sábado, 26 de março de 2011




Se eu morrer amanhã 
Se eu morrer amanhã,

Pedirei apenas uma coisa:

Que possa, mesmo que por um instante,

Olhar para trás.

Certamente, rirei de minha inocência
Enquanto fui criança.

E logo depois chorarei,

Sofrendo terrivelmente

Por tê-la perdido.


Me divertirei com tolas preocupações

Que afligiram a minha adolescência.

E sentirei um desejo aterrador

De viver isso novamente.

Para fazer tudo igual,

Embora diferente.
Se eu morrer amanhã,
Verei que amava minha vida
E minha família

Muito mais do que imaginava.
E me arrependerei amargamente

De não ter gritado isso aos quatro ventos.


Me arrependerei tanto...

De projetos maravilhosos que nunca foram realizados.

De sentimentos raros que não foram revelados.

E de todo tempo gasto diante da televisão.

Me arrependerei de não ter ido aos lugares que quis,

De não ter provado todos os sabores,

E de não ter beijado todas a bocas que desejei.

Se eu morrer amanhã,

Sentirei falta de coisas que não me pareciam tão importantes.

Sentirei falta da chuva,
E do cheiro que deixava na terra.
Sentirei falta do barulho do mar,

E do sol.
Sentirei muita falta do sol

E de todos os crepúsculos que eu não vi.


Sentirei falta de absolutamente tudo.

Ate mesmo do que nunca me importou.

E sofrerei com uma imensa angustia

Que me fará buscar com desespero

Coisas boas,

Das quais não irei me arrepender.
Então lembrarei de todos os meus amigos,

E de todas as pessoas que me surpreenderam.

E também das que me decepcionaram,

E das que me perdoaram.

E lembrarei das poucas vezes em que me senti feliz

Sem qualquer motivo especial para isso.

E das vezes em que me permiti errar

E acertei.

Se eu morrer amanhã,

Tentarei achar em minha vida

Um sentido filosófico

E uma beleza poética.

E conseguirei.

E daí me deixarei aquietar,

E sentirei a paz que todos buscam.

E um sentimento de profunda gratidão

Por ter apenas vivido.

Como todas as pessoas,

Mas não como qualquer pessoa.
Se eu morrer amanhã,

Pedirei, mesmo sabendo que em vão,

Para voltar.

E ai viver intensamente,

E fazer tudo o que desejar.

Sabendo usar o tempo

Que eu nunca soube usar.

E ver tudo de outra maneira,

Com uma alma  serena

E um coração muito mais quente.

Que seria como tudo em minha vida.

Que não seria nada morna, nem nada cinza.

E que não teria nem um minuto que não fosse de extrema felicidade,
E de plena consciência.
Se eu morrer amanhã,

Viverei todos os momentos de minha vida

Em poucos instantes.
E ai então, entenderei tudo.

E rirei de mim mesma,

E de minhas esperanças,

E de minhas aflições.

Pois deitara sobre mim uma sabedoria plena,

E então eu saberei

Que disso tudo eu sempre soube.

E que se não fosse morrer amanhã,

Nada mudaria.

Embora saiba que a vida

Um dia
Realmente acaba.


* * *
         Caroline Dienstmann

3 comentários:

  1. é muito interessante por que no texto fala sobre a morte que é uma coisa que quase todas as pessoas do mundo tem muito medo.de deixar a familia para tras,os amigos,as pessoas e ETC...
    e no texto fala de arrependimento de não ter feito aquilo que devia,de nao ter tratado as pessoas direito e ETC....

    ass:bruna raasch coimbra 7º "b"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU FIQUEI EMOCIONADA COM O TEXTO SE EU MORRER AMANHÃ PORQUE E... MUITO DIFICEL VOCÊ UM DIA PERDER OS AMIGOS QUE MAIS AMA QUE UM DIA VOCÊ TENHA QUE DIZER ADEUS AS VEZES ACHAMOS QUE A VIDA E UMA BRINCADEIRA MAS NÃO E BEM ASSIM. SOMOS UMA PEÇA DO QUEBRA CABEÇA DA VIDA E DIFICEL VOCÊ SE... CONFORMAR COM ISSO MAIS CADA UM TEM SUA HORA DE IR EMBORA.
      lAIANE ANTUNES CARDOSO 7 ANO "C".TARDE.

      Excluir
    2. ESTE TEXTO E MUITO IMPORTANTE PORQUE AS VEZ A GENTE NAÕ APROVEITA A VIDA COMO ELA DEVERIA SER POR ISSO TEMOS QUE VIVER EM UMA FORMA DE ALEGRIA E SEMPRE VIVER BEM . NÃO PODEMOS ENCARAR A MORTE COM MEDO POIS UM DIA UM DE NÓS DEVERAR MORRER.
      LAIANE ANTUNES 7 ANO "C"

      Excluir