terça-feira, 5 de março de 2013

Como Explicar o Amor





Contam que, uma vez, se reuniram os sentimentos e qualidades dos homens em um lugar da terra.
Quando o ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez, a LOUCURA, como sempre tão louca, lhes propôs:
- Vamos brincar de esconde-esconde?
A INTRIGA levantou a sobrancelha intrigada e a CURIOSIDADE, sem poder conter-se, perguntou: Esconde-esconde? Como é isso?
- É um jogo, explicou a LOUCURA, em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão enquanto vocês se escondem, e quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará meu lugar para continuar o jogo. O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA.
A ALEGRIA deu tantos saltos que acabou convencendo a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessava por nada.
Mas nem todos quiseram participar.
A VERDADE preferiu não esconder-se, para quê? Se no final todos a encontravam?
A SOBERBA opinou que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era que a ideia não tivesse sido dela) e a COVARDIA preferiu não arriscar-se.
- Um, dois, três, quatro... - começou a contar a LOUCURA.
A primeira a esconder-se foi a PRESSA, que como sempre caiu atrás da primeira pedra do caminho.
A FÉ subiu ao céu e a INVEJA se escondeu atrás da sombra do TRIUNFO, que com seu próprio esforço, tinha conseguido subir na copa da árvore mais alta.
A GENEROSIDADE quase não consegue esconder-se, pois cada local que encontrava lhe parecia maravilhoso para algum de seus amigos - se era um lago cristalino, ideal para a BELEZA; se era a copa de uma árvore, perfeito para a TIMIDEZ; se era o voo de uma borboleta, o melhor para a VOLÚPIA; se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE. E assim, acabou escondendo-se em um raio de sol.
O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início. Ventilado, cómodo, mas apenas para ele.
A MENTIRA escondeu-se no fundo do oceano (mentira, na realidade, escondeu-se atrás do arco-íris), e a PAIXÃO e o DESEJO, no centro dos vulcões.
O ESQUECIMENTO, não recordo-me onde escondeu-se, mas isso não é o mais importante.
Quando a LOUCURA estava lá pelo 999.999, o AMOR ainda não havia encontrado um local para esconder-se, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou um roseiral e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre suas flores.
- Um milhão - contou a LOUCURA, e começou a busca.
A primeira a aparecer foi a PRESSA, apenas a três passos de uma pedra. Depois, escutou-se a FÉ discutindo com Deus no céu sobre zoologia.
Sentiu-se vibrar a PAIXÃO e o DESEJO nos vulcões.
Em um descuido encontrou a INVEJA, e claro, pode deduzir onde estava o TRIUNFO.
O EGOÍSMO, não teve nem que procurá-lo. Ele sozinho saiu disparado de seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas.
De tanto caminhar, a LOUCURA sentiu sede, e ao aproximar-se de um lago descobriu a BELEZA.
A DÚVIDA foi mais fácil ainda, pois a encontrou sentada sobre uma cerca sem decidir de que lado esconder-se.
E assim foi encontrando a todos.
O TALENTO entre a erva fresca; a ANGÚSTIA em uma cova escura;
a MENTIRA atrás do arco-íris (mentira, estava no fundo do oceano);
e até o ESQUECIMENTO, a quem já havia esquecido que estava brincando de esconde-esconde.
Apenas o AMOR não aparecia em nenhum local.
A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, em baixo de cada rocha do planeta, e em cima das montanhas.
Quando estava a ponto de dar-se por vencida, encontrou um roseiral.
Pegou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito.
Os espinhos tinham ferido o AMOR nos olhos.
A LOUCURA não sabia o que fazer para desculpar-se chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia.
Desde então, desde que pela primeira vez se brincou de esconde-esconde na terra: O AMOR é cego e a LOUCURA sempre o acompanha.

40 comentários:

  1. Entendi que não existi amor sem loucura que duvida as vezes nos impossibilita de tomar nossas proprias decisoes que o egoismo nos faz esquecer de nossos melhores amigos que as vezes sendo generosos de mais esquecemos de nós mesmos que as vezes procuramos um amor loucamente e quando encontramos nos mesmos o feri que a beleza nas pessoas não e tão dificil de ser sim encontradas........
    LAIANE ANTUNES CARDOSO. 8ºano C

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que todos os sentimentos estavam brincando juntos de esconde esconde a
    loucura encontrou todos menos o amor ai sem querer a loucura furou o olho do amor e dai é que o amor e a loucura andam juntos. gustavo bitencort dos santos 7A

    ResponderExcluir
  3. o texto fala dos sentimentos das pessoas brincando de escode conde e fala da curiosidade que fica curiosa com a brincadeira
    Caio borges costa
    7A

    ResponderExcluir
  4. EU ENTENDI QUE TODO AMOR É CEGO E SENPRE TEM UMA LOUCURA PARA ATRAPALHAR.
    WALISSON GABRIEL 7 Ano A

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que o amor é sego e cada um tem o seu jeito de ser, a mentira tem o seu modo de ser é mentindo tem os que ajuda e os que atrapalha cada um tem o seu lado bom eu tenho o meu e vc.
    Marco Antonio Soares David 7 a.

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que o sentimento era a ilusao ficar toda hora brigando com os outros como todos os amigos deles eo amor e cego como averdade de cair no chao de saudades da emoçao.Leonardo Fonceca Lovo 7ano a.

