terça-feira, 6 de novembro de 2012

O Vento



                                                Ao vento

Eu gosto desse vento gelado que vem da janela. Estou arrepiada e nem busco casaco ou manta. Eu vejo as manchinhas roxas na minha pele pálida, na minha carne trêmula e não sei distinguir quais vem da melancolia e quais de uma noite dessas, dias atrás.

Queria uma grande inspiração para agora. Não me repetir nas palavras, nas incertezas, nas atitudes. Queria suspirar por alguém, mesmo que dificilmente admita ou cada vez menos acredite nessa possibilidade. Disse essa semana para uma amiga que amor, para mim, é como a ararinha azul.

Pensei naquele moço que vive longe. Foi por instantes. Sempre são. Em algum momento do mês, me imagino como seria se estivesse com ele e faz mais de um ano que não o vejo. Há um sentindo enorme em pescar ilusões nessa distância. Se não der certo, não iremos nos encontrar no mesmo bar, os amigos não me darão notícia alguma dele e vai ser tranquilo esquecer.

O amor é uma ararinha azul. Eu fico aqui tomando vento frio, café quente e nenhuma decisão significativa. Olho para minhas manchinhas roxas. Estou lendo um romance: me identifiquei com a personagem, suas convicções e maneira de ver a vida. Não terminei o livro, mas sei o que acontece no final. E quanto ao meu?

Procuro pistas no horóscopo online, que me aconselha a ser o contrário do que sou. Se eu for paciente, se eu deixar de ser impulsiva, dramática, delirante, o Senhor Destino me dá um presente? Desculpe, acho que ando cética demais para cogitar essas barganhas.

Fecho os olhos e escuto Roy Orbinson. Ele me consola, tira do foco alguns devaneios (ainda que alimente outros). Como se fosse meditação para minha mente inquieta, espinha torta e coração intranquilo. E cá estou eu, recontando a mesmíssima história.
           

41 comentários:

  1. bem eese texto fala de um fenomeno natural que e o vento fala de uma p-essoa que gosta do frio de sua boca tremendo e etc...7 ano b bruna raasch coimbra

    ResponderExcluir
  2. Esse texto fala de uma pessoa que adora sentir o vento gelado que vem da janela e ela fica arrepiada mas nem liga de ir buscar seu casaco.
    Pra ela o amor é como uma ararinha azul.
    Esse texto mostra que a gente as vezes fica na janela de nossa casa pesando em alguem que as vezes nem gosta da gente.
    Aluna:Angelica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano ‘B’

    ResponderExcluir
  3. esse texto fala de um vendo ou ao Vento que é um fenomeno e que tem uma pessoa que adora sentir o vendo da janela vento gelado e ate fica tremula e nem pensa em busca uma agazalho o Vento é um vento que noz da ar para sobreviver e respirar.


    Fabrício M.A.S

    ResponderExcluir
  4. Eun entendi que o vento é um fenomeno natural que varias pessoas gosta,na hora que estiver calor um vento fresco é muito bom,mas algumas pessoas gostão mais de vento frio e bem frio.Rodrigo 8ºanoB

    ResponderExcluir
  5. Esse texto faz me lembrar de mim,pois eu adoro o vento frio que vem nas manhazinhas quando acordo para tirar leite,e tambem por eu escutar músicas romanticas e pensar se isso pode acontecer comigo,mas as ilusões fazem parte da vida...

    Bruno Posse Coutinho (8° Ano B)

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que o vento frio nos lembra oque nos fizemos gando eramos criança gando voce ia bricar de bola com seu primo tomava o cafe que sua vó preparava o vento nos leva a ser criança.//Gilmar 8 ano b//

    ResponderExcluir
  7. beatriz maria aparecida da silva15 de novembro de 2012 às 04:53

    Eu gostei desse porque ele fala sobre as coisas da vida que igual o vento que sopra en nossos ouvidos.A vida é igual o vento passa sem a gente ver porriso temos que saber levar a vida porque ela é cheio de vai e vem esse texto é muito significativo,porque a vida tem dia ruim e dia bom, em noso dia-a-dia as vezes acontece coisas que as vezes nem estamos esperando e é aquela surpresa então a gente vive sem saber oque vai acontecer no amanhã mas fazer oque a vida é assim. 8 ano b

    ResponderExcluir
  8. O vento traz armonia é muito bom sentir o ar
    puro na gente sentir o ar puro é mesmo de
    agradecer a vida maravilhosa que nos tem

    Aluna daiany

    ResponderExcluir
  9. Ele conta uma historia de uma pessoaem que gosta de desse vento gelado que vem da janela,em que a deixa arrepiada e nem busco casaco ou manta,em que era um vento gostoso em que ela amava,o amor parecia ararinha azul mas elanem ligava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse texto conta a historia de alguas pessoa que gosta de imaginação pessoas que gostam de um ar puro pessoas que gosta colocam uma cadeira na bera da janela e fica refeltindo imaginando as coisas como elas deveriam ser,de pessoas que queriam um mundo mehor.
      Aluno:Fagner Dos Santos 8ºAno"B"

      Excluir
    2. Ótimo!!Olha a ortografia!Mateus-7ºB
      Ótimo!!Olha a ortografia!Fagner-8ºB

      Excluir
  10. maria gabriele spina de oliveira20 de novembro de 2012 às 15:32

    eu axo q todas as pessoas deveriam ser asim parar um pouco sertir o ar ver a natureza ficar em silençio pensar nas coisas boas tem um tenpo para refletir a nossa vida e o q a jente ta fazendo
    serie 8 ano b

