quinta-feira, 9 de maio de 2013

Escolhas de uma vida




Escolhas de uma vida
A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".

Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.

Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".

Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.

As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...

Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.

Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.

Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.

Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!

84 comentários:

  1. eu entendi que nos temos duas escolhas vida ou berber estragar nossa vida e podemos ter filhos e educar ou podemos ter filhos e deixar jogados

    Karine Neubauer sant,ana

    ResponderExcluir
  2. EU entendi que as criança tem compromiso quando fica grande e tem que
    estudar para ter alguma coisa na vida para isso precisa de estudar muito
    E por isso que as pessoa trabralha para pagar uma facudade para ter um
    futuro mais melhor.para quando quezer casar ter um objetivo para a vida.


    Rosicleia.6 ano c

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que nós temos várias escolhas na vida é agente escolhe qual futuro agente
    vai tomar se agente abrir mão de uma coisa temos que pensar que nós iremos deixar
    outros para traz. Portanto escolha bem seu futuro sem prejudicar sua vida.
    Maycon Venicio Da Silva Cunha. 7 ano A.

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que o menino não sabia o que ele queria ser quando crescer ele queria ser médico piloto de avião arquitetura ou optar pela vida de ser atriz quando ser adulto ele vai ter a vida muito diferente de quando ele era criança. Vanessa Silva Loiola
    6° ano A

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que o,menino não sabia o que seria quando crescer ele,escolhe de se medico se piloto avião optar pela vida de atris quando ele crescer ele vai saber o que ser.
    Vanessa Silvestre 6º a

    ResponderExcluir
  6. EU entedir que o menino naõ sabia que ele ia ser quado ele crescer ele escolhe
    um professor um pitor o um piloto de careta ele vai saber quador ele que ser
    quador ele crescer .
    alan ribas cararro

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que nos fazemos ,coisas certas e coisas eradas que nos podemos fazer coisas certas ,em ves de eradas, e que nos temos 50 porcento de erar e 50 porcento de acertaralguma coisa
    Joel timóteo da silva 6°a

    ResponderExcluir
  8. Eu achei esse texto interesante,ele encinacomo viver a vida.Esse texto tambem encina como viver a vida ele fala como voce ir a umcaminho bom e o outro mal.
    Karine Mayara Dos Santos Assis.
    6ºano A.

    ResponderExcluir
  9. Eu achei muito interessante .
    o moleque não sabia oque ele ia ser
    quando ele crescer um professor de pintor
    ou de piloto.
    Sara 6° ano A

    ResponderExcluir
  10. eu entendi que uma criança quando cresce tem que saber ter seu proprio dever e tambem eu achei o texto enteresante por que ele encina como viver aluna=karine rodrigues barbosa...serie=8c prof=nair

    ResponderExcluir
  11. eu entendi que o menino não queria ser guando crescer e ele tem que saber seu proprio caminho que deve 7°ano b cleiton

    ResponderExcluir
  12. ELE NAO SABIA O QUE BEM QUERIA,ELE QUERIA SER TUDO MESMO QUANDO NAO PUDESSE.NOS TEMOS QUE SER COMO NOS PRECISA SER NAO O QUE OS OUTRO QUER QUE A GENTE PRECISA SER.

    ResponderExcluir
  13. eu entendi que a vida tem varias escolha se agente escolhe uma ta discartândo a outra possibilidade de fazer outra igual a ir no caminho certo e ir no caminho errado são decisões que a pessoa deve tomar para seguir a vida

    ResponderExcluir
  14. eu intendi que nos devemos saber os nossos caminho da nossa vida aluno adenilson 7 ano B

    ResponderExcluir
  15. eu entendi que a vida tem varias escolha se agente escolhe uma ta descartando a outra possibilidade de fazer outra coisa igual a ir no caminho certo no caminho errado são decisões que você deve tomar para seguir sua vida. flansualdo 8°anoC

