terça-feira, 3 de abril de 2012




O Rei Mendigo

Houve um tempo que a Irlanda era governada por um rei que não tinha nenhum filho.O rei mandou que os mensageiros postassem avisos em todas as cidades do reino.
Os avisos diziam que todo jovem qualificado deveria se apresentar para uma entrevista com o rei como um possível sucessor para o trono.
 Porém, todos os candidatos deveriam ter estas duas qualificações:
(1) Eles devem amar a Deus e
 (2) amar os seres humanos de todas as classes e raças.
Um jovem leu o aviso e refletiu que ele amava a Deus e, também, os vizinhos dele.
Uma coisa, porém o desanimava, ele era tão pobre que não tinha nenhuma roupa que pudesse ser apresentável à vista do rei.
 Nem tinha fundos para comprar o necessário para a longa viagem até o castelo. 
Assim o jovem implorou aqui, e pediu emprestado ali, até conseguir o bastante para as roupas apropriadas e os materiais necessários. 
Corretamente vestido e bem vestido, o jovem partiu, e tinha quase completado a viagem quando  encontrou um pobre mendigo ao lado da estrada.
O mendigo estava sentado, tremendo de frio, coberto apenas por trapos esfarrapados.
Ele estendeu o braço pedindo ajuda.
Sua voz fraca implorou:
- "Tenho fome e frio. Por favor me ajude... Por favor..." 
O jovem comovido pela necessidade do mendigo imediatamente tirou suas roupas novas e vestiu os farrapos do mendigo.
Sem pensar duas vezes deu para o mendigo tudo o que tinha. 
Então, um pouco indeciso, ele continuou a viagem rumo ao castelo vestido com os trapos do mendigo. 
Na chegada ao castelo, um criado do rei o conduziu a um grande corredor.
Depois de um breve repouso, ele foi levado finalmente até a sala do trono. 
O jovem se curvou diante de sua majestade.
Quando levantou os olhos exclamou com surpresa:
- "Você..? Mas é você! Você é o mendigo da estrada!". 
- "Sim", o rei respondeu com uma centelha no olhar, "eu era aquele mendigo". 
- "Mas... você não é realmente um mendigo. Você é o rei! Então, por que você fez aquilo comigo?" o jovem gaguejou depois de recuperar a postura. 
- "Porque eu tinha que descobrir se você realmente tem amor à Deus e por seus semelhantes", disse o rei. “Eu sabia que se eu viesse a você como rei, você ficaria impressionado por minha coroa e minhas roupas reais”.
Você teria feito qualquer coisa que eu pedisse por causa de meu poder real.
Deste modo eu nunca saberia o que verdadeiramente está em seu coração.
Assim eu usei um ardil.
Eu vim a você como um necessitado mendigo.
E eu descobri que você sinceramente ama a Deus e a seus semelhantes. 
Você será meu sucessor", prometeu o rei.
(texto de Teresa Atkins)

81 comentários:

  1. O texto lido é um texto que mostra que o homem foi bom de coração pois saberia se chega-se com roupas rasgadas e sujas que não poderia tomar posse do trono mais ele não deixou e ajudar o homem mais no final ele ganhou a vitória.
    DAIARY 9° ano B

    ResponderExcluir
  2. O texto apresenta que o homem queria um sucessor pra o trono, o homem que se ofereceu estava indo para o castelo, quando o rei resolveu testar se o homem era de bom coração, o rapaz não pensou duas vezes antes de dar a roupa para o mendigo, ele foi uma pessoa de bom coração.
    Alana Karolina Posse
    9°ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto apresenta que o homem queria um sucessor pra o trono, o homem que se ofereceu estava indo para o castelo, quando o rei resolveu testar se o homem era de bom coração..

      série:7°B

      aluno kaique caldato

      Excluir
    2. Cópia de fragmento do texto . OK! Alana Karolina Posse 9°ano B

      Bom!!Para 7°B - kaique caldato

      Excluir
  3. Gostei esse texto nos fala que o mendigo era o rei e o rapaz o ajudou e então o rei falou que o rapaz era o sucessor dele.
    Então devemos ajudar as pessoas que deus vai nos ajudar.
    Aluna:Angélica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano b

