terça-feira, 6 de novembro de 2012

Minha Adolescência



     Faz muito tempo. Eu tinha onze anos. Meu sonho era morar sozinha. Pré-adolescente bocó, eu me sentia fora do lugar. Queria ir para a escola de ônibus, mas tinha que ir junto com minha irmã no especial, em minha concepção, lotado de "pirralhos". Enfim, eu já era meio chatinha. Melhorei em certos aspectos, piorei em outros e me mantive fiel à convicções traçadas na maternidade.
Demorou para eu morar sozinha. Vinte e oito anos ouvindo "não sou sócia " (porém eu entendo nesse momento o desespero da conta alta). Daí veio dois roo mates, um casamento, novamente casa da minha mãe após a separação, mais uma roo mate, outra volta e. Voltá! "A casa é sua/ Por que não chega agora?/ Até o teto tá de ponta-cabeça/ Porque você demora?” 
Na verdade... Adoro a música, deixaria esse alguém chegar nesse minuto. Ficar, habitar é outra coisa. Devo admitir: acho que não sei mais dividir meu espaço, minhas manias, minhas loucuras a não ser com Alice, minha gata. Não é egoísmo, é autopreservação.
Está tudo no lugar certo, mesmo que em dias pré-Cida de quase caos. Nesse lugar estou como quero, com minha pilha de livros na cabeceira. Minha garrafa de vinho aberta em plena quarta, meu CD do Radiohead tocando inúmeras vezes, meu buquê de flores comprado às sextas. Eu vejo o mesmo seriado (e choro), o mesmo filme (e choro) sem passar por canais de esporte. Acordo e limito-me a uma salada de frutas ou troco o jantar por uma cervejinha com tira-gosto.
É muito antagonismo para ser aceito como algo encantador. Ainda assim, decidi que minha liberdade foi conquistada com muito esforço, o que implica em nem sempre ceder ou agradar, em ter o direito de ir e vir sem ser questionada. O pacote também inclui generosidade e discrição.  Perguntas como: "quanto você gastou nesse creme anti-sinais?" ou "para que flor de sal se existe sal?" são irrelevantes. Fred Astaire, por exemplo, não as faria. Melhor dançar comigo.

54 comentários:

  1. bem era uma adolescente que queria morar sozinha ir de onibus para escola mas nao conseguia dividir o lugar com um monte de pirralhos!7 ano b

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse texto legal,pois nos fala de um dolescente que queria morar sozinha,ir de onibus á escola...a história fala de qualquer pessoa que passa por essa fase e que,em geral,ñ gosta de ir na escola acompanhada de irmã mais velha e lotada de pirralhos e passa por pontos que se melhora em alguns aspectos e pioras em outros e está na fase de namorar e se divertir com os amigos e com quem se gosta....NÚBIA....8 ANO A

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que era uma adolescente que queria morar sozinha,ir para a escola de onibus mas tinha de ir com sua irma;
    Queria morar sozinha sem nenhum pirralha para de atrapalhar.
    Porque muitas das vezes ter de dividir seu quarto,suas coisas,as vezes nao é bom,pois,muitas das vezes eles bagunça as coisas da gente.
    Mas tem vez que é bom porque os irmaos sao unidos.
    Aluna:Angélica Almeida Ambrózio
    Serie:7 ano "B"

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que o adolescente queria morar sozinho,ele não gosta de ir pra escola com sua irma e aqueles pirralhos.Ele não sabia dividir sue espaço,sua loucura,suas manias ao não ser com sua gata Alice.Acorda e troca seu jantar com uma cervejinha e um tira gosto.
    ALUNA: Adriane Posse 8*Ano B.

    ResponderExcluir
  5. Oi gatinha que legal seus novos textos amei muito bom to morrendo de saudades de vc vou crescendo, a cada dia e cada vez mais sentido saudade de ser criança de novo voltar a estudar com vc era muito bom mas dizem que tudo o que bom dura pouco e eu acredito que é mesmo verdade gatinha beijos feliz natal eu amo amar vc,vc é especial de sua aluna eterna mesmo não estudando com vc sou sua aluna do mesmo jeito eternamente vou lembra de vc beijos de DANIELY RODRIGUES DOS SANTOS 9ANO-B ETERNAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniely pelo carinho, você que é uma menina moça muito fofa, gosto muito de você e continue seguindo suas metas pois você sera vencedora!!
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu gostei muito desse texto,porque a vida da adolecante e muito legal,ser independente,morar sozinha,trabalhar para se sustentar.Acho que da bastante confiança para seguir a vida,pode deixar a gente mais responsável,mas acho que em sertas partes deve ser muito ruim,não ter ninguem para conversar,etc...

