sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013



                                   A Lição da Borboleta
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo, um homem sentou e observou a borboleta por várias horas conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. 
Então, de repente, pareceu que ela tinha parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguiria ir mais longe.
 
Então o homem decidiu ajudar a borboleta, ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo.
 
Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
 
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
 
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.
Eu pedi Força... e Deus me deu Dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi Sabedoria... e Deus me deu Problemas para resolver.
Eu pedi Prosperidade... e Deus me deu Cérebro e Músculos para trabalhar.
Eu pedi Coragem... e Deus me deu Perigo para superar.
Eu pedi Amor... e Deus me deu pessoas com Problemas para ajudar.
Eu pedi Favores... e Deus me deu Oportunidades.
Eu não recebi nada do que pedi... Mas eu recebi tudo de que precisava!

52 comentários:

  1. este testo é muito importante para nosa vida porque as vezes pensamos que alguns ou nos mesmo quando vamos nascer nos temos que pasar um sufoca para la na frente não sofrer tanto por que foi Deus que escolheu e asim que vai ser no resto da vida toda que Deus quiser ALUNO RAFAEL DE SOUZA BISCASSI SERIE 8 ANO C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi sobre esse texto, e esse texto e muito importante para a nossa vida as vezes pensamos que alguns ou nos mesmo ńos vamos nascer e nos temos que passar um sufoco para la na frente nos nao sofre um pouco.. Aluna poliana boletti

      Excluir
  2. daniela de f. m. de souza8 de fevereiro de 2013 às 12:52

    esse texto mostra q tudo q pedimos deus dah se a jenti pedir uma coisa deus nao pode dar o q a jenti queria mas sim do q a jenti presisa""" daniela f. m . de souza

    ResponderExcluir
  3. Este texto é importante por que fala do modo que teve ser as coisas com a borboleta que tetava sair do pequeno burroco com muito esfoço mais o homem se achou capa de ajuda pegou uma tesoura e cortou o pequeno casulo e o a borboleta viveu uma vida de fomiga.Marcos dos reis.
    9ºB.

    ResponderExcluir
  4. O DIAMANTE
    O diamante é uma pédra rarissima, que ten que ser lapidada con muita delicadesa e pode levar,dias ,meses,e até anos e depois de lapidada eles o levam para a vitrine para ser vendida.
    O presso do diamante é carissimo por que essa pedra é muito valiosa.
    THIAGO BUSS DA ROCHA 7º ANO B

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que devemos passar por obstacúlos
    na vida pois, nada conseguimos sem esforços.
    DEUS nos da problemas para que resolvemos, pois
    para ter a vitoria devemos que lutar.
    ANDRESSA ALVES 7º A

    ResponderExcluir
  6. Esse texto fala sobre um homem que queria ajudar uma borboleta para que ela saisse,
    faciumente de seu cazulo mas oque ele não entendia é que ela pricisava passar,
    por aquele cazulo apertado era uma dificuldade que ela teria que passar para ficar,
    com o seo corpo pronto para poder, voar livremente.
    POLIANE REGINA S. A. 8º ano C.

    ResponderExcluir
  7. NA vida tem momentos que temos que superar os desafios sozinhos; tem momentos que nao tem ninguem que nos ajude so deus; no texto fala que o homem ajudou a borboleta sair mais ele nao podia ter ajudado porque era pra ele ter saido sozinha mais o homem com sua bondade cortou o casulo mais nao era;deus fez as borboletas para sair do casulo sozinha e isso que eu entendi sobre esse texto.kauany linda 7ºa

    ResponderExcluir
  8. Eu achei legal esse texto porque fala sobre a vida de muitas pessoas porque não se pode dar tudo na mao se queremos alguma coisa temos que nos esforçarmos muito paraalcançar o nosso objetivo. Gleyson de Oliveira Galdino 6º ano A

    ResponderExcluir
  9. Eu achei legal esse texto fala sobre a vida de muitas pessoas não se pode dar na mao se queremos alguma
    coisa temos esforçarmos para alcançar nosso objeto.
    Tamires
    6ºano A