    ResponderExcluir
  4. O TEXTO QUE ACABEI DE LER NOS MOSTRA MUITAS COIAS QUE DEVEMOS FAZER ,HOJE EM DIA MUITAS PESSOAS TEM CORAGEM DE JOGAR UM PRATO DE COMIDA FORA DO QUE DAR PARA UMA PESSA QUE TEM FOME E DAR UM COBRERTOR A QUE TEM FRIO. ALUNA;DEISE KELLY LIMA SAntos.9ºano b.

    ResponderExcluir
  5. nao adianta termos tudo se nao temos amor de Deus.Sabemos explicar,entender as diferenças dos outros que nao tem nada. Ter carater é tudo.
    ALUNA: karine Ferreira
    9°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÓS DEVEMOS AMAR UNS AOS OUTROS COMO ATI MESMO. DEVEMOS AMAR A DEUS. MUITAS VEZES AS PESSOAS JOGAM COMIDA FORA , ENQUANTO OUTROS PASSAM FOME ,OUTROS NÃO TEM ONDE DURMIR ,E NEM ROUPAS PARA VESTIR. DEUS FEZ O S SERES HUMANOS PARA AJUDAR UNS AOS OUTROS .
      WESLEY ESTENIER NERO
      8ª B

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Bom! Karine Ferreira 9°B

      Bom!!WESLEY ESTENIER NERO 8ª B

      Excluir
  6. eu entendi que nao tem valor e nem preço da dignidade das pessoas saber que Deus existe de verdade.
    ALUNO: Maciel Ferreira
    9°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o interressante e como os fatos são narrados e acontecimentos são fatais.as vezes temos que conhencer as pessoas por dentro não por fora.e ver que as mais fracas são mais fortes.E não damos oportunidades para conhece-las melhores mas sim de deixa-las de lado.
      aluna:BEATRIZ MARIA.
      SERIE:8 ANO "B".

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. EU ENTENDI QUE O HOMEM NAO TINHA DINHEIRO PARA COMPRAR ROUPAS PEGOU ENPRESTADOPARA CONHECER O REI QUANDO ESTAVA ENCONTROU O MENDINGO E DEU AO MENDIGO TUDO O QUE TINHA QUE NA VERDADE ERA O REI
      ALUNA=JULIANA GUIMARANES LIMA
      8A

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Bom!Maciel Ferreira 9°B
      Bom!BEATRIZ MARIA. SERIE:8 ANO "B"
      Bom!JULIANA GUIMARANES LIMA 8A

      Excluir
  7. Esse texto para mim foi importante pois revela se as pessoas tem realmente um bom coração e se elas amam á Deus acima de todos os obstáculos da vida e amam verdadeiramente ao seu próximo.

    Aluna=Núbia
    Série=8° ano A

    ResponderExcluir
  8. Esse texto foi muito importante para mim que teve um proposito de que devemos amar o procimo não importando com sua situação financera ou raça,como Deus ama nós mesmo sendo pecado nos deveremos amar a todos.


    Aluna:Poliana Souza Passo 8°ano B

    ResponderExcluir
  9. Eu enterdi que as pessoas para mostrar que sam humildes, tem que mostrar em calguer lugar, presisa ajudar as pessoas ser enterese, ser esperar calguer coisa em troca, e foi isso que o jovem feis e por mostrar que ama a deus e al seu prosimo ganhou o premio de ser o rei.

