ResponderExcluir
  34. o dianati e uma pedra muito persioza e muito arisuico ter uma perdra desa masi e solho de todo mudo ter uma perdra desa nas iso muita eluzão pode ser arisca ter uma perdra dasa ROBERT 7a

    ResponderExcluir
  35. ue entendi que odiamante e uma pedra muita valiosa .. que as pessoas gostan muito de ter mas esa pedra gusta muito caro e emuito valiosa de encomtrar. o diamante tira muitas vida das pessoas poriso ele e muito raro. jonas de souza viera 7a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diamante e uma pedra extremamente delicada, bela e de significativo valor. O ser humano é igualmente uma pedra de extrema delicadeza, bela e de significativo valor. O trabalho é ininterrupto e demanda calma, determinação, sabedoria e mais rara joia.
      Ana Lucia 6º c

      Excluir
    2. Bom!!Olha a ortografia!...........Jonas de Souza - 7º A
      Bom!!Olha a ortografia!..............Ana Lucia 6º c

      Excluir
  36. o texto fala que o homem é igual uma pedra preciosa,e muito significativa mas muitas pessoas não ve o significado dessas palavras.o amor pode vale até para uma pedra que vale um sentimento de uma pessoa.miriam scotá 7ºano b

    ResponderExcluir
  37. Todo homem é um diamante
    O diamante é uma pedra de estrema delicateza e que temos que cuidar dela e a cabar com as groseria e ter um brilho dentro de nos
    Para que possamos ser melhor a cada dia para isso presicamos melhorar muito a nossa aparêmcia, assi é a nossa vida. tem que ser lapidada
    Cristiano 6º C

    Dig.: Evaldo

    ResponderExcluir
  38. Eu entendi que o trabalho é ininterrupto e domando calma derteminação sabedoria e muitos amor e que diamante é uma pedra extremamemte delicada
    bela e de valor
    nome:welliton da silva frança
    serie: 6 ano a

    ResponderExcluir