sábado, 16 de março de 2013

"O PRECONCEITO"



                    



                                           "O PRECONCEITO"
Esta é uma história de um soldado que estava voltando para casa após a terrível Guerra do Vietnã e antes de sair da Base Militar ele ligou para os pais e disse:
Filho: Mãe, Pai, eu estou voltando para casa, mas quero pedir-lhes um favor.
Pais emocionados: Claro meu filho, peça o que quiser!
Filho: Eu tenho um amigo e gostaria de levá-lo comigo.
Pais: Claro meu filho, nós adoraríamos conhecê-lo!
Filho: Entretanto, há algo que vocês precisam saber. Ele fora terrivelmente ferido na última batalha. Ele pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. O pior que ele não tem nenhum lugar para ir, e por isso eu gostaria que ele fosse morar  aí com a gente.
Pais assustados: Nós sentimos muito em ouvir isso meu filho. Talvez nós possamos ajudá-lo a encontrar algum lugar onde ele possa morar e viver tranqüilamente.
Filho emocionado e nervoso: Não Mamãe e Papai, eu gostaria que ele fosse morar aí conosco!
Pais constrangidos: Filho, disse o Pai. Você não sabe o que está nos pedindo. Nós já passamos tanta dificuldade e além disso, temos nossas próprias vidas e não podemos deixar que uma coisa como esta interfira no nosso modo de viver. Acho que você deveria voltar para casa e esquecer este rapaz! Ele encontrará uma forma de viver e alguém que o ajude..... 
Na mesma hora o filho bate o telefone. Os pais não ouviram mais nenhuma palavra dele. Alguns dias depois os pais receberam um telefonema do Exército Americano.
 
Exército: (atende o pai) Por acaso conhece ou é parente de alguém chamado Henry Thrumam?
Pai. Sim, conheço. Ele é o meu filho.
Exército: Pois é. Hoje a tarde nos o encontramos morto na Base Militar.
Pai assustado: Como assim morto? Assassinado? Onde está o amigo dele deficiente? Ele não estava voltando para a América?
Exército: Seu filho suicidou-se e deixou um bilhete. Quer que eu leia para o Sr.?
Pai chorando: Sim, quero. Por favor!!
Exército lendo o bilhete: “ Pai! Mãe! Vocês se lembram de quando liguei pra vocês e disse que levaria o meu amigo pra morar com a gente e que havia ficado deficiente porque pisou em uma mina e tinha apenas um braço e uma perna!!? Pois é. Aquele amigo deficiente era eu!!! Ao invés de voltar pra casa eu resolvi me matar, porque não sei qual seria a reação de vocês sabendo que o  seu filho era deficiente!! Não sei se Deus irá me perdoar por esse ato de suicídio, mas estou aqui de cima rezando e peco para que vocês ajudem a sociedade a acabar com o preconceito que existe contra o deficiente de um modo geral. Sempre amei vocês!! ”
 Os pais desse historia são como alguns de nós. Acham fácil amar aqueles que são bonitos e divertidos, mas nem sempre gostamos das pessoas que incomodam e nos fazem sentir desconfortáveis. De preferência, ficamos distantes desta e de outras pessoas que não são bonitas, saudáveis e divertidas, como nós acreditamos que somos. Graças à Deus há pessoas que não nos trata desta maneira, nos ama com um amor incondicional, que nos acolhe dentro de uma só família. Há um milagre que mora em nosso coração. Você não sabe quando ele acontece ou quando surge, mas você sabe que este sentimento especial aflora e você percebe que a AMIZADE é o presente mais precioso de Deus.
                                                                                   (autor desconhecido)

43 comentários:

  1. Bom eu emtemdi,que,os pais do rapaz tinham preconceito com deficiemtes pois o seu filho mentil para eles que tinha um amigo que perdeu um braço e a perna para ouvir oque seus pais iriam diser a respeito...Mais obivil que se o filho tivesse dito a verdade eles tinham aceitado ele pois amor de pai e de mãe é Infinito^.^ Aluno= Paulo Ricardo Boone Da Silva Ano=(7°A)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk professora Paulo Ricardo Boone Da Silva eu ponhe o Ano errado ponhei la 7°a e sou do 7°B ^.^

      Excluir
    2. Bom!! Mas olha a sua ortografia! Paulo Ricardo - 7ºA


      OK!