    ResponderExcluir
  10. esse texto e muito interessante pela dessisoa do rapaz de dar as suas roupas para o mendigo e vestir os trapos dos mendigo.

    aluno:getulio silva e sousa
    serie:9 ano a

    ResponderExcluir
  11. eu entendi que um rapas estava viajando e ele viu um mendingo que estava tremendo de frio estava com fome e o rapas deu suas roupas para o mendigo vestir e pegou os trapos do mendigo e vestiu.
    aluna:karine Rodrigues Barbosa serie:7 ano c

    ResponderExcluir
  12. Achei esse texto muito legal pois nos leva a refletir sobre nossas consequencias do dia-a-dia e sobre o que gira nossa volta e fazer como aquele certo rei...
    Aluna=Daiane...8° ANO A...

    ResponderExcluir
  13. em rei mendigo um menino que queria se qualificar mais para iso tiha que obedecre leis e ele obedecia esa leismas timha um poblema nao timha roupas mas ele prdiu e gamhou roupas mas quamdo esta indo viu um mendigo qeu ele pegou e deu sua roupas novas
    nomw;joao paulo
    serie 8 ano vespertino

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Eu achei interessante por que o rei não importou que ele era um mendingo e sim viu que ele tinha um dom para ser rei e também tinha amor as pessoas e a Deus e era uma pessoa que amava todos e não importava com sua raça ou cor.
    aluna:Daiane da silva.
    série: 8 ano 'B".

    ResponderExcluir
  16. O texto é muito bom e lindo! Fala de um homem que tinha bom coração que queria ser o sucessor do rei. E o rei quis um sucessor de bom coração, que ama deus e que se importa com seus semelhantes.E que o rapaz que se interessou não tinha dinheiro para comprar roupas para ir até o rei. O jovem implorou para seus vizinhos até que conseguiu compras as roupas e quase chegando no castelo. Ele encontrou um mendigo com fome e frio, o rapaz não pensou duas vezes e deu suas roupas e tudo o que tinha. chegando lá no castelo ele viu que o rei era o mendigo, e o rei se admirou com ele, que ele tem bom coração e assim o rei fez do rapaz seu sucessor!!
    ALUNA: Alana Karolina Posse
    9°B

    ResponderExcluir
  17. O texto mostra que o homem foi de bom coração, não ligou com o que podia acontecer só quis ajudar o homem ele foi grato, e no final ele conseguiu, pois o que ele queria.
    DANIELA
    9° ano B

    ResponderExcluir
  18. geovana carvalho dos santos16 de abril de 2012 às 08:03

    ESSE TEXTO NOS LEVA A ENTENDER QUE NEM TODOS OS MENDIGOS SÃO AQUELES QUE SÃO:DESPREZADOS,HUMILHADOS,REJEITADOS,POIS TEM VARIOS MENDIGOS QUE SÃO TRATADOS COMO SE FOSSEM PESSOAS DA FAMÍLIA QUE OS TRATAM BEM..........FHYM.......................... ALUNA: GEOVANA CARVALHO DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  19. eu entendi no texto que nos temos que ter respeito e ajudar o proximo este texto conta um pobre rapaz que mesmo sendo pobre ajudou um pobre mendigo isso que dizer que não importa a condição dA GENTE TEMOS QUE AJUDAR. AS VEZES MAIS TARDE A GENTE VAI PRECISAR DAQUELA POBRE PESSOA.E COM ISSO TALVEZ A GENTE RECEBE O BEM QUE A GENTE FEZ ISSO ALEM FAZ BEM A ALMA.
    laIANE ANTUNES CARDOSO 7 ANO "C" TARDE.

    ResponderExcluir
  20. um jovem leu o aviso e refletiu que ele amava a deus e tambem os vizinhos dele uma coisa porem desanimava que ele era muito pobre e nao tinha uma roupa pra vestir.
    NOME:MARCOS DIONE RUFATTO BOONE
    9:ANO:A

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi no texto Orei que não importa se é rico uo pobre o qu e realmente importa é o Amor a Deus e as pessoas esse texto também ajuda pessoas que quando ve um pobre , e fica desfazendo , dele isto é muito fei e ainda porsima é bullying ...lucas ponsoni 8º ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUELEN MARGONARI DE OLIVEIRA17 de abril de 2012 às 06:22

