terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O menino e a Flor





                     O Menino e a Flor

O estacionamento estava deserto quando me sentei para ler embaixo dos longos ramos de um velho carvalho, desiludido da vida, com boas razões para chorar, pois o mundo estava tentando me afundar.
E como se eu não tivesse razão suficiente para arruinar o dia, um garoto ofegante chegou cansado de brincar. Ele parou na minha frente, cabeça pendente, e disse cheio de alegria:
- "Veja o que encontrei!"
Na sua mão uma flor - que visão lamentável - pétalas caídas, pouca água ou luz. Querendo-me ver livre do garoto com sua flor, fingi pálido sorriso e me virei. Mas ao invés de recuar ele se sentou ao meu lado, levou a flor ao nariz e declarou com estranha surpresa:
- "O cheiro é ótimo, e é bonita também... Por isso a peguei; ei-la, é sua."
A flor à minha frente estava morta ou morrendo, nada de cores vibrantes como laranja, amarelo ou vermelho, mas eu sabia que tinha que pegá-la, ou ele jamais sairia de lá. Então me estendi para pegá-la e respondi:
- "Era o que eu precisava."
Mas, ao invés de colocá-la na minha mão, ele a segurou no ar sem qualquer razão. Nessa hora notei, pela primeira vez, que o garoto era cego, que não podia ver o que tinha nas mãos. Ouvi minha voz sumir, lágrimas despontaram ao sol enquanto lhe agradecia por escolher a melhor flor daquele jardim.
- "De nada", ele sorriu, e então voltou a brincar sem perceber o impacto que teve em meu dia.
Sentei-me e me pus a pensar como ele conseguiu enxergar um homem auto piedoso sob um velho carvalho. Como ele sabia do meu sofrimento autoindulgente? Talvez no seu coração ele tenha sido abençoado com a verdadeira visão.
Através dos olhos de uma criança cega, finalmente entendi que o problema não era o mundo, e sim EU. E por todos os momentos em que eu mesmo fui cego, agradecido a Deus por ver a beleza da vida, e apreciei cada segundo que é só meu. Então levei aquela feia flor ao meu nariz e senti a fragrância de uma bela rosa. Sorri enquanto via aquele garoto, com outra flor em suas mãos, prestes a mudar a vida de um insuspeito senhor de idade.

29 comentários:

  1. um çedo muito bomn ele era muito legalo com uma flor etambe com as peassoas



    ALUNO-WILLIANS COSTAN LEONARDO

    7ºANO A

    ResponderExcluir
  2. eu entendi que o garoto estava muito triste porque as petolas estavam caindo querendo fingir que estava sorindo.






    ALUNO= JONAS DE SOUZA VIERA


    7ºANO A

    ResponderExcluir
  3. eli istava arepedido ele naõ tinha amgos e so ficavaõ chanado pelido e udia eli colhese amiigo eviu abeleza da vida. Robret. 7ºa

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que ele estava triste por que naõ tinha amigos
    e uma pessoa sem amigo naõ é alegre
    Karine Neubauer Sant,ana
    6°A

    ResponderExcluir
  5. eu entendi que o menino gosta muito de flor a e que as flores pra ele é muito importante . Vanessa S Loiola 6° ano A

    ResponderExcluir
  6. eu entendi que o homem que tinha tudo pra ser feliz não era e pobre menino sogo que tinha muitas rasão para ficar triste ainda sorria bricava e pulava então seja feliz pois ninguen ira agradece mais do que voce mesmo então seja feliz camila calixto 7ano b

    ResponderExcluir
  7. eu entedi que através do olhos duuma çriança cega finalmente entendi que o probema não era o mundo e sim para chorar pois o mundo estava tentando me afumdar gastava de flor aline 7°ano b

    ResponderExcluir
  8. Eu entedi que ollhor de um crinças cega as pessoas pode apreder que devemos ajudar pessas como deficudade como olhor . O menino sabia que aquilo ali era uma for. Thawany Cristina ferreira da silva "7 ano A"

    ResponderExcluir
  9. O MENINO E A FLOR
    O ESTASIONAMENTO ESTAVA DESERTO GUANDO ME SENTEI PARA LER EMBAIXO DE LONGOS RAMOS DE UM CAVALHO.
    E FOI ALI QUE EU ENCONTREI A FLOR.
    7°ANO B ROBERT MENDES FERREIRA.

    ResponderExcluir
  10. eu entendi que era um menino que estava brincando e encontou um velho carvalho que um olho de uma criança que sega as pessoa finaumente.
    Weslei santos de souza 7º ano A

    ResponderExcluir
  11. ue entendi que ele estava desrto me sentei para ler de longos ramos de um gavalho e foi ali que eu encomtrei aflor.

    ResponderExcluir
  12. eu entendi que ele eatava deserto me sentei para ler de longos ramos de um garvolio e foi ali que eu ancomtrei aflor. jonas de souza viera 7a

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi que um olhar de pessoas cegas apenas nos faz aprender que devemos ajudar aquele que tem dificuldade. Walisson Gabriel 7 Ano A

    ResponderExcluir
  14. O menino estava sentado no etacionamento triste,porque o mundo estava deixando ele para baixo ,a flor que ele estava na mão foi se muchando e cain ele é cego e se senti com descriminação.6ºc AURILENE

    ResponderExcluir
  15. Meu comentário é que todos somos iguais deficientes ou não muitas pessoas ,sofrem com descriminação mas eu acho que essas pessoas não tem coração por que todos somos filhos de Deus e se essas pessoas deficientes são assim é porque Deus quis poderia ser agente.6ºc AURILENE da SILVA SANTOS.

    ResponderExcluir
  16. O TEXTO FALA SOBRE UMA PESSOA QUE SI SENTIA INQUIETA COM VIDA SOLITARIA,MAS O GAROTO COM UMA FLOR NA MÃO ALEGRE APARESEU AQUELA PESSOA FICOU MUITO ALEGRE E ASSIM FOI UMA COISA BEM PEQUE PODE ALEGRAR UMA PESSOA CEGA.MAS UMA COISA EU SEI DEUS PODE CURAR SA PESSOAS CEGAS DA VISÃO.MIRIAM 7º ANO B

    ResponderExcluir
  17. O MENINO SEGO NAO TINHA VISAO E OMENINO CHEGOU COM ARROSA E DEU PARA O MENINO SEGO E O MENINO SEGO ENCHERGOU A ROSA SO COM O CHEIRO E NUNCA DEVEMOS RIR DE UMA PESSOA CEGA PORQUE PODE ACOMTESSER COM VC MESMO

    ResponderExcluir
  18. E entendi que o estacionamento deserto quando me sentei para ler ambaixo dos longos ramos de velho.
    GEISE CRISTINA 6°A
    PROFESSORRA:NAIR



    ResponderExcluir