Por Isaias Costa
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Hoje eu vou fazer um grande questionamento a partir de um belíssimo texto que li outro dia. Para que serve o conhecimento?

“Um professor, muito culto e preparado, com vários doutorados, resolveu certo dia, passear. Alugou um pequeno barco para conhecer a paisagem em volta da cidade. Durante o caminho estabeleceu uma orgulhosa conversa com um pescador:
– Você sabe ler e escrever?
– Não senhor, eu não sei. Respondeu com sinceridade o pescador.
Com ar de superioridade, o professor disse:
– Você perdeu metade de sua vida por não saber ler e escrever.
Cabisbaixo, um pouco humilhado, o pescador continuou o percurso. Mas o professor não parava de perguntar:
– Você entende de negócios, política?
E o pobre pescador respondia:
– Não senhor. Só entendo de peixe.
Ironicamente o professor diz:
– Você perdeu mais uma parte de sua vida.
Nesse momento, no meio do rio, uma pedra atinge o barco e o pescador perguntou:
– Você sabe nadar?
– Não. Respondeu o professor.
– Pois então o senhor perdeu a vida toda, o barco está afundando.
Quantas vezes nos preocupamos em fazer cursos, ter conhecimentos, falar diversas línguas, estar sempre bem informados, mas… esquecemos do essencial. Não adianta sabermos tanto e não sermos nada!!!”.
Eu achei essa estória brilhante! Ela tem muito a ensinar. O principal ensinamento dela é sobre o CONHECIMENTO. Ele serve para que, afinal? Ele serve para sermos cada vez mais HUMANOS, para sairmos de nossa ignorância e mergulharmos em mares mais profundos. Ao contrário do que a maioria das pessoas faz, o saber deve aguçar em nós o valor da HUMILDADE. Quanto mais conhecimento eu tenho mais humilde devo ser, porque esse conhecimento não é meu, não é pra mim, ele deve ser compartilhado e utilizado para a melhoria do mundo e das pessoas. Se você o utiliza para ser alguém PEDANTE, como o professor dessa estorinha. Acabou meu amigo! A sua ruína já se iniciou e você vai terminar os seus dias como “só mais um na multidão”, seu nome jamais será lembrado, ninguém sentirá a sua falta e talvez até mesmo no seu velório e enterro terá a companhia de urubus e gatos famintos. É isso que você quer para a sua vida? Quer ser um Zé ninguém? É isso que você será se for um pedante que humilha os outros…
Adoro as palavras de Jesus que sei que você conhece muito bem: Bem aventurados os humildes, porque deles é o reino dos céus…. Como Jesus era sábio! Ele sabia da existência desses indivíduos inferiores e por isso afirmou com tanta veemência essas palavras. O reino dos céus é para aqueles que se fazem PEQUENOS. Os humildes. Vamos aprender com o mestre Jesus! Existe uma oração que é vastamente conhecida e muitos deletam de suas vidas, mas que traz tantos ensinamentos e tanta verdade! “Jesus, manso e humilde de coração! Fazei o meu coração semelhante ao vosso”. Eu não sou de sair por aí repetindo essa oração! Não! Eu a tenho dentro do meu coração. Não preciso ser como um papagaio repetindo-a, mas posso garantir que ela é muito verdadeira. Se você quiser ser manso e humilde como Jesus, pode ter certeza de que irá mudar a sua vida PARA SEMPRE.