      Eu entendi que o rei nem ligou que era um mendigo nem se sua roupas eram feias ou velhas o rei viu que tinha um dom para ser rei de seu reino de Irlanda .O mendigo ficou muito feliz com a atitude do rei. Aluna= Sueln margonari de oliveira Série= 8ano 'B'

      Excluir
    2. Eu achei bem triste.__ "Porque eu tinha que descodrir se você realmete tem amor á Deus é por seus semelhantes".
      adriele 7º c

      Excluir
    3. Bom! Olha a ortografia. Lucas Ponsoni 8ºB

      Bom!Olha a ortografia.Suelem -8º B

      Bom!Olha a ortografia. Adriele - 7ºC

      Excluir
  22. O MENDIGO EMTEDI QUE O MENDIGO EU EMTENDI QUE VOCE ACREDITA EM DEUS NASEGADA DO REINO CHAMO O CRIADO O MENDIGO ERA TRATADO COMO UM SENHO DE FAMILIA OMENDIGO ERA BEM TRATADO MUITO ATEMDIDO VOCE TEM O AMOR DEUS.ALUNA Ludimila SERIE SETIMO C.

    ResponderExcluir
  23. KARINE CARVALHO DOS SANTOS17 de abril de 2012 às 07:13

    NO TEXTO PODEMOS VER QUE NÃO É PORQUE TEM PESSOAS QUE SÃO REI, TEM DINHEIRO SÃO MELHORES DO QUE AS OUTRAS SE AMAMOS HÁ DEUS TEMOS QUE AMAR OS NOSSOS PRÓXIMOS COMO SE ESTIVEMOS AMAMOS A NÓS MESMO, PARA SERMOS DIGNOS NO QUE FAREMOS........FIM.... aluna: KARINE CARVALHO DOS SANTOS 9 ano B.

    ResponderExcluir
  24. No texto diz que nao devemos ser amigo e ficar ao lado das pessoas só porque elas sao ricas e tem poder a algo, mas sim tratamos todas iguais,porque no amanha na sabemos oque pode aconteser...
    Aluna=Cláudia Jéssica Rodrigues de souza
    9 ano A

    ResponderExcluir
  25. No texto fala que as pessos tem que ser humildes para ter alguma coisa na vida como: Respeito, carinho, amor, copaixão ao prosimo etc.
    Mais para nós subirmos na vida temos que amar o nosso próximo como amamos a nois mesmo e teremos aquilo que queremos no fundo do nosso coração.
    Aluno:Derik Bruner Ramos Fongaro.
    9°ano "A"

    ResponderExcluir
  26. no texto fala que temos que ter amor a o proximo por que deus nos ama e sempre esta com todos devemos ajuda as pessoas temos que ama o prosimo de todo nosso coraçao por que se fomos bom com as pessoas deus dara a recompensa. aluna michele reis

    ResponderExcluir
  27. esse texto e muito interesante pois e muito pois eli lembra de uma historia q minha mae conta ela nos diz que jesus vira na terra desfarsando se de um mendigo que pedira paes e roupa para os seres humanos e quem tiverf uma alma boa e um coracao generoso eli vai abencoar pelo seu jesto de bondade a e esse texto nos ajuda tambem arefretir com os nossos jesto de aor esse texto vai audar muitas pessoa a refretir melhor igual eli me ajudou a lembrar das que minha mae fala ajuda is ao proximo aluna mayquieli 8 ano A

    ResponderExcluir
  28. Um texto muito imterrçade gostei muito porque fala que a gente tem que respeitar todos não importa oque é todos são iglais a roupa que ele usa .oque ele come aonde mora nem todo mundo tem o que quer e oque presisa o rei se vestiu de mendico paraaa ver se o rapaz acreditava em DEUS e respeitava os semelhantes;
    ALANA 7ANO C

