terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

LENDA SIOUX




 “Conta uma lenda dos índios sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:
Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
-Há uma coisa a fazer, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada.
Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva!
Os jovens abraçaram-se com ternura e logo partiram para cumprir a missão. No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves.
O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido.
 - E agora, o que faremos? Os jovens perguntaram.
- Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.
Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do voo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar.
- Então o velho disse:
- Jamais esqueçam o que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiver amarrado um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados. Libere a pessoa que você ama para ela possa voar com as próprias asas.
Essa é uma verdade no casamento e também nas relações familiares, de amizade e profissionais. Respeite o direito das pessoas de voar rumo ao sonho delas.
A lição principal é saber que somente as pessoas livres serão capazes de amá-lo como você quer e merece. Respeite também as suas vontades e voe em direção às realizações da sua vida.
“Tenho certeza de que, ao ser livre, você encontrará pessoas felizes que adorarão voar ao seu lado.”

24 comentários:

  1. TEMPO DE CRIANÇA
    Esse texto e muito importante porque fala da importancia do tempo da criança, e isso e muito importamte porque e muito bom para todas as criamças .
    THIAGO BUSS DA ROCHA 7°B

    ResponderExcluir
  2. Dis a lenda dos siox que uma vez eles quiriam casar e pediram para um feiticero como eles podiam casar.Ele mandou que um fosse e pegasse uma aguia e o outro um falcao e trouxesse vivo.
    Ezequiel
    7ºano B

    ResponderExcluir
  3. A MANEIRA DE DIZER AS COISAS
    A maneira de fazer as coisase muito boa porque ensina sobre a anedota e fala dos sultões e tambem ensina as coisas que a gente ainda não sabe.
    thiago b . r 7°

    ResponderExcluir
  4. OS INDIOS
    A lenda dizque certa vez;toro bravo e nuven azul chegaram de mãos dadas na tenda do velho feiticeiro · oparagrafo diz que os dois indios queriam se casar.
    thiago ,b .r 7°B

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que mesmo amando, outra pessoa
    não conseguimos viver amarrados
    a ela.
    Pois a liberdade de seguir nossos sonhos, é
    individual e so livres seremos capazes, de amar
    outras pessoa verdadeiramente.
    ANDRESSA ALVES 7º A

    ResponderExcluir
  6. Era uma lenda que comtava de dois joven que queria ama enternamente e eles aseitava um feitisso do feetissero para nunca cepara os dois... nome WEVERSON 7ºano A

    ResponderExcluir
  7. EU entendi que num relassionamento tem que ser fiel um para o outro e leal estes jovem daria tudo pra ser feliz com sua futura mulher; velhos de antigamente sabe muito sobre relacionamento ele foi pedir conselho para o velho entao e isso que eu entendi.kauany7ºa

    ResponderExcluir
  8. EU,intemdi qui conta uma lenda qui,dois jovens indios ,sious
    si amavan e queriam se casar e,queriam um concelho de umvelho feiticeiro,que garantice para eles ficasem sempre juntos.
    A liçao principal e somente as pessoas,livres serao capases de amar alguem e tambem ser amado..
    Leticia
    6ºa

    ResponderExcluir
  9. A lenda de dois jovems

    O texto fala que tinha dois joves muito amados e o que eles queriam era ser feliz por resto de sua vida e eles foi pedir comselho para um vejho e ele mandou pegar uma águia e trazer ela viva ,e eles viverão felizes para sempre
    FIM
    aluna Tamires Garbrecht
    série 6º ano A

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que conta uma lenda dos indios Seoux que, certa vez, touro bravo e nuvem azul. Chegaram de mãos dadas á tenda do vellho feiticeiro do tripo .
    Kellem Rodriges da Silvia
    7ªano a

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que conta uma lenda dos indios Seoux que, certa vez, touro bravo e nuvem azul. Chegaram de mãos dadas á tenda do vellho feiticeiro do tripo .
    Kellem Rodriges da Silvia
    7ªano a

    ResponderExcluir
  12. eles se amavam muito mas antes de se casar, foi pedir conselho ao feiticeiro e o feiticeiro disse traga-me duas aves àguia e o falcão as aves se machucavam ir acontecer isso com eles. e cada um seguiu o caminho deles.
    Jaqueline dos Santos Rosa
    6º ano A

    Dig. Evaldo

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi que lenda sioux ele queria moutar em boi bravo JEFERSON
    6ºano C
    14/03/2013

    ResponderExcluir
  14. O casal queriam se casar e pedio um comcelho na tenda do velho e nós se amamos o velho disse:
    - E o velho, emocionado ao - vê los tão jovens, tão apaexonados e tão ansiosos por uma palavra
    tenha certeza de que, ao ser livre, você encontrará pessoas felizes que adorarão voar ao seu lado.
    Rosicleia
    6º ano C
    Dig.: Evaldo

    ResponderExcluir
  15. Eles se amavam muito mas antes de se casar, foi pedir conselho ao feiticeiro e o feiti ceiro disse traga-me duas aves a á guia e o falção e as aves se machucaram ir acontecer isso com eles. cada um se guiu o caminho deles. Muitas vezes temos que abrir mão de noso sonho
    Cristiano 6º C

    Dig.: Evaldo

    ResponderExcluir
  16. É que conta uma lenda dos indios sioux que um touro Bravo e uma nuvem Azul chegaram de mãos dadas a tenda de um velho feiticeiro e pediram uma ajuda para o velho. E falaram para o velho que eles se amavam muito e iam se casar e queriam um conselho, que possa fazer eles ficar juntos até a morte.
    E o velho, emocionado, disse:
    - Só há uma coisa para fazer, mais é muito dificio e sacrificado. O velho falou para a nuvem, que ela deve escalar o monte ao norte da aldeia, apenas com uma rede, e pegar o falcão mais vigoroso de todos e trazê aqui com vida.
    E o velho falou para o toro escalar a montanha de frente . lá em cima encontrará águia mais brava e traze-la viva para mim!
    Eles fizeram tudo que o velho falo, e perguntaram:
    - E agora, o que faremos?
    - É só pegar as avaes e amarrares juntas com essa fita de couro pelos pés quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livre.
    Eles fizeram tudo como foi ordenado e soltaram as aves. As aves tentaram voar mais não conseguiram só arreamessaram-se uma contra a outra se machucandosse.
    Entam o velho disse:
    - Se estiverem amarrado um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro.

    Elorayne 6º ano C

    ResponderExcluir