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que é possivel ajudar alguén mas não dar tudo na mão e somente oferrecer as ferramentas para ele trabalhar. PHABLO FERNANDES ARAÚJO 6 ANO A

    ResponderExcluir
  11. EU ENTENDI QUE O HOMEN TENTOU AJUDAR A BORBOLETA MAS AONTECEL QUE DEU ERRADO O HOMEN PENSOL QUE O CASULO TINHA QUE SER MAIS LARGO E TENTOL AJUDAR A BORBOLETA
    MAS O CASULO TINHA QUE SER APERTADO PARA A BORBOLETA CONSEGUIR VOAR.E ESSE TEXTO TAMBEM TRAS UMA MENSAGEM.KARINE MAYARA
    6ºANO A.

    ResponderExcluir
  12. Eu entendi que quem ama faz tudo para que agrade a sua esposa, entao isso e a obrigaçao de todos os homens.

    camila de Souza.7ºAno A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entedi que a mazestade ficou bravo quando disse que alguem da familia dele ia morre ele nao alguemtou a realidade isso e o que eu entendi.
      Camila de Souza.7ºAno A.

      Excluir
    2. Eu entedi que a mazestade ficou bravo quando disse que alguem da familia dele ia morre ele nao alguemtou a realidade isso e o que eu entendi.
      Camila de Souza.7ºAno A.

      Excluir
    3. Eu entedi que o homem queria fazer o bem para a borboleta e cabou fazendo o mal para ela

      Excluir
  13. eu entendi que a borboleta queria sair do casulo e não tinha como sair, o homem para ajudar a borboleta, cortou o casulo. A borboleta saiu mas estava com o corpo mole e as asas encolhidas.

    Jaqueline dos Santos Rosa
    6º ano A

    Dig. Evaldo

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que o homem queria ajudar a borboleta , mas com a ajuda dele , acabou deichando , ela murcha e seca por dentro , e ela não poderia , voar pro resto , da vida o homem não sabia que estava , prelgidicando a borboleta , pois ela precisava , da quele casulo , apertado , para circular o fluido no seu corpo para ela não ficar murcha e seca por dentro.
    Joel
    6ºA

    ResponderExcluir
  15. Eu entendi que o homem queria ajudar a borboleta mas so calso problemas para a borboleta ele so quis ajudar porque o casulo da borboleta estava muito apertado e o homem cortou o casulo e a borboleta ficou muito triste não é porque ele cortou o casulo e porque ela não podia virar uma linda borboleta e andava toda murcha e com as asas encolhidas e ela andava muito triste deus podia dar uma nova chançe para a borboleta e eu gostei muito da útima parte do texto e eu entendi que não devemos reclamar para deus das coisas queriamos ter devemos e agradeçer a deus do que ele nos deu e que as pessoas não conçeguem vão tentar fazer sozinhas e não presisaram de ajuda porque deus deu a mesma força para todos. Karine Tostes 6º Ano A

    ResponderExcluir
  16. Eu entendi que o mas que a gente esforça para recuperaro seu corpo voçe não consegue se voçe não tiver fé. a história fala de uma borboleta, que se machucou e nunca mais ela teve esperança de que poderia voar por isso que a gente tem que ter fé no que fazemos e não deixar ,nada para tras e ir em frente .Isto ensina as pessoas a nunca desistirem do seu sonho isso não é só orbservar e esperar que a borboleta ou as pessoas se curarem sozinha todas precisam de uma ajuda e essa ajuda só depende de todos nos com a ajuda voçê pode conseguir e ir mais longe assim a asa da borboleta foi se abrindo e se esticando para que ela fosse indo e conseguise suportar pesso do corpo dela e voasse nada aconteçeucom ela porque ela teve fé e voou isso nos ensina a sempre ajudar o proximo para ser ajudado foi isso que aconteceu com a borboleta .FIM
    Suziele de O.Souza 6º ano A.

