sábado, 6 de agosto de 2011



SOBRE AS DROGAS

Em todas as sociedades, em todas as épocas, houve uso de drogas. Em rituais, festas, banquetes, permitido, às vezes, a detentores de determinadas funções sociais (sacerdotes, curandeiros e outros) determinadas classes, gêneros, etc.; todas essas sociedades permitiam o uso e ao mesmo tempo tinham seus mecanismos de controle desse uso.

A sociedade contemporânea, entretanto, foi a única até hoje que tentou erradicar de vez o consumo das drogas classificadas como ilícitas e, segundo especialistas no assunto, pori sto fracassou. O tráfico de drogas tal qual conhecemos é um fenômeno do século XX e tem um viés racista. Até o final do século XIX a cocaína, por exemplo, era consumida na Europa, especialmente entre as elites intelectuais, sem nenhuma proibição, como ocorre hoje com o álcool. 

A proibição contra o uso de drogas iniciou-se nos Estados Unidos, no início do século XX pela elite branca e puritana, como forma de punir os hábitos e costumes de negros e imigrantes judeus, latinos, chineses, etc. A maconha é considerada a droga mais consumida atualmente no mundo; um estudo mostra que o maior consumidor de maconha é também o país que iniciou a proibição (EUA), seguido da Nova Zelândia, Holanda,França e Alemanha. A grande polêmica hoje é sobre a descriminalização, composições contra e a favor no mundo inteiro.

Em debate recente numa emissora de televisão do Estado de São Paulo, o jornalista José Arbex Jr., autor de “Narcotráfico – um jogo de poder nas Américas”, o jornalista Percival de Souza, autor de “A Prisão” (sobre a extinta Casa de Detenção de São Paulo) e outros 15 livros, e o professor Thiago Rodrigues, autor de “Narcotráfico: A Guerra na guerra”, discutiram sobre a questão do tráfico de drogas no Brasil e a proposta de descriminalização.

Dentre as propostas de solução para o problema do tráfico e suas conseqüências, Percival de Souza manifestou-se contra a descriminalização das drogas porque entende que ela contribuiria para o aumento do consumo; Arbex Jr. declarou-se a favor dadescriminalização, tal qual ocorre com o tabaco, isto é, que haja empresas que produzam drogas sem as misturas que as tornam ainda mais danosas à saúde do usuário; Rodrigues disse ser a favor da descriminalização concomitante com campanhas contra o uso, referindo-se, também ao exemplo do tabaco. Tal qual no debate, dentro da sociedade as opiniões seguem divididas com uma tendência à defesa da tese da repressão – influenciada pela mídia e patrocinada pelos EUA –, entretanto a indagação sobre a eficácia da repressão pura e simples continua no ar.

20 comentários:

  1. Eu gostei do texto sobre as DROGAS que fala muito contra esse tipo de coisa e tambem ensina os paises que proibi a drogas e outros pertences quimicos DAIARY 8°"B" bjus pro

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do texto,pois fala que a droga pode trazer risco a vida da pessoa.Achei o texto interessante porque através dele podemos ter mais conhecimento sobre a droga,algumas das pessoas que usa droga quer se livrar dela mas outras pessoas não conseguem.DAINARA JACOB 8º Ano B.

    ResponderExcluir
  3. na real as pessoas nao se tocam do que fazem,acabam com a propria vida as vezes por poca coisa,se matam,etc..
    mas o q mais esta acontecendo é o uso de drogas,ela quando é usada fazem a pessoa esquecerem dos problemas,fazem os usuarios ficar no mundo da lua,mas quando acaba o efeito sao capazes de tudo para conseguir mais,as pessoas sao livres pra escolherem seus caminhos,e muitas pessoas escolhem caminho errado, e muitas vezes nós vemos as pessoas cairem no buraco e mais tarde caimos nos mesmos buracos, temos q tomar cuidado com tudo nesse mundo,principalment com as pessoas, porque muitas vezes elas so querem te levar pro buraco.
    aluna:Bruna de oliveira OITAVO ANO "A".

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que A maconha e a mas ultilizada no pais e no mundo:aluna:karine ferreira 8ano c.

    ResponderExcluir
  5. eu entendi que muito do joves nao estan pensando atencao nos estudo mas sim nas droga isto sim eles se preucupan.Aluna:patricia estok 8anoc.

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que as maiorias das pessoa estao saido da escola para fumar maconha mas nos temos que cuida para isso a cabar.Aluno:maciel ferreira 8anoc.

    ResponderExcluir
  7. Esse texto é muito interresante por que comta a realidade muitas pessoas sai do caminho serto que é o caminho da escola e vai para o caminho das drogas.