      Excluir
  2. nunca devemos ter preconseito com quem e deficiente por que isso pode aconteser com nos mesmos por isso numca descrimine alguem por que ele e deficiemte CLEITON 7°ANO B

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que as tem um certo preconceito com as que tem algum tipo de deficiência e nega á acreditar que podia ser a gente ,ou algum parente próximo .O texto fala de um soldado que perdeu umas partes do corpo, e mentiu para os pais sobre o seu acidente com medo que eles não aceitassem .Então o filho vendo que os pais não iam aceitar ele se suicidou .
    Wesley Estenier 9ªB

    ResponderExcluir
  4. eu entendi que o preconceito é uma discriminacão e que também pode prejudicar muitas familia. o texto fala que o filho queria levar um amigo para casa,mas na verdade ele que era o amigo deficiênti,mas a sua familia o descriminou sentido que sua familia não gostou ele si matou e deixou uma carta disendo eu era o amigo deficiênti sua mãe ficou muito triste vendo que seu filho morreu em tão ele falou ajude as pessoas deficiênti por que eu vou esta orando daqui de cima.um ditado discriminacão é crime

    ResponderExcluir
  5. eu entendi que o preconceito é uma discriminacão e que também pode prejudicar muitas familia. o texto fala que o filho queria levar um amigo para casa,mas na verdade ele que era o amigo deficiênti,mas a sua familia o descriminou sentido que sua familia não gostou ele si matou e deixou uma carta disendo eu era o amigo deficiênti sua mãe ficou muito triste vendo que seu filho morreu em tão ele falou ajude as pessoas deficiênti por que eu vou esta orando daqui de cima.um ditado discriminacão é crime
    miriam 7º ano b
    Responder

    ResponderExcluir
  6. olga benaria valetino silva .9° ano b26 de março de 2013 às 05:53

    Nesse texto fala sobre o preconceito e muito ruim os deficientes as veses
    se suidam por ter sofrido alguma discriminação.o preconceito trás muitos sofrimento as pessoas não tem noção do que é ser discriminado.eu não tenho preconceito eacho muito imoral quem.

    ResponderExcluir
  7. olga benaria valetino silva .9° ano b26 de março de 2013 às 05:58

    Nesse texto fala sobre o preconceito e muito ruim os deficientes as veses
    se suidam por ter sofrido alguma discriminação.o preconceito trás muitos sofrimento as pessoas não tem noção do que é ser discriminado.eu não tenho preconceito e acho muito imoral quem tem.

    ResponderExcluir
  8. EU ENTENDI QUE NÃO ÉMUITO BOM NÃO SER
    PRECONCEITUOSA É bON A GENTE SER RESPEITOSA
    e O TEXTO FALA TAMBEN QUE ELE PERGUNTA PARA A MAẼ
    DELE SE ELE PODIA LEVA O AMIGO DELE SÓ QUE ESSE
    AMIGO ERA ELE MESMO ...
    IDALIA 7º A

    ResponderExcluir
  9. eu entemdi que o texto fala sobre os pais que eram preconceituosos
    com as pessoas e que quando ele falou que ia leva um amigo deficiente
    para a casa dos pais dele eles regeitaram que na verdade era seu proprio
    filho e nao quise que ele levasse o amigo deficiente e entao ele desligou o
    o celular e ele proprio se matou e um colega de trabalho ligou para os pais avisano
    da sua morte e aproveitou para pergunta se podia ler a carta e ele disse que podia
    ler e no final ele disse que o amigo deficiente era ele
    eu tabem acho que o precomceito tem que acaba e nao e so eu como o mundo
    inteiro.








    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que é ruim ser preconceituosa é melhor ser mais respeitosa e o texto fala que ele pergunta para a mae dele se ele podia levar um amigo dele para casa, mas esse amigo que ele falou era ele mesmo.
    Sara
    6ºa

    ResponderExcluir
  11. Bruno Posse Coutinho27 de março de 2013 às 17:01

    Esse texto é muito interessante pois ele fala do preconceito que sofremos no dia-a-dia.Não só com deficientes,mas também com negros,brancos,magros,gordos,etc...
    hoje em dia o preconceito é muito grande,em escolas,creches,nas ruas enfim.Mas foram cridos novas leis,que nomeiam o preconceito de na maioria das vezes de "BULLYNG",que em certos momentos,são nessessário a presença da polícia.
    ♣Bruno Posse Coutinho♣(9° ano B)♣

    ResponderExcluir
  12. eu entendi que nunca devemos ter preconsseito con ninguem por que isso pode acontecer com nois mesmo nunca discrimine alguem edivane7°ano B

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi que nos não podemos descriminar nimquem pela a parencia,fisica,pelo tamanho da pessoa etc,nimquem pode julgar a pessoa pela a parencia fisica,so pordentro que agente fai saber quem ela e de verdade melhor ou pior. //.gilmar 9ano b//