    ResponderExcluir
  7. eu entendi que poriso que o amor e sego e aonde ele ele vai a loucura o seguira por apenas uma bricadera de esconde esconde o amor ficou sego e a loucura virou um guia

    ResponderExcluir
  8. eu entendi que asoberba opinou que era um jogo muito tanto no fundo o que o incomodava era que a ideia não tivesse sido dela oseias 6° ano c

    ResponderExcluir
  9. Bom este texto quer dizer que nem sempre as pessoas tem a certeza de que as coisas é facil,esse texto começa falando sobre os sentimetos de um homem pois todos aqueles sentimentos que ele tinha quase todos pode deichar uma pessoa maguada da vida,então devemos lutar por tudo na vida não devemos deichar passar em nossas mãos e não pegalas por isso corra atrás dos seus objetivos.
    Aluna;Amanda da silva correia.
    Serie;9 ano b.

    ResponderExcluir
  10. Que o amor e loucura sempre ficaram juntos por isso que os apaixonados ficam felizes,com tristeza,brigas mas se amaram para sempre do fundo do seus corações.6ºc Aurilene da Silva Santos

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que sem loucura não haveria amor,pois o amor é uma loucura. Nos entregarmos a alguém,sem saber o que pode acontecer... Ter os mais profundos sentimentos por alguém sem ao menos conhecer direito... isso é loucura. A loucura é uma das coisas mais apreciáveis em alguém!

    ALUNA=Adriane Posse 9* B.

    ResponderExcluir
  12. Eu entendi que a loucura falou vamos brincar e esconde-esconde. Conta que uma vez os sentimentos se reuniram para brincar. E a loucura esplicou como que era a brincadeira é um jogo em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão encuanto vocês se escondem.
    Ana Lucia
    6º C

    ResponderExcluir
  13. Meu comentário é que todos devemos ser amados e amar ao prosimo.6ºcAURILENE da SILVA SANTOS.

    ResponderExcluir
  14. bom esse texto quis dizer para mim que muitas pessoas tem certeza que é fácil. Esse texto começa falando de um sentimento de um homem e quase todos os sentimentos deles magoava pessoas da vida. Então nos temos que lutar com tudo que vem pela nossa frente, porque um dia ela via passar por cima das nossas mãos e não pegar então corra atras dos seus objetivos
    ALUNO= Vinicius Neves Teixeira 6° ano A

    ResponderExcluir
  15. Eu entendi que cada um tem o seu geito de ser que nem a mentira sempre mentindo mas tem uns que ajudam e outros que atrapalham cada um tem o seu lado eu tenho o meu e vc. Walisson Gabriel 7A.

    ResponderExcluir
  16. eu entendi cada seu geito de ser senpre mentira mais tem que ajudar os
    outros e tanbé cada um tem seu geito de respeitar os outros tabé etc.
    aluno.alan ribas carraro. 6ano.a

    ResponderExcluir
  17. eu entendi que ajemte tem o nosso jeito de ser nunca devemos comtar mentiras para ninguem porque isso pode acabar com nossas vida fale cenpre a verdade

    ResponderExcluir
  18. olga benaria 9° ano 'b'3 de abril de 2013 às 07:50

    nesse texto fala que em um jogo de escode-escode a loucura feriu gravimente o amor o cegando.por isso a loucura prometeu ao amor que sempre o acompanharia .por isso o amor é cego e a loucura sempre o acompanha.

    ResponderExcluir
  19. COMO EXPLICAR O AMOR
    Eu entendi que o amo e sego e a loucura anda com ele porque ela não se desculpou.
    os sentimentos foram brincar de esconder,todos se esconderão e o amor escondeu entre flores e ele furou o olho a loucura prometeu sempre andar com o amor. isso foi o que eu entendi.

    Débora 6º ano c

    ResponderExcluir
  20. COMO EXPLICAR O AMOR
    Eu acho o amor muito importante quando a gente gosta de uma pessoa nos fica ansiosa . e uma coisa que nos tem que levar serio .o amor não e faceio de esquecer , tem pessoa que destrói o casamento dos outro .é muito importante ter um amor reunido 'e fazer uma família feliz . Janete 7º ano b.

    ResponderExcluir
  21. COMO EXPLICAR O AMOR EU entendi que o amor anda com a loucura por causa de uma brincadeira que eles estavam muito sentimento se esconderão em algum lugar o amor se escondeu na roseira; a loucura furou o amor e passou andar o amor e a loucura junto; Paloma vitória 6º anoc

    ResponderExcluir
  22. COMO EXPLICAR O AMOR
    As vezes nós pessoas não entendemos o AMOR,pois fazemos várias LUOCURAS que não da para entender as coisas,que fazemos para consegir conquistar a pessoa amada.
    Também hoje em dia as pessoas,não liga para o sentimento,augumas pensam que é perca de tempo,mas oque elas não sabem é que temos que compreender,o amor para augum dia augem possa falar que já compreendeu o amor de uma forma,que ningém poderia imaginar.
    E ai vem a pergunta.Você já compreendeu o AMOR?
    POLIANE REGINA 8ªano C

    ResponderExcluir
  23. Eu entendi que para uma pessoa nos amar nós não precisamos faser loucuras.e quando encontrar a pessoa queana tome couidado porque hoje o amor é sego e a loucura lhe acompanha.Rodrigo 9ªanoB

    ResponderExcluir
  24. Eu entendi que esse texto fala que o loucura sempre acompanha o amor,pois quando queremos conquistar a pessoa amada fazemos loucuras para provar o que sentimos pela pessoa.Mas também algumas vezes quando fazemos loucuras de amor a pessoa brinca com os sentimentos e isso dói muito para a pessoa.Mas também algumas vezes quando fazemos loucuras de amor,a pessoa percebe que aquela pessoa é a pessoa certa para tua vida,que aceito os defeitos e qualidades e etc..

    Simone 8° C

    ResponderExcluir