quinta-feira, 9 de maio de 2013

Por que essa pressa?

 

 

Por que essa pressa?

                                     Walcyr Carrasco


 Ando surpreso. De uns tempos para cá, as pessoas parecem estar perdendo a noção de fila. Para embarcar no aeroporto, nem se diga! Assim que o vôo é chamado, sempre há um grupo de passageiros que se amontoa em frente à entrada. Crianças, idosos e deficientes têm preferência no embarque. Poucos conseguem chegar na frente. Dia desses, no Aeroporto de Congonhas, ajudei uma senhora com duas crianças a evitar que os pimpolhos fossem atropelados pelos outros passageiros. Ela, que tinha preferência, ficou por último! Detalhe: os lugares são marcados previamente. Por que a pressa?
        Imagino como sofre o caixa de um bar, tendo de atender várias pessoas que gritam ao mesmo tempo. Em metrô, é um sufoco. O correto seria esperar que saia quem vai desembarcar. Tentei fazer isso no horário de pico. Fui empurrado, levei uma cotovelada na orelha e ainda me xingaram! Uma loucura! Quem quer sair empurra, quem quer entrar empurra mais!
        Até entre os elegantes, reina a confusão! Fui a uma festa. Serviram o jantar em um bufê, com comida farta, de dar água na boca. Os mais educadinhos foram se   servindo em fila. Dali a pouco entrou uma perua no meio, estendendo as unhas pintadas:
        – Deixa eu pegar só uma saladinha!
        Pronto! Outro voou para o prato quente, furando todo mundo. A fila parou. Dois ou três aproveitaram a deixa para se servir, espetando quem estava na frente com os garfos.
        – Ah, desculpe... É que eu ia pegar aquela batatinha... – avisou um.
        – É só um segundo... Já saio – disse outro, erguendo a faca para garantir espaço.
        Quando chego a um restaurante e avisam que tem espera, vou embora. Ninguém respeita ordem de chegada. A começar dos maîtres, que dão preferência a clientes fiéis, conhecidos... seja lá quem for. É justo que um cliente tenha suas vantagens. Mas, então, por que não reservar a mesa com antecedência? Nem vou citar nome de restaurante, já que a maioria é assim. Depois de esperar meia hora, sempre vejo alguém entrar e acomodar-se imediatamente. Se reclamo, a resposta é sempre a mesma:
        – Eles já estavam esperando faz tempo, o senhor se enganou.
        Que raiva! Até perco o apetite. E olha que para eu perder o apetite não é fácil, não!
        Elevador, então, nem se fala. No Shopping Higienópolis, são demoradíssimos. Outro dia, estava subindo quando parou em um andar. Uma jovem com um carrinho de bebê esperava.
        – Está lotado – avisaram.
        – É o terceiro que passa, e não consigo entrar – reclamou a moça.
        Os passageiros ergueram os queixos, como se não fosse com eles. Alguém supunha que ela fosse descer com o carrinho em escada rolante? Ela enfiou o carrinho. Todos se apertaram, incomodados, como se o bebê fosse o estorvo. Fiquei no fundo. Quando cheguei ao meu andar, avisei:
        – Preciso descer.
        Ninguém se mexeu. Fui até a saída. Pisei no pé de uma mocinha, que gritou ofendida. Dei uma cotovelada em um gorducho que estava parado em frente à porta, sem mexer as banhas. Aliviado, botei o pé para fora! Elevadores, aliás, transformaram-se num purgatório. Não é inferno porque um dia a gente sai. Os espaçosos espremem os mais corteses. Nunca falta quem use um perfume fortíssimo, desses de deixar a cabeça tonta. Tudo seria passável se ao menos fosse possível entrar e sair de um elevador cheio sem passar por cenas de pugilato. Mesmo porque, como nos metrôs, quem vai entrar nunca deixa os outros desembarcar!
        É impossível que todo mundo tenha sempre tanta pressa. Minha impressão é que, com o stress da vida moderna, as pessoas andam esquecendo as regras mínimas do bem viver.