    ResponderExcluir
  14. O preconceito
    Eu entendi que o preconceito tem gente que recebe, de casa mais tem muitas pessoas que recebem de sua própria casa. de um amigo de um irmão etc.
    Muitas crianças que não gosta do defissente porque Ele não tem as mesmas coisas do que ele é.
    as pessoas tem que amar as pessoas como ela é e nada de aparencia.
    Rosicleia
    6º ano C

    Dig.ESA

    ResponderExcluir
  15. O PRECONCEITO
    Eu entendi que muitas pessoas tem preconceito , as pessoas não devia ter preconceito porque é muito feio, as pessoas devia cuida dos deficiente;porque muitos delis não tem lugar para morra eu uma família para ajuda etc.os deficiente não queria ter essa vida eles queria ter uma vida bem feliz. as pessoas tem que amar assim mesmo e os outro. Paloma Vitória 6º ano c

    ResponderExcluir
  16. O preconceito.
    eu entendi que nos não devemos ter preconceito do alegados e deficiente. na história
    fala que o filho pede para o pai se pode levar para casa um amigo que era alegado, mas o pai não gostou,amigo era ele ,ele se matou e deixou uma carta para o pai dele. eu entendi isso.
    DÉBORA. 6º ANO C

    ResponderExcluir
  17. Esse texto fala sobre a realiddae que muitas pessoas não encaram porque achão que essa pessoas são diferentes de nós mas,elas são como se fosse pessoas comuns como todo mundo.Augumas vezes despresamos as pessoas porque elas não,são iguais nós que andamos,corremos fazemos diversas coisas mas temos que tratar as pessoas que não faz oque nós fazemos como se fosse eu você.Temos que ter a noção que o mundo não gira em torno de ningém porque queremos ser mais que os outros e acabamos despresando essas pessoas que não tem nada a ver com os nossos problemas temos que refletir sobre isso.
    POLIANE REGINA 8ª ano C

    ResponderExcluir
  18. Esse texto é muito interesate porque retrata a realidade muitas pessoas deficiente do Brasil e do mundo apesar de que tem muito preconceito cotra os deficientis fisicos e mentais existen pessoas apoião essas causas.Somos todos iguais perante Deus.

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que esse texto fala de como as pessoas tratam os outros pelos que são deficientes,mas isso não tem nada haver, todos são iguais,e que devemos perceber que não devemos desprezar os outros porque são diferentes pela cor ou pela maneira de como é. E não devemos desprezar e ser mais que os outros pelo jeito de andar,de se vestir ou porque tem problemas.Todos são iguais ninguém é diferente de ninguém.!!

    Simone 8° ano C

    ResponderExcluir
  20. ótimo texto , serve para que nos ter mais respeitos com as pessoas com deficiência pois um dia pode ser eu ou você que pode sofrer com O PRECONCEITO !!! Jackson mendes 9°B

    ResponderExcluir
  21. O PRECONCEITO ...
    os pais dessa historia são como um de nos . acham fácil amar aqueles que são bonito e divertido, mas nen sempre gostamos as pessoa que encontramos não faz sentir desconfortáveis . a milagre em nosso coração.
    JANETE CARMO DE JESUS.
    7ºANO B.

    ResponderExcluir
  22. Eu achei muita crueldade com esse filho por que não é fácil pra aquele moço também
    e ele se sentiu muito pressionado por isso que ele morreu isso que da o preconceito só leva a morte não vamos ter preconceitos né
    Thamiris Alves correia
    7°B

    ResponderExcluir
  23. EU entendi o que é uma discriminação que pode até
    prejudicar a sua família e nós mesmo. pois ele fala do
    preconceito tambem o que sofre dia-a-dia. não podemaos
    discriminar pessolas que são (negros,brancos,magros e gordos etc.)isso são para as pessolas que são rasistas ,isso é crime.
    $PHABLO FERNANDES ARAÚJO$ (6ANO)(A)

    ResponderExcluir
  24. varias pessoas são rasistas a discriminação percorre o mundo inteiro.as pessoas discriminão as outras porque se achão melhores por causa da roupas que estão usando do dinheiro foi oque aconteseu no texto os pais do rapaz acharão que esse amigo só ia servir para atrapalhar e atrazar a vida deles.esse é o rasismo de hoje.
    DHYEGO FERNANDES (8"C")

    ResponderExcluir
  25. Os pais dessa historia são como nós. Acham fácil amar aqueles que são bonitos e divertidos, mas nem sempre gostamos das pessoas que emcomodam e nos fazem sentir descofotáveis .ANA LUCIA 6°ANO C

    ResponderExcluir