    ResponderExcluir
  11. Esse texto fala sobre amor e sobre o vento podemos ver que quando ele fala do vento fala que o vento e gelado que vem da janela mais quando ele fala sobre isso so quer dizer que a pessoa as vezes não precisa de alguém para te proteger ai quando ele começa a falar sobre amor ai o texto transforma pra outra coisa bem bunita que é o amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente,nunca fiz questão de dar ouvidos ao vento mesmo por, sendo ele dono dos saberes. Ao ler este texto notei que o autor (a), se preocupou em dizer que ouviu do vento a respeito de um amor, se ela não ouviu o probçlema foi dela não precisamos de dar ouvidos a elementos da natureza para reconhecermos um verdadeiro amor, o amor nasce em nós vive em nós compartilha daquilo que compartilhamos e então porque não dizer que sem o amor nada seriamos, sem a capacidade de amar não poderiamos nos considerar nem como uma bacteria pois o mais simples dos animais sabe amar, sei bem que sai do sentido do texto mas se isto for relevante pesso minhas desculpás DEBORA RODRIGUES BRAZ 7ª ANO B

      Excluir
    2. ótimo!!Olha a ortografia!Pedro- 8º B
      Ótimo!!Olha a ortografia!Debora- 7ºB

      Excluir
  12. Eu entendi que este texto fala de um vento muto forte e palavras forte fala de uma mulher que espresas seu se timento para uma amiga:Marcos Antonio:8anoA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto é uma narrativa de uma menina apaixonada que quer saber noticias de quem ela gosta mas ninguem lhe da noticias.Daniella 7º ANO 'B'.

      Excluir
    2. Bom!!Olha a ortografia! Marcos - 8ºA
      Bom!!Olha a ortografia! Daniella-8ºB

      Excluir
  13. maria gabriele spina de oliveira 8 ano b24 de novembro de 2012 às 08:36

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. A historia fala de um vento gelado que é muito bom pra nos é o nosso ar sem ele agente nao vive sem ele agente nao fica a vontade porque toda hora da um ventinho e agente fica todo bom com a quele ventinho gelado e agente nem liga pra ele agente nem pensa nele mas ele é a nossa vida.
    ALUNO:JORGE A.
    SERIE:7ANO B.

    ResponderExcluir
  15. SIRLEIA DA SILVA PAULA26 de novembro de 2012 às 05:54

    O VENTO LEVA A SAUDADE A TRISTEZA O VENTO LEVA A MALDADE TRAZ O SORRISO DA SEU OLHAR.
    PARA MIM O VENTO É A BELEZA DO OLHAR O SONHO DE CRIANÇA.TEMBEM O AMOR DE PESSOAS DELICADA,O VENTO É ALGO QUE NOS MOSTRA O QUANTO É
    INPORTANTE PARA MIM E PARA VC.
    7 C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom!!Olha a ortografia!Jorge- 7ºB
      Bom!!Olha a ortografia! Sirléia - 7ºC

      Excluir
  16. significa que nao importava se ela estava congelando ao vento se nao ouviria mais noticia dos amigos se o cafe que estava tomando era muito quente ela so queria esquecer o moco distante ou encontra lo o que importava era ser ela mesma e parar de contar sempre a mesma historia
    Rayssa Paola
    8 ano b

    ResponderExcluir
  17. Esse texto fala de uma pessoa que adora sentir o vento gelado que vem da janela e ela fica arrepiada mas nem liga de ir buscar seu casaco.
    Pra ela o amor é como uma ararinha azul.
    Esse texto mostra que a gente as vezes fica na janela de nossa casa pesando em alguém que as vezes nem gosta da gente.

    Aluno: Eric Moreira Linhares.
    Série: 8º Ano "A"

    ResponderExcluir
  18. Ele conta uma historia de uma pessoasem que gosta de desse vento gelado que vem da janela,em que a deixa arrepiada e nem busco casaco ou manta,em que era um vento gostoso em que ela amava,o amor parecia ararinha azul mas lanem ligava.

    Aluno: Gessé Gomes da silva.
    8º Ano "A".

    ResponderExcluir
  19. neste texto nos tras a historia do vento gelado que nos remete a sentimentos que estão bem guardados, e que vem atona , o amor brota, e passa a ter valor no frescor das ilusoes aparece como deserto de um amor distante , onde se procura as coisas impulsivas para calentar corações intranquilo.vento que vem, vento que vai, e nos tra coisas boas sempre.
    aluna:shelia jardim.
    serie:8ano"A".

    ResponderExcluir
  20. Eu entendi que o vento frio nos lembra oque nos fizemos gando eramos criança gando voce ia bricar de bola com seu primo tomava o cafe que sua vó preparava o vento nos leva a ser criança.

    Aluno: Junior Alves
    Série: 8º"A".


    ResponderExcluir
  21. O amor é uma ararinha azul. Eu fico aqui tomando vento frio, café quente e nenhuma decisão significativaa ouviria mais noticia dos amigos se o cafe que estava tomando era muito quente ela só queria esquecer o moco distante ou encontra-lo

    aluno: jeferson ramos de abreu Nº11
    serié: '8'ano A

    ResponderExcluir
  22. O VENTO
    Eu entendi que a nossa imaginação vai longe por exemplo, posso estar em um lugar
    e a minha cabeça em outro .
    A nossa imaginação nos faz ficar pensando em ilusões .

    Douglas 6º ano c.

    ResponderExcluir