    Bruno Posse Coutinho (8° Ano B)

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que nesse texto fala sobre um adolescente,fala que nós devemos ir para escola.Ele não ia de onibus ia com a irmã no especial.Ele foi morar sozinho com vinte e oito anos.Douglas 8ºB

    ResponderExcluir
  8. Beatriz maria aparecida da silva15 de novembro de 2012 às 05:18

    Esse texto é muito realista a adolescente falava do que que ela não gostava de fazer tem vez que isso acontece com agente não gostar de dividir as coisas com os outros. Eu acho que eu sou meio dificil tomar essa descisão ir morar sozinha eu acho muita responsabilidade.tem pessoas que nem ponha isso na cabeça pois acha que as coisas é facil a gente trabalhar para se sustentar não sendo de maior. Mas tá serto na vida nada é facil na vida tudo que agente tem ou pretende é atraves do sofrimento mas temos que superar. 8 ano b

    ResponderExcluir
  9. Estudar é muito bom nem pense sair de casa porque a familia é o que importa eu sei muito
    bem o que é uma familia portanto não saia de casa só quando casar e ter filho.

    Aluna Daiany 7 ano b

    ResponderExcluir
  10. conta a historia de uma garota em que queria morar sozinha longe d sua me irman e sem ir para a escola em um onibus cheio de pirralhos,mas para mim estudare melhor e bom ir para a ecola om um bando de pirralhos do que morar sozinha e ter uma vida atordoada por morar sozinha

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que esse texto fala que uma adolescente queria morar sozinha e ir de ônibus pra escola,não gostava de ir com a irmã e de ver aqueles pirralhos.E ela ñ sabia dividir seu espaço,suas manias e suas loucuras a não ser com a Alice.E percebeu que sua liberdade foi conquistada com muito esforço e ter o direito de ir e vir sem ser questionada

    Aluna:Simone 7° ano "C"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que o adolecente queria morar sozinho e não gostava de ir de onibus para a escola com sua irmã e ver aqueles pirralhos.e ele percebeu que sua liberdade foi conquistada com muito esforço.mas morar sozinho não é faciu.Rodrigo 8anoB

      Excluir
    2. Bom!!Olha a ortografia! Simone 7ºC
      Bom!!Olha a ortografia!Rodrigo 8ºB

      Excluir
  12. entendi que ela queria morar sozinha,ir para a escola de onibus mas tinha de ir com sua irma.
    Queria morar sozinha sem nenhumpara ficar atrapalhando ela.
    Porque muitas das vezes ter de dividir seu quarto,suas coisasnao é nada bom.

    geilica de oliveira galdino.
    8 ano "A"

    ResponderExcluir
  13. Entendi que ela queria morar sozinha,ir para a escola de onibus mas tinha de ir com sua irma.
    Queria morar sozinha sem nada para ficar atrapalhando ela.
    Porque muitas das vezes ter que dividir seu quarto,suas coisas nao é nada bom.

    geilica de oliveira galdino.
    8 ano "A"

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que este texto fala de sua adolescência já disse dos sonho disse da família dos seu sonhos de como era a vida dele:Marcos Antonio:8anoA

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Esse texto é bem interessante por que mostra como a menina queria fazer o que quisesse sem ninguem atrapalhar.8 ANO A Douglas de Souza Dias

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que esse texto fala de uma menina adolescente que queria ir pra escola de ônibus e morar sozinha(uma coisa que varias adolescentes querem)...Bem ele demonstra que essa menina quer ser independente,ter privacidade e fazer as coisas do seu jeito(que aconteceu só aos 28 anos de idade quando foi morar na sua casa própria e fazer o que bem entender sem a criticação de sua irmã,mãe ou outra pessoa familiar)....


    ♥Maria Gabriely Posse♥8°ano"B"

    ResponderExcluir
  18. EU achei esse texto muito importante para nossa vida porque tem gente que quer ser indenpendente muito cedo quer sair de casa e nao quer mas estudar quando vai pegar um onibus fica se falando muitas coisas que nao deve para quem esta indo estudar o importante é estudar nao do que ir estudar agente fica falando que estudar é ruim e sem estudar vai ser oque entao!!!.
    Aproveite bem a vida e bom estudo para todo mundo.
    ALUNO:$JORGE A.$$$$$$$
    SERIE:7ANO b.

    ResponderExcluir
  19. esse texto fala de um menino meio chatinho que queria voltar aos seus tempos de escola, " Sei ¬¬ " e se lembrava muito do tempo de quando estudava e ele queria morar sozinho mas morava com sua irmã.
    é a vida de criança n é facil mas tem que aproveita então siga em frente.

