A CERCA
O menino Alexandre
era muito bravo e mal-humorado, gritava com os outros, xingava e falava mal das
pessoas. Seu pai deu-lhe então uma bolsa de pregos e disse que cada vez que
gritasse com alguém, xingasse uma pessoa ou falasse mal de alguém, que
martelasse um prego na cerca.
No primeiro dia, o
menino pregou 37 pregos. No segundo, 30 e assim por diante, diminuindo o número
a cada dia. Ele descobriu que era mais sensato controlar o seu temperamento
explosivo do que ir até o fundo do quintal para martelar a cerca. Até que um
dia ele não perdeu a razão nenhuma vez. Não maltratou, não brigou, não xingou,
não falou mal de alguém. Enfim, foi um bom menino.
Quando disse que
havia mudado de comportamento, seu pai então disse a ele que a cada
dia que pensasse em perder o controle, mas conseguisse segurar o controle e não
fazer nada de errado, que ele fosse até a cerca e tirasse um dos pregos
cravados na cerca. Até o dia em que ele não perdeu a razão nenhuma vez.
Os dias passaram e
o Alexandre disse finalmente a seu pai que não havia mais pregos na cerca. Seu
pai levou-o até lá e disse:
- “Muito bem, mas
veja esses furinhos todos que ficaram aqui. A cerca nunca mais será a mesma.
Quando magoamos uma pessoa, dizemos palavras que deixam cicatrizes. Por mais
desculpas que peçamos, a cicatriz continuará lá. Não ofenda as pessoas, pois
isto poderá deixar marcas para sempre...”
Autor
Desconhecido.
Postado por Prof.ª Helena
Eu emtendi que o texto fala sobre um menio chamado Alexadre, ele era muito arrogante que so sabia xingar,maltratar,e falar mal dos outros.Mas so que um dia,o pai desse menino deu uma bousa de pregos para alexandre.essa parte do texto foi a mais interessante,que ensina que não devemos maltratar o proximo.
ResponderExcluirThiago Buss da Rocha
8º ano B
Eu entendi que o texto é uma lição para aqueles que falam sem pensar pois ele viu que conseguiu parar mas os furos vão ficar então se maltratarmos podemos conseguir parar mas as cicatrizes sempre vão ficar. Maycon Venicio Da Silva Cunha 8ºano B
ResponderExcluirEu entendi o que o pai do menino quis dizer, e mesmo que você peça perdão para uma pessoa que você magoou vai ficar uma ferida no coração dela e por mais que ela te perdoe você ela não vai ser mais a mesma pessoa com você!!
ResponderExcluirCleilson José Costa Almeida 8° ano B
eu entendi do texto que o menino Alexandre sempre que chegava em casa mal-humorado xingava,falava mal das pessoas.então seu pai deu lhe uma bolsa de prego sempre que gritasse com alguém,xingasse uma pessoa ou falasse mal de alguém,ele martelasse um prego na cerca.
ResponderExcluirEu entendi que nós nunca podemos magoar auguem, mesmo que a pessoa perdoa a gente mas, mesmo perdoando fica uma cicatriz dentro dela.
ResponderExcluirAluna (o): Karine Mayara Dos Santos Assis.
Série: 7º ano A
Eu entendi que cada vez que ele xingava, ele tinha que pregar um prego na seca mais isso não ia adiantar nada, porque a pessoa que ele falo mal ia ficar magoada a mesma coisa e também ia estraga a cerca.
ResponderExcluirAluno: Phablo Fernandes Araújo N: 27
Série: 7º Ano ''C''
Eu entendi que o menino era muito mal humorado e seu pai quis ajuda-lo,então propôs que pregasse os pregos e a cada dia ele pregou menos pregos na cerca e isso o ajudou,mas depois teve que tirar os pregos e a cerca ficou toda marcada para o resto da vida.
ResponderExcluirAluno:
Dheverson Lopes Justino
serie:7°ano''c''
Eu entendi que quando uma pessoa diz palavras sem pensar, mesmo que depois se arrependa e peça desculpas, a pessoa não esquecerá ,por isso devemos pensar bem no que falamos , no que fazemos, pois para você talvez não seja nada, mais para a pessoa é uma ofensa , e magoa muito,e ficará cicatrizado ! Pensem bem no que fazem,para depois não se arrepender, e mesmo assim deixar marcas para sempre !
ResponderExcluirAluna : Simone 9°ano B
Eu entendi que cada vez que uma pessoa magoa a outra por mais que ela pesa desculpas a cicatriz da magoa não ira passar,então temos que pensar bem antes de falar algo pra alguém.
ResponderExcluiraluna: Èllen Eduarda Rosa Santos
série: 7º ano ''C''
Eu entendi que o menino foi entemdendo a ser obediente por o pai ter aplicado a correção nele. Fabricio Ferreira. Farias 6º ano "A".
ResponderExcluirEu entendi que No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos. No segundo, 30 e assim por diante, diminuindo o número a cada dia.eu entendi que o texto é uma lição para aqueles que falam sem pensar pois ele viu que conseguiu parar mas os furos vão ficar então se maltratarmos
ResponderExcluirE entendi que o menino pregou os pregos na cerca mas, foi diminuindo e chegou um dia que ele não prego mais pregos,. E assim somos nós mesmo nós magoando uma pessoa e ela perdoa a marca fica nela, pode ficar a amizade mil maravilha a amizade mas a pessoa vai ter a marca para o resto da vida.
ResponderExcluirAluna: Leticia Da Silva Oliveira
Série: 7º ano A
Temos que pensar bem antes de falar algo para alguem,e analisar se isso não vaio prejudica-la ou magoa-la. Thábata Cristina Farchetti 8ºano ''b''
ResponderExcluirPodemos nos se descupar por tudo o que falamos para outras pessoas, mas a dor que essa pessoa sentiu jamais se acabará.
ResponderExcluirDiezon da silva souza.
7°ano A