    ResponderExcluir
  16. eu entendi que quando pequenos aprendemos que ao fazer uma opção estamos descartando outra opção. Eu também entendi que se a gente quiser ter dois emprego e se a gente ter que escolher um a gente vai ter que escolher um dos dois vai ser dificio porque os dois empregos são legais se a gente escolher um vai querer o outro e se a gente for escolher o outro vai deixar de escolher o que tinha escolhido primeiro Karine Tostes 6ªano A

    ResponderExcluir
  17. eu entendi que na massa cinzenta e de lá nunca saiu e a gente é a gente escolheu para ser tem seus prós e contras: viver com laço ou sem laço e todo as alternativas .
    TAMIRES
    6 ANO A

    ResponderExcluir
  18. eu entendi que volta e não cultivar preconceito não pode fazemos com migue e ao que acontece em valta e não cultivar a vida é melho deichar tudo para trais causa de bebida e de amor aline 7° b

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que a gente é que escolhe o que a gente quer faser na nossa vida e não os outros nos é que temos que ter conciência no que vamos faser na nossa vida.
    MEIRIANE 7º

    ResponderExcluir
  20. EU ENTENDI QUE DEVEMOS PENSAR MUITO BEM ANTES DE FAZERMOS UMA ESCOLHA PARA A NOSSA VIDA,PORQUE NAO PODEMOS MUDAR DE ESCOLHAS A TODO MOMENTO,TEMOS QUE ESCOLHER SÓ UMA E VIVENCIÁ-LA.

    ISABELA:7 ANO A.

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi que a escolhas de uma vida explicada e a certa altura do filme crime e pecado que nós cometamos e no testo fala que o personagens interpretado por waody allen muito criatividade que se ver no texto
    Nome:welligton da silva frança
    serie:6 ano A

    ResponderExcluir
  22. A escolha de uma vida vc tem que escolhe o que
    è melhor para vc porque vc sobe o que è bom para sua vida lembra que è o sua escolha ou uma chance dearem certo mas tambèm muitas chance de darem errado ou atè mesmo certa A escolha da sua vida Todos as alternativas sao variadas mas um preço a pagar em sua vida . Thawany Cristna Ferreira da silva 7 ano A.

    ResponderExcluir
  23. EU entendi que nos que somos donos da nossa vida certo filmes e pecados essa frase comodou-se a sua vida des pequeno nos sabemos que nos opção em opção KETLIN KAMILA 7°a

    ResponderExcluir
  24. EU entendi nesse texto que fala sobre a nossa vida, fala sobre a nossa profiçao que queremos cursar no futuro, se nos quisermos que a nossa opsao de serto a gente tem que correr atras nao podemos deixar a chance passar, e depois voce vai se argumentar dizendo que aquela chance que voce deixou passsar poderia servi bem neste momento. kauany7º

    ResponderExcluir
  25. eu entendi que o text fala muitas coisa porque fala de nos de todo mundo da vida
    e deles todo mundo porico e inportante

    ALUNA JOYCI
    SERIE 6ª A ANO

    ResponderExcluir
  26. eu entendi que a vida
    tem muito para ensinar
    e muitas coisa que a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que a vida
      tem muito para ensinar
      e muitas coisas que a gente não sabe.
      Renan 6 Ano C.

      Excluir
  27. Eu entendi que o texto fala muitas coisas porque fala de nós de todo mundo da vida
    e deles todo mundo por isso é importante

    ALUNA JOYCI
    SERIE 6ª A ANO

    ResponderExcluir
  28. Eu entendi que a vida
    tem varias parte e as
    vexes a gente sesemte despresado.

    JEFERSON 6 ANO C

    ResponderExcluir
  29. Eu entendi que devemos deixar as coisas que nós atinge a gente e deixar pra lá. Renan 6-ano C

    ResponderExcluir
  30. Anônimo23 de maio de 2013 11:32

    EU ACHEI MUITO LEGAL O QUE VOÇE PUBLICOU JEFERSON 6 ANO C

    ResponderExcluir
  31. Eu entendi também que a gente nunca ouvir tudo o que falam e nunca contar o que um falou do outro só para os professor . Renan 6-ano C

    ResponderExcluir
  32. Eu entendi que deixar a tristeza ir embora e nunca mais ficar com aquela tristeza. Renan 6-ano C.

