quinta-feira, 27 de junho de 2013

Meu Primeiro Beijo

 
 
 
 
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto

         É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
        Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
        " Você é a glicose do meu metabolismo.
        Te amo muito!
        Paracelso"
         E assinou com uma letrinha miúda: Para Celso. Para Celso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
        No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
       - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
       Mas ele continuou:
       - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
       - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
       Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
      E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
      Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD,

50 comentários:

  1. Eu entendi nem tudo é importante como o seu primeiro beijo mas a realidade que o mundo nos encina.
    ///Edmar Krassoske Maquarte///

    ResponderExcluir
  2. Eu ENTENDI QUE E IMPORTANTE O BEIJO PARA NOS,SEMPRE VAMOS NOS LEMBRAR DO NOSSO PRIMIRO BEIJO,MAS O BEIJO E NOJENTO PARA OS CIENTISTA,PARA MIM E BOM E FAZ AGENTE FELIZ,SO ISSO QUE IMPORTA.//GILMAR 9ANO B //

    ResponderExcluir
  3. MEU PEIMEIRO BEIJO
    Eu entendi que o texto
    fala sobre um menino
    que da o primeiro beijo.
    Thiago Buss da Rocha 7 ano B//

    ResponderExcluir
  4. MEU PRIMEIRO BEIJO
    EU ENTENDI QUE O TEXTO DIZ QUE O MENINO DA O SEU PRIMEIRO BEIJO DENTRO DE UM ONIBOS.
    WELLINGTON DANIEL DA SILVA 7ANO B

    ResponderExcluir
  5. O CASO DO ESPELHO
    EU entedi que o texto fala
    sobre um homen que gostava muito
    de se olhar no seu espelho
    porque ele gostava de se arrumar.
    THIAGO BUSS DA ROCHA 7 ANO B//

    ResponderExcluir
  6. O CASO DO ESPELHO
    O texto fala de um homen que gostava
    de se olhar no espelho atoda hora eatodo momento
    wellin daniel da silva 7 ano b//

    ResponderExcluir
  7. FILHO
    O texto fala sobre o menino
    que um dia ele pode ser o futuro
    da familia dele porque ele é primeiro
    filh dos pais dele;
    thiago buss da rocha
    7 ano B//

    ResponderExcluir
  8. MINHAS ORAÇÕES
    O texto fala sobre as orações
    e que elas são muito importante
    na nossa vida e que ela pode ser a salvação
    das nossas almas neste mundo.
    THIAGO BUSS DA ROCHA 7 ANO B//

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. A PEDRA
    O texto fala sobre as pedras
    que são destraidas que sãoduras
    e pesadase não se mechen
    para canto nenhum.
    THIAGO BUSS DA ROCHA.
    7 ANO B//

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que o texto fala sobre o primeiro beijo de uma garota que o coração bateu muito forte quando suas bocas encostaram uma na outra ela ficou anciosa para ganhar o beijo em sua boca.
    Maycon Venicio DA Silva Cunha.7anoA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto está relatando um fato que vai acontecer com todos os adolecentes,o primeiro beijo,o adolecente espera que seja magico.AURILENE DA SILVA SANTOS 6c

      Excluir
    2. Bom! Olha ortografia! Venicio da Silva - 7º A
      Bom! Olha ortografia! Aurilene 6º C

      Excluir
  12. Eu entendi que e dificio acreditar mas neu primeiro beijo foi num onibus na vouta da escola que um beijo a gente poe em acao 29 musculos consone cerca de 12 calorias

    weslei souza de santos

    serie=7ºanoA

    ResponderExcluir
  13. maria gabriele spina de oliveira 9ano b6 de agosto de 2013 às 06:33

    entendi que o beijo é bastanti norgento. mas apesar de sabermos disso, adoramos beija, a garota fala do seu primeiro beijo como foi bom da sua paixão q teve, mas paqixão de adolecenti acaba guando beijamos outra pessoa, achamos que tamos super apaixonados mas acaba rapidamenti e iso nos da so uma noção do que é amor de verdadi,

    ResponderExcluir
  14. meu primeiro beijo não foi em um ônibus mas foi o que eu não esqueci até hoje,enfim o primeiro beijo agente não esquece.Aluna:Fagner Dos Santos Sere:9°Ano"B"