    ALUNO=Wascolles anderassa da silva

    ResponderExcluir
  8. Na realidade esse texto é pura verdade os jovens não se tacam no que fazem. e as drogastrazem risco a nossa saúde e pode até matar com as doenças que as drogas fazem princilpalmen a maconha é a mais usadas pelos jovens. ALANA KAROLINA POSSE 8 ANO B

    ResponderExcluir
  9. As drogas é muito projudicial a saúde,ela pode trazer muitas consequencias a nossas vidas insclusivimente crianças.jovens não pensa quando usam,droga pode levar até a morte.DANIELA PROENÇA 8ºB

    ResponderExcluir
  10. EU entendi que todas as pessoas que usam drogas elas usam porque não tem o sentido da vida. PORQUE todos que usam drogas eles não sabe que a droga é uma coisa séria que as vezes pode até matar. POR isso que antes de fazer alguma coisa errada temos que primeiro pensar o que vamos fazer para que depois de fazermos nós não arrependemos das coisas. E a droga é um obstáculo nas vidas das pessoas e temos que andar no caminho que é certo.

    JEFFERSON CARDOZO DE SOUZA. 8ºC °.°

    ResponderExcluir
  11. O consumo de Drogas no Brasil é quase o Maior, a cada dia que passar superficialmente pessoas transportam drogas de um País para o outro, com muita Facilidade. Contém Polícia Federal em Rodovias só que a Fiscalização oficial não é Obtida todo momento, isso leva que os traficantes conseguirem transportarem as drogas.
    A droga não só contém um Produto químico que deixa você de um Jeito que você nunca sentiu.

    Droga pode deixar você Feliz Só que, não deixa o seu Coração feliz.


    Walla Mateus. 8° Ano "C" °'°

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia as drogas estão quase mais consumidas do que o proprio alimento.
    A fiscalização são poucas em vista do que precisamos, as pessoas pensam que as drogas estão só em favelas mais hoje em dia ate nas familias de alta classe a droga esta presente.
    Aluno: joao cesar 8 Ano C

    ResponderExcluir
  13. gostei por que hoje em dia tem muitos jovens nas drogas e na prostituição.e não são só nas familias de classe baixa ,mais sim nas melhores familias.gizelli 8°ano B

    ResponderExcluir
  14. tem pessoas que não tem lugar para morar ele acaba usando droga ele acaba de roubar qualquer coisa para comprar droga por que ele fica com um vicio que ele não tem controle de nada.
    Tem pessoas que a primeira ele da a droga e uma pessoa muito inocente usa e depois ele estraga a vida com isso.

    ResponderExcluir
  15. ESSE TEXTO FALA QUE AS PESSOAS QUE SAO MAU TRATADAS E A FAMILIA RECUSA E ELE CAI NO MUNDO DAS DROGAS E ACABA MATANDO ROUBANDO OU PODE ACABAR NA CADEIA OU MORTO.

    ResponderExcluir
  16. A droga é uma coisa tão dificil de acaba que nem a maior potência mudial cosegiu bani de vez a droga de seu pais .
    A vida em um pais com um alto indice de dependetes quimicos é uma vida cada vez mais dificil por que você não sabe o que um dependete quimico pode fazer sem fala que o indice de criminalidade sobe consideravelmente em qua quer pais do mundo.
    IGOR VENANCIO LEMOS 8 ANO B.!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. eu entir que o texto fala sobre as drogas que e um pobrema serio na nossa sociedade em grande perigo as drogas elas sao muito perigosa para os jovem que alem de viciar pode leva a morte. aluna michele dos reis cardim serie 7º c

    ResponderExcluir
  18. O texto fala sobre a maconha que não usamos por que pode trazer risco a nosa vida podemos nos matar a nosa vida e muito presiossa mais temos que cuidar dela se não ter juiz prinsipalmente os joves que não tem cuidado e nem respeitoaos prosimos as drogas e contra o bem da pessoa se a pessoa ussar um dia não quer para mais por que ela visia por isso não vomos usar.

    aluno Rafaael
    7ano b

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que o tráfico de drogas tal qual conhecimento é um fenomeno do século xx e tem um víes racista.Ate o final do século xix a cocaína,por exemplo era consumida na Europa.Drogas sem as misturas que as tornam ainda mais danosas á saúde.Douglas 8º b

    ResponderExcluir
  20. EU ENTENDI QUE NEM PENSE QUE ISSO E FACIL ISTO O PARA OS SEU PAIS PENSA QUE ISSO E FACIL NAO E NAO ISTO E QUE SE FAS PARA OS OUTRO ISSO E MUITO FEIO FAS PARA NOSSI E FASA OS SEU PAIS. ALUNA .DEYSE GABRIELA INACIO DE MELLO; SERIA ''7B''

    ResponderExcluir