    ResponderExcluir
  29. Houve um tempo que a irlanda era governada por um rei que não tinha nenhum filho.porém ,todos os candidatos deveriam ter estas duas qualificaçoes;eles devem amar a deus e amar os seres humanos de todos as classes e raças.houve um dia que um mendigo estava sentado,tremendo de frio,dai ele deu sua roupa para o mendigo.Douglas 8°anoB

    ResponderExcluir
  30. Eu entendi desse texto é que,se nós tem um pouco de dinheiro ou um pouco de comida, e tem um mendigo la na sua rua, pedindo esmola ou comida, voce deve ajudar ele um pouco dando comida, ou um pouco de dinheiro, porque se um dia voce vira um mendingo, e aquele mendingo vira um homem rico, ele vai te ajuda como, voce vez com ele.Gilmar 8° b

    ResponderExcluir
  31. Este texto é importante por que ele fala que o rei não tinha nenhum sucessor e mantou avisar na cidade para que todos os jovens vinhese ao trono mas tinha que amar a Deuse todos os seres vivos e joven mentingo foi la e o rei Agradou dele e o mentingo virou rei.MARCOS SÉRIE 8ºANO B.

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei muito do texto porque ele fala de um rei que queria um filho
    um jovem leu o anuncio e disse eu amo a deus eos vizinhos mas o jovem ficou triste porque ele nao tinha roupa para falar com rei ele implorou e conseguiu o dinheiro para a viagem e para a roupa ele tava cheguando no castelo e viu um mendigo na estrada com um corbertor velho e com frio. o jovem tirou a roupa nova e deu para o mendigo e vestiu a roupa velha do mendingo ojovem chegou ao castelo ai veio um criado do rei e levou o jovem para descançar depois que o jovem levantou ele foi para a sala do rei chegou la ele vio o mendingo no trono e começou a gaguejou e disse voce eo mendingo ele falou porque pra ve se voce ama a deus e seus semelhantes disse o rei eu sabia que se eu vissece a voce como rei voce ficaria imptessionado por minha coroa e minhas roupas reais
    voce teria feito qualquer coisa do meu poder real deste modo eu nunca saberei o que verdadeiramenteesta em seu coracao eu descobrir que voce ama a deus e seus semelhantes.
    Aluna ; cristina
    serie7ano c

    ResponderExcluir
  33. Eu entendi que devemos
    amar a Deus e os seus semelhantes
    isso é o mais importante o rei foi esperto
    por que conseguiu axar um sucessor digno no trono real que ama verdaderamente as pessoas

    victoria pepe 9 ANO B

    ResponderExcluir
  34. Esse texto é lindo porque conta a inteligência do rei em se vestir de mendigo e ainda conta como o menino era humilde.

    ALUNA MILENA SANTOS 9° ANO A

    ResponderExcluir
  35. Gostei de mais desse texto pois ele mostra que todos nos devemos ter coração e ajudar ao próximo,que no final podemos ter uma grande surpresa.

    ALUNA:MILENA ROSA DE SOUZA FRONTELLI
    9 ANO "A"

    ResponderExcluir
  36. Muito legal esse texto pois ele diz que todos nos devemos ajudar ao próximo e nunca pensarmos só em nos mesmo.

    ALUNO:WASCOLLES
    9 ANO A

    ResponderExcluir
  37. Eu entendi que para chegarmos longe na vida sempre devemos ajudar ao proximo e os que precisan de nossa ajuda pois podemos ter uma grande surpresa..

    ALUNO:CLEVERSON
    7 ANO B

    ResponderExcluir
  38. O texto fala sobre um rei queria um filho para governar o trono e para cuidar de tudo ele deixou dois mandamentos 1 ele queria que todos amace a deus 2 ele mandou amar a todos os seres humano de todas as racas.aluno Marcos Antonio 8anoA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu estava lendo o texto eu vi que mendingo não tinha dinheiro para pagar uma passagem para ir ao castelo.E ledo eu vi que nos de vemos ajuda os mendigos.Milene aparecida 7 ano B.