    ResponderExcluir
  15. geovana carvalho dos santos6 de agosto de 2013 às 11:23

    O beijo de verdade só damos na pessoa que amamos pois nela sim a gente sente o prazer de um beijo,pois quando a gente beija uma pessoa que não amamos agente vê o arrependimento de ter feito aquilo...
    No texto a garota conta de seu primeiro beijo um dia deu seu primeiro beijo e depois daquele dia foi um beijo após o outro.
    Então lute pelos seus ideais e acima de tudo pelas pessoas que você ama pois as pessoas que realmente te amam com certeza luta por você...

    geovana carvalho dos santos 9ºano "B"

    ResponderExcluir
  16. eu entendi que o primeiro bejo dela foi no onibos e que seu coração ficou desparado e seu segundo bejo foi no mesmo luga sua boca tocou na dele e os dois sairam do onibos abrassados e se bejando.


    aluna;joycy melry silva de queiroz.

    ano; 6 aNO A

    ResponderExcluir
  17. o texto fala de como e importante o primeiro beijo para a gente e que sempre nos lembraremos do momento, lugar etc e que o dela foi eternamente inesquecível e q as vezes pessoas q menos esperamos e a pessoa certa e não vale a aparência dinheiro vale o amor
    Amanda cristiny da silva 9 ano b

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi que o primeiro beijo dela foi inesquecível! mesmo depois dela ter passado pro varias situação ela não esqueceu nos pode passar por varias situação mais a pessoa lembra do dia do lugar como foi varias pessoas pensão a eu não vou desencalhar mais quando menos espera tudo pode acontecer.
    Raian Dois Reis De Oliveira 6° ANO "A"

    ResponderExcluir
  19. esse texto relata a historia
    do primeiro bjo e como ele é inesquecível
    as sensaçõe que o correu ou seja como a com tece no dia-a-dia kkkkkkkk
    Aluna:Olga Benaria
    serie:9ano B

    ResponderExcluir
  20. Eu entendi que o primeiro beijo a gente lembra o lugar a hora o dia e o beijo pode acontecer em qualquer lugar ,o primeiro beijo é inesquecível ainda mais para uma garota jovem cheia de sonhos.
    TAMIRES
    6 ANO A

    ResponderExcluir
  21. EU ENTENDI QUE O PRIMEIRO BEIJO É MUITO INESQUECÍVEL POR ISSO NUNCA SE ESQUECE E QUE A MENINA TEVE SEU PRIMEIRO BEIJO EM UM ôNIBUS E QUE MUITO TEMPO PASSOU E ELA SE ESQUECEU DO MENINO MAS NÃO SEU PRIMEIRO BEIJO ELOINA MACEDO DA SILVA

    ResponderExcluir
  22. Eu entendi que o primeiro beijo é inesquecível e nunca se esquece que ela teve seu primeiro beijo em um ônibus e o tempo passou e ela não se esqueceu do menino mas não seu primeiro beijo. 6:A ALUNO:Vinicius Neves Teixeira.

    ResponderExcluir
  23. eu entendi que tudo o que nós vamos fazer, se fizermos bem feito fica inesquecível como se fosse a primeira, como o beijo da menina.

    ISABELA PAVEZI DE OLIVEIRA MOREIRA

    7º ANO A

    ResponderExcluir
  24. EU EMTERTI QUE O PRINEIRRO BEIJO NUCA CESQUESSE
    CONO UMBUS PAS O GOSTOTO BEIJOTABEN PASSA
    COM O TENPOPASSA EMUCA SE ESQUESSE.

    WESLEN RODIGUES SILVA
    7ANO B

    ResponderExcluir
  25. O primeiro beijo de qualquer jeito vai ter que acontecer,mais cedo ou tarde .FERNANDA RASSA DA SILVA.6C

    ResponderExcluir
  26. O PRIMERO BEIJO
    EU ENTENDI QUE OMENINO NUNCA TINHA
    BEJADO E OSEU PRIMERO BEJO
    FOI NUM ÓNIBOS.
    JOÃO VITOR GONSALVES DE OLIVEIRA
    7 ANO B

    ResponderExcluir
  27. O PRIMEIRO BEIJO
    EU ENTENDI QUE O TEXTO FALA SOBRE
    UM MENINO QUE DEU O SEU PRIMEIRO
    BEIJO DENTO DE UM ONIBOS DE VOUTA PARA
    SUA CASA.
    THIAGO BUSS DA ROCHA
    7 B

    ResponderExcluir