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que devemos passar por vários obestáculo assim apredemos que tudo na vida é conquistado com esforço e dedicaçao e era isso que o texto queria enssinar para gente que sem esforço nada se consegue exenplo eu quando creser vou querer ser arquiteta sem esforço não vou conseguir por isso tem que ter muito esforço para vencer e chegar lá. Eloina Macedo Da silva prof=nair ano a. Eu entendi que devemos passar por vários obestáculo assim apredemos que tudo na vida é conquistado com esforço e dedicaçao e era isso que o texto queria enssinar para gente que sem esforço nada se consegue exenplo eu quando creser vou querer ser arquiteta sem esforço não vou conseguir por isso tem que ter muito esforço para vencer e chegar lá. Eloina Macedo Da silva 6º ano a.

    ResponderExcluir
  18. O homem foi chamado para pitar um barco quando começou a pitar perçebeu que o barco estava furado resoveu conserta acabando de pintar o barco recebeu seu dinheiro e foi embora no dia seguite o dono do barco recebeu o pitor com belicimo cheque.
    ALITON JÙNIO 8º ano
    O furo no barco

    ResponderExcluir
  19. Eu entndi que tudo aquilo que queremos obiter mesmo sendo difisio presizamos
    daquela dificuldade para conseguir.A borboleta precisava daquele esforço
    para ela ficar perfeita para ela conseguir voar.
    Dheverson Lopes Justino
    6º ano a

    ResponderExcluir
  20. A lição da Borboleta
    Eu entendi: que uma Borboleta estava sofrendo para sair de um casulo. Um homem estava ali e observou a por algumas horas.
    Tentando sair da quele pequeno buraco. Ela tenta e tenta, mas ela não consequio passar seu corpo.
    então o homem decidil a ajudar, abrindo um buraco com uma ponta de tesoura.
    assim, a borboleta saiu facilmente, mas não conseguia carregar seu corpo.
    O homem pensou que tinha ajudado a borboleta.
    mas tinha prejudicado suas asas.

    Cleiton Lima 8º ano C

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi que nós precisamos aprender aviver nossas vidas sozinhos para condo estivermos adultos possemos se virar sozinhos.6ºc AURILENE da SILVA SANTOS.

    ResponderExcluir
  22. Nossas vidas são como um mar aberto vai aver,ondas,terremotos,etc.Mas sempre nos sairemos bem nossas mães tentam nos proteger estão sertas ,porque elas nos ama do fundo dos seus corações mas elas sabem que um dia nós vamos sair de casa.Mas elas sabem que agente sempre as amaram.6ºc Aurilene

    ResponderExcluir
  23. As vezes em nossas vidas precisamos de obstáculos porque sem obstáculos nós não seriamos fortes e saudáveis.
    Lembre-se que obstáculos todo mundo vence só não quer.
    7ºa Micheli

    ResponderExcluir
  24. É muito interessante porque se o homem não tivesse cortado o casulo com a tesoura a borboleta tinha nascido forte e saudável e não com defeitos e se Deus pôs obstáculos para todos vencermos mesmo que tenha muito esforço.
    Meu nome é Micaele De Oliveira Costa
    Turma 7º ano A .

    ResponderExcluir
  25. Eu entendi que a borboleta queria sair do casulo e não tinha como sair, o homem para guardar a borboleta, cortou. O casulo.
    A borboleta saiu mas estava com o corpo mole e as asas colhidas. Por que nós ficamos presos com coisinha pequenas.
    Cristiano 6º C

    Dig.: Evaldo

    ResponderExcluir
  26. A borboleta não con segia voar porcausa que uma assa en colhidas e ela não voa
    mas porrcauza da assa Deus Deus fez a quele pequeno burrado parra ela passa e ficar normau
    Elizangela 6º C

    Dig.: Evaldo

    ResponderExcluir
  27. EU entendi que a borboleta queria sair do casulo mais não pudia sair,
    então o homem para ajudar a podre borboleta , cortou o casulo por que ela não estava respirando. quanto ela saiu com o corpo murcho e as asas amassadas.
    Suelem hins 6 ano C.















    ResponderExcluir
  28. Lição para as borboletas
    Eu entendi que um homem estava trabalhando e encantou uma borboleta se batendo para sai do seu casúlo e ele pegou uma tesoura e cortou seu casúlo mas não podia por que sai do seu casúlo com facilidade mas era alejada.
    Jeferson Leal da Silva 6º ano C

    ResponderExcluir