      Excluir
    2. Bom! Olha a ortografia. Marcos Antonio 8 º A

      Bom! Olha a ortografia. Milene Aparecida -7º B

      Excluir
  39. ASSIM COMO O REI TESTOU AQUELE JOVEN DEUS NOS TESTA,EUDEIXO UMA DUVIDA SERÁ QUE ALGUM DE NÓS TERIAMOS CORAGENS DE TROCAR SUA ROUPA DAR O UNICO DINHEIRO QUE TEM A UM MENDIGO.
    KEYCE 9ANO ´´B´´

    ResponderExcluir
  40. Eu achei este texto muito criativo e interessante ele nos ensina que se nós amar a Deus e a nosso próximo e ajudar aqueles que nessecitam mesmo que não temos muito oque-lhes dar,mas se ajudar com o que podermos um dia poderemos ser até mesmo ser um rei
    Ana Paula 7ºc

    ResponderExcluir
  41. O texto, ajuda nós a saber que não devemos pensar só na gente mais sim no nosso próximo que pode estar precisando.
    Não devemos ser egoísta devemos ser bom de coração.
    ANDRESSA 9°B

    ResponderExcluir
  42. o texto mostra que nos devemos não só amar a DEUS mas ao teu próximo e ajudar os necessitados de ajuda e por isso o rei se passou de mendigo para testar o jovem se ele tinha um bom corrasão para reinar no seu reino
    aluno:Luiz Fernando Pirelli
    serie:9 ano B

    ResponderExcluir
  43. O TEXTO ME EMSINO QUE TODOS NOS DEVENOS AMAR A DEUS E AO SEU PROSIMO E ASSI TEREMOS TUDO O QUE QUISERNOS, E EM TOM ASSI VC VAI TER UM FUTURO BIRLHATE.aluno:ALAN HENRIQUE DA SILVA SANTOS.7ANOB

    ResponderExcluir
  44. O TEXTO ME EMSINO QUE TODOS NOS DEVENOS AMAR A DEUS E AO SEU PROSIMO E ASSI TEREMOS TUDO O QUE QUISERNOS, E EM TOM ASSI VC VAI TER UM FUTURO BIRLHATE.aluno:ALAN HENRIQUE DA SILVA SANTOS.7ANOB

    ResponderExcluir
  45. Eu achei o texto interesante porque é uma história que a gente tira uma gramde licão eu apendi que temos que amar a Deus e ao proximo como a ti mesmo.O rei quis saber se o rapases que queriase tornar rei era bondoso e tinha amor no coração,então o vestiu traposcomo roupas de mendigo,ele teve a prova disto quando um rapaz suas vestes novinha e deu para um mandigo,por sua bondade e compaixão no coração ele foi o sucessor do rei e prometido ao trono.

    ResponderExcluir
  46. mateus posse 7 ano B19 de junho de 2012 às 09:58

    Ele fala sobre a meseria e a riqueza em que era um jovem que leu um anuncio em que dizia para os jovens em que tinha amor a deus e respeitasse todas as pessoas teria uma chance de seer o seu proximo rei daquele reino entao ele era muito pobre e nao tinha dinheiro para comprar roupas e nada para ir ate o castelo entao ele foi atras d pessoas para dar roupas para ele ,ele segui rumo ao castelo e avisto um mendigo em que era o rei desfarçadoele oajudou e segui em frente ate o castelo e quando ele chegou la teve uma surpressa o mendigo em que ele tinha ajudado era o rei em que falou voce sera oproximo rei deste reino po que vc tem amor em deus e respeita os mais pobres.

    ResponderExcluir
  47. Eu achei legal.Que um mendingo ajudasse outro mias pobre sem penssar duas veses.E que tambem o rei era um mendingo antes de ser rei.

    ResponderExcluir
  48. Eu achei legal.Que um mendingo ajudasse outro mais pobre sem penssar duas vesses.E que tambem o rei era um mendingo antes de ser rei.

    aluno:kaique caldato

    série:7 ano B

    ResponderExcluir