    Fabrício massena da silva 8º ano Bº

    ResponderExcluir
  20. SIRLEIA DA SILVA PAULA26 de novembro de 2012 às 05:47

    O MENINO QUERIA MORA SOZINHO MAIS NÃO PODIA QUANDO IA PARA A ESCOLA TINHA QUE LEVA A SUA IRMÁ. NÃO GOSTAVA DE LEVA SUA IRMÃ,O ADOLECENTE TINHA SUAS IMAGINAÇÃES. PARA MIM SER ADOLECENTER É CONCIENCIA DO QUE FAZ NÃO DO QUE PENSA.7 C

    ResponderExcluir
  21. Esse texto fala de uma menina que queria voutar ao seu tempo de escola porque ia com os irmã para a escola e queria ir de onibus com os colegas e conhava morar sózinho para tonar sua verveja entes do armoso e aproveitar sua vida quanto puder.// Alexandre// 8ºano 'B'//

    ResponderExcluir
  22. eu entendi nesse texto fala da adolescencia de uma garoto que gostava de ser livre e queria morar sozinha com seus 28 anos se torna independente e vai morar sozinha em seu apartamento mais nao gosta das contas que vinha todo mes e fala que prefiria morar com sua mae do que pagar contas mas ainda assim se sentia feliz po saber que tinha algo so para si.

    ResponderExcluir
  23. Esse texto fala sobre como a liberdade era tudo para ela ate ela provar o gostinho de ter que pagar conta, mais mesmo assim ela gostava de morar sozinha de ter suas proprias coisas e nao ter que dividir com ninguem

    ResponderExcluir
  24. EU ENTENDI QUE ESSE TEXTO FALA E RETRATA A VIDA DE MUITOS ADOOLESCENTES E QUE ESSA FASE É REPLETA DE CONFUSÕES E NAMOROS QUE NESSE PERIODO MUDAMOS E FICAMOS AMADURECIDOS
    JULIANA 8 ANO A

    ResponderExcluir
  25. eu entendi que nesse texto fala de uma adolescente que queria morar sozinha ser independente pra tudo, queria se livrar da pequena pirralha, andar de ônibus e fazer tudo sozinha, enfim queria ser independente.
    aluno:wellingtom peisino pereira 7 ano B

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei muito desse texto,porque a vida da adolecente e muito legal,ser independente,morar sozinha,trabalhar para se sustentar.Acho que da bastante confiança para seguir a vida,pode deixar a gente mais responsável,mas acho que em sertas partes deve ser muito ruim,não ter ninguém para conversar,etc...

    Aluno: Eric Moreira Linhares.
    Série: 8º "A"

    ResponderExcluir
  27. Eu entendi que era uma adolescente que queria morar sozinha,ir para a escola de onibus mas tinha de ir com sua irma;entendi que ela nao gosta de ir de ônibus pra escola,não gostava de ir com a irmã e de ver aqueles pirralhos.E ela ñ sabia dividir seu espaço,suas manias e suas loucuras a não ser com a Alice. bem o que é uma familia portanto não saia de casa só quando casar e ter filho.

    aluno:Gesse gomes da silva
    "8" ano "A"

    ResponderExcluir
  28. um adolescente querendo ser gente grande
    não sabia dividir o espaço que devia ser compartilhado com todos, a unica pessoa o entendia ele era a namorada, ele so queria paz queria ter seu espaço e fazer as coisas que ele queria

    Aluna:Suelen Margonari
    Serie: 8ºano 'B'

    ResponderExcluir
  29. Ana Paula Viera Marques 8 ano!26 de novembro de 2012 às 17:08

    -A maioria dos adolescentes quer ter um espaço proprio!!! a ansiedade é orrivel na vida de uma pessoa! olha oque aconteceu com a adolescente ela casou se separou e tudo antes da hora e tudo por causa de ansiedade e ela acabou na casa de sua mae onde tudo começou!

    ResponderExcluir
  30. e um texto bastante legal que fala sobre um garoto que tava muito ancioso e acabou parando na casa da mãe dele onde a historia toda começou.
    aluno alisson rodrigo 7 ano c

    ResponderExcluir
  31. eu entendi que o texto fala que as vezes devemos ter espaço pessoal que com viver com uma pessoa todo momento não e legal precisamos fazer nossas coisa ter nossos segredos etc
    Amanda Cristiny 8 ano b

    ResponderExcluir
  32. pode perceber que atraves do texto que a adolecencia é um periodo complicado pra cada um,nao sabemos definir o que queremos nos deparamos com pequenas coisas e deeixamos de viver as coisas boas,por acharmos que somos insuperaves e diferentes,so percebemos as convicções da vida depois que passamos desse periodo inesplicavel que é ser adolecente,onde formamos a nossa personalidades.
    aluna:shelida jardim.
    serie:8°ano"A".

    ResponderExcluir
  33. Eu gostei muito desse texto,porque a vida da adolecante e muito legal,ser independente,morar sozinha,trabalhar para se sustentar.

    Aluno: Junior Alves
    Série: 8º"A".

    ResponderExcluir