sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Caras Novas




 O Rio é a capital mundial da operação plástica. Não param de chegar estrangeiros para ver, não o pão de açúcar; mas, o Pitangui. Quem não consegue reserva com o Pitangui recorre a outros restauradores brasileiros, com menos nome, mas igualmente competentes (é o que dizem, eu não sei. Na única vez que eu consultei um cirurgião plástico ele foi radical: sugeriu outra cabeça. E aquela história do cara que era tão feio que foi desenganado pela cirurgia plástico?). Os responsáveis pelo turismo no Rio podiam montar um balcão no aeroporto - reserva de cirurgião - para receber os visitantes que chegam tapando o rosto e pedindo informações.
-Que tipo de operação o senhor deseja?
-Papada. Quero um bom homem de papada.
O cirurgião plástico, injustamente chamado de gigolô da vaidade, desempenha uma função social muito importante. Os eventuais exageros não são culpa sua. São os clientes que insistem.
-Minha senhora, é impossível esticar a sua pele ainda mais. Já lhe operei 17 vezes. Não tenho mais o que puxar.
-Desta vez só quero que você tire esta covinha do queixo.
-Isso não é covinha. É o seu umbigo.
Antigamente a cirurgia plástica era um recurso extremo.
-Querida, que bobagem, operar o nariz. Eu gosto do seu nariz assim como está. Casei com seu nariz quinado, casei com você.
-Acontece que eu não aguento mais o meu nariz. Não posso viver com ele mais nenhum minuto. Não quero mais ver esse nariz na minha frente.
-Mas uma operação plástica...
-Você tem que escolher, eu ele ou eu.
Hoje só falta das nas colunas sociais:
"Gigi reuniu um grupo de amigos para a inauguração do seu novo queixo- o terceiro em dois anos - que recebei muitos elogios. "Voluntarioso", "sensível", "um clássico", foram alguns comentários ouvidos durante a noite. "Não posso me queixar..." disse Gigi, com sua conhecida verve."
"Muito comentado o encontro casual de Dora Avante e Scaninha Vabis na pérgola da copa, sábado pela manhã. As duas estavam com o mesmo nariz. Domage..."
Imagino que no mundo da cirurgia plástica - que é uma forma de escultura com anestesia - devem existir algumas mesmas instituições do mundo das artes, que também são plásticas. Como a fofoca.
-O que vc esta achando da nova fase dele?
-Muita influencia estrangeira. Só do perfil romano.
-Achei o queixo da Gigi bem solucionado.
-Mas, nada original. Eu estava fazendo queixos assim há cem anos. O romantismo está ultrapassado. Ele não evoluiu.
-Por sinal, não deixe de ir ao meu vernissage.
-Vernissage?
-Vou expor alguns traseiros. Meu trabalho mais recente.
Mas tem um problema que me preocupa. Digamos que a americana rica se operou com o Pitangui. Esta contentíssima com o resultado e prepara-se para embarcar no avião de volta a Dallas. Ela tem que passar pelas autoridades no aeroporto.
-Seu passaporte, senhorita.
-Senhorita não, senhora.
-Perdão.
-Obrigada.
-Mas... Este passaporte não é seu.
-Como que não? Ai esta meu nome. Gertrude sou eu.
-Mas a fotografia é do Ronald Reagam.
-Ridículo.
-Está aqui. O Ronald Reagam de peruca.
-Essa sou eu.
-Impossível senhorita. Vamos ter que confiscar este passaporte. Providencie outro com a sua fotografia.
                                         Luís Fernando Veríssimo



14 comentários:

  1. Gleiciane dos Santos Silva 6 ANO B

    Eu emtendi que um homen matou uma mulher,e os outros homens mandou para forca.e uma pessoa mandou escolher um papel do bem e mal ele tava indesizivél,do mal e do bem, ele pegou opapel e engoliu.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que este texto fala sobre a cirurgia plastica isso [e imporante para nos sabermos , que no Rio de Janeiro os estrangeiros vem para fazer a cirurgia pois acham que o Brasil tem a fonte da juventude.

    Jeferson Leal 6 Ano A

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que o médico faz plástica e que o rio é a capital mudiau da operação plastica.
    Marta dos Reis 6º ANO c.

    ResponderExcluir
  4. josilane de oliveira dos santos 06 ano c
    eu entendi que a roupa fas muitas diferensas no mundo para nos

    ResponderExcluir
  5. josilaine de oliveira dos santos06 ano c
    eu entendi que e bom aproveitar a infancia para o dia de amanhan nao reclamar

    ResponderExcluir
  6. EU ENTENDI QUE NO BRASIL A CERRUGIA É MUITO INPORTANTE PARA AS MULHERES PORQUE CADA VEZ MAIS ELAS FAZEM CERRUGIA PARA FICAR MAIS BONITA OU MAIS NOVAS
    KARINE SANTANA 6.A

    ResponderExcluir
  7. Tem pessoas que nao intende que a cerrugia so estraga um rosto bonito pois nao é o menhor remedio sao detalhis que as mulheres nao pode deixar pra la pensao que uma cerrugia vai resouver pois no brasil mais de100 por sentos de mulheres fazen cerrugia por ano cirrugia nao resouve nada so estraga o que voce tem iso já é comprovado por cientista Aline Silvana 8 Ano B

    ResponderExcluir
  8. EU ENTENDI QUE O AMOR ACABA DE VARIAS MANEIRAS POR EXENPRO NUMA ESQUINA,NUM DOMINGO DE LUA NOVA.O AMOR E COMO UMA FLOR CADA PETULA E O AMOR ALUNA LENOIZA LOPES STOCKER SERE 6 ANO B

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que pra ficar contente tua respiracao e presente teus dons banham tuas consienssias brilham quando voce se alegra um olhar de amor te leva para eternidade condo estamos contente nada pode tirar sua alegria , tua visao frente ao orisente de luz ,se estende silensiossamente ao teu redor para estar contente pressisa a verdade , a chama sagrada doce pura , que sempre te pertenseu ,senpre .ALUNA ...luriene a. c .6 ano B

    ResponderExcluir