30 comentários:

  1. EU entendi que as pessoas tem que sair de casa sem pressa para ter boa atitude no emprego para se sair bem e não sair mal para o emprego e pode ter sorte de granlhar um bom emprego na vida.
    Rosicleia 6anoc

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi, que esse texo fala das pessoas que andam com tanta pressa,
    que nao sabem ter respeito, com as outras pessoas.
    Ser mau educado nao é nada legal, devemos saber respeitar
    o espaço de cada um.
    ANDRESSA ALVES 7º A

    ResponderExcluir
  3. eu entendi que nunca devemos terpressa para sair ou viajar aluno=adenilson 7 ano B

    ResponderExcluir
  4. eu entedi que dois ou tre aproveita e deixa para se servi a pessoa que ele ia ser vi e ir servi outro por causa do diero é so não é coisa que sefas aline 7° ano b

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que nos elevadores,nos metros,nos trens,em todos os lugares as pessoas fassem um escandalopara entrar pois elas enpuram dão cotoveladas e é muito difisio a gente entrar...
    MEIRIANE 7º

    ResponderExcluir
  6. O QUE EU ENTENDI É QUE AS PESSOAS SEMPRE ESTÃO COM PRESSA,TENTANDO ATROPELAR TUDO,SEMPRE QUERENDO FAZER AS COISAS PRIMEIRO SEM RESPEITAR NINGUEM,E ISSO É UM ABSURDO,A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO.

    ISABELA:7 ANO A

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que quando imagino como sobre o caixa de um bar ; tendo de tentar varias pessoas que gritam ao mesmo tempo. Em ;metro é um sufoco .
    O correto seria espirar que saia e quem vai desembarca
    NOME:welligton da silva frança
    serie:6 ano A

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que sempre temos que lembrar
    das leis básicas e não podemos esquecê-las
    as vezes as pessoas não tem nem um pouco
    de respeito e acabam levando a mau então
    temos que ter respeito e obedecer as leis
    Suziele de O. Souza 6ª

    ResponderExcluir
  9. EU entendi que muita gente nao tem educaçao e pisa em sima do pe das outras pessoas e tambem empurram chutao dao cutuveladas eu ja fui num restaurante e aconteceu que um homem belicou a mulher so porque o guarson atendeu ela primeiro mas eu sei que e muito ruim e chato tambem uma pessoa mal educada e isso ai que eu entendi sobre esse texto. KAUANY 7ºA

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que a gente não pode ter pressa porque se não da muita coisa errada JEFERSON 6 ANOC.

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que nao podemos fazer as nosas coisa com tamta presa se nao sai errado-
    e tambem nao muito lentode mais.
    JOEL TIMÓTEO DA SILVA 6ANO A

    ResponderExcluir
  12. EU entendi condo nós ficamos com muita pressa nos parecemos um voo que a fila para embarca no aeroporto condo as pessoa estão com muita pressa a gente perde a noção do tempo varias pessoas se perguntam que horas que a gente perde a noção do tempo mesmo [.....']..[etc]
    assinado. KETLIN KAMILA SILVA QUEIROZ

    ResponderExcluir
  13. POR QUE ESSA PRESSA?
    Eu entendi que as pessoas são muito apressada, para ir ao trabalho, no elevador e outras coisas. Quando nos fazemos as coisas com pressa tudo fica errado e mal feito.
    Muitas pessoas são sem educação pissa no pé do outro, da chute.
    DÉBORA 6º ano c.

    ResponderExcluir
  14. POR QUE ESSA PRESSA?
    Eu entendi que muitas pessoas são apressada para ir pro serviço.E quando chega em casa estão cansada e vão descansar. As não devia fazer nada com pressa por que se não eles fazem errado. Muita empurra ,xinga ,fica ,grita e fica brava.Mas tem que ficar carma.
    PALOMA VITORIA 6º ANO C.

    ResponderExcluir
  15. A pessoa estava viagando quando pisou no pé de uma moça e ela gritou, pois ficou ofendida.

    Aluna: Jaqueline dos Santos Rosa
    6º ano A


    Dig. Evaldo

    ResponderExcluir
  16. Eu entendi que muitas pessoas são apresadas de mais para ir ao trabalho e acabam fazendo muitas coisas erradas como enxingar,pisar,dar cutuvelada.Por isso não precisa
    ter tanta pressa.Douglas 9anoB.

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que o texto fala sobre a correria de hoje nos ônibus, nos elevadores, restaurantes e que as pessoas tem que respeitar mais as outras e que se isso não acontecer esse mundo não vai melhorar.Maycon Venicio Da Silva Cunha.

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi que nao deveremos fazer as coisas com pressa
    Leonardo Fonceca Lovo serie=7ano(a)

    ResponderExcluir