    ResponderExcluir
  33. Eu entendi que algumas pessoas tenha preconceitos com pessoas diferentes da gente, e outras pessoas não tem preconceitos com pessoas diferentes.

    Aluna: Jaqueline dos Santos Rosa
    6º ano A

    Dig. Evaldo

    ResponderExcluir
  34. Titulo:escolhas de uma vida: eu achei muito interesante esse texto mostra que temos que ter muita responsabilidade para fazer certas escolhas ou melhor fazer todas as escolhas, com sabedoria e comprensão, temos que ter certeza para escolher uma profissão ,se prefirimos este ou aquele caminho por isso quando for decidir alguma coisa pense com sabedoria

    ResponderExcluir
  35. Eu entendi que o texto fala que devemos pensar bem antes de fazer alguma coisa ou tomar alguma atitude inesperada,que tudo tem um tempo não devemos ter pressa pra fazer as coisas que não está na hora ainda.E não deixe de fazer nada que queira, mas temos que ter a responsabilidade e arcar com as consequências do que pode acontecer'.A escolha é nossa!

    Aluna : Simone 8°C

    ResponderExcluir
  36. neste lindo texto tive a oportunidade de refletir sobre a minha vida e uma das conclusoes que eu obtive e que na maioria das vezes acabamos de deixar coisas simples para traz sendo que somos capazes de resolve-las. por mais pequeno que seja o problema enfrente- o como puder por que a maioria das vezes ele só acaba aumentando o seu tamanho.
    laiane antunes 8 ano c...

    ResponderExcluir
  37. Esse texto é muito importante; pois as vezes as nossas decisões não são muito boas, porque não queremos saber de quase nada que é bom para nós e também temos que ter conciência sobre os nossos atos e sempre
    ter sabedoria para podermos decidir oque queremos para a nossa VIDA.


    Aluna= POLIANE REGINA 8ºano'"C".

    ResponderExcluir
  38. Esse texto é muito importante; pois as vezes as nossas decisões não são muito boas, porque não queremos saber de quase nada que é bom para nós e também temos que ter conciência sobre os nossos atos e sempre
    ter sabedoria para podermos decidir oque queremos para a nossa VIDA.


    Aluna= POLIANE REGINA 8ºano'"C".

    ResponderExcluir
  39. Eu entendi que a vida é dificiu para todos, mesmo que ela seja assim, temos que passar por cima de e vencer, a gente tem varias escolhas vida umas certas utras erradas, as escolhas são o que seremos no futuro.///Edmar Krassoske Maquarte///

    ResponderExcluir
  40. Eu achei interesante esse testo,porque fala do nosso caminho,se nos famos ir pelo caminho facil ou pelo divicil,mas as feses temos que errar para acertar,cair para levantar,mas o caminho ta ali eu errei para acertar,MAS NAO ERE.//GILMAR 9 ANO B//

    ResponderExcluir
  41. tudo na vida nois esconde algo
    que nos escomodo tudo tei sua ira



    aluno WILLIAN

    SERIE 7º A

    ResponderExcluir
  42. Eu entendi que vida é conplicada para todos, somos o resultado que escolhemos para ser no futuro, mesmo que não de serto temos seguir a vida com fé e esperança dar á vouta por cima e conseguir o que tanto sonhamos.//Edmar Krassoske Maquarte 9º B//

    ResponderExcluir
  43. eu entendi que enquanto agente for jovem temos que pensar muito ter uma boa escolha no que realmente queremos para subir na vida porque se não quando formos adulto vamos teque lutar muito para corrigirmos o erro do passado.
    Aluno:Fagner dos santos
    Sere:9°Ano "B